Como gerenciar o Planejamento Estratégico

Como gerenciar o Planejamento Estratégico

Olá,

Se você vem acompanhando a série sobre o Planejamento Estratégico, já deve ter aprendido sobre a tríplice “missão, visão e valores“, sobre a análise SWOT e sobre o Balanced Scorecard, não é? Todos esses itens são insumos para o tema que trataremos hoje, portanto se não leu, sugiro a leitura!

Bem, para que já definiu sua estratégia e sabe claramente onde quer chegar (e como), vou apresentar um modelo para gestão de planejamento estratégico conhecido como Farol de Indicadores.

Template Plano Estrategico - 6 passos

Vamos às explicações de cada seção:

  • Seção A – Define a perspectiva da ação estratégica. Saiba mais em: Resumo do Balanced Scorecard (BSC) e seus indicadores
  • Seção B – Define as Ações Estratégicas, que são ações em alto nível (pouco nível de detalhe, superficiais) que realizam os Objetivos Estratégicos.
  • Seção C – Os Objetivos Estratégicos mostram onde a empresa quer chegar, quais são seus planos.
  • Seção D – Nesta seção, a relação entre Ações e Objetivos ganham pesos de 1 a 5, mostrando quanto cada ação contribui para cada objetivo.
  • Seção E – As somas dos pesos da Seção D geram a prioridade de cada Ação Estratégica. Assim, o gestor tem uma visão muito clara sobre quais ações fazer primeiro, investir mais dinheiro e foco.
  • Seção F – Os indicadores servem para que o gestor consiga medir se as ações estão dando resultado. Por isso, nesta seção, além de definir o indicador, deve-se determinar o período de medição, a “direção” e a meta a ser alcançada.
  • Seção G – A última seção permite o acompanhamento mês a mês de cada indicador, para que se avalie o progresso da execução da estratégia.

Com esse modelo em mãos é possível definir e acompanhar o desenvolvimento das ações estratégicas mês a mês, observando suas relações com os objetivos, as prioridades e os indicadores.

Agora que você já tem a estratégia e a ferramenta, basta ter disciplina para executá-la!

Link para download da planilha preenchida aqui e vazia aqui.

Espero ter ajudado,

Eli Rodrigues

Leia também:

P.S.:  Agradecimento especial ao Cláudio Lemos, gerente administrativo da Tap4Mobile, que me apresentou e instruiu no uso dessa ferramenta.

 

Publicado por: Eli Rodrigues

Há 1 comentário para este artigo