Metas e Regras: Guiando sua equipe segundo o Planejamento Estratégico

Metas e Regras: Guiando sua equipe segundo o Planejamento Estratégico

Então você finalmente estabeleceu um Planejamento Estratégico para sua empresa, fico muito feliz em saber disso! Agora você pertence aos 35% das empresas que possuem um Planejamento Estratégico no Brasil.

Imagino que tenha gasto bastante tempo definindo a Missão da sua empresa, a Visão e os Objetivos Estratégicos. É realmente complicado saber “para onde ir” num mundo em mudanças constantes e tão rápidas. Mas todo plano é apenas uma “expectativa” e deve ser monitorado e adaptado, conforme necessidade.

A grande dificuldade agora é: Como engajar as equipes de trabalho?

Os funcionários da empresa não participaram da elaboração do plano, seria impossível juntar dezenas de pessoas para fechar um texto. São muitas opiniões e muitas formas diferentes de pensar. Mas ainda assim, você precisa fazer TODA a equipe se identificar, interagir e ajudar o plano a se concretizar.

Há muitas diferentes formas de fazer isso, mas particularmente prefiro o que chamo de “Metas e Regras”. Acho mais fácil, mais barato e dá resultados! O que quero dizer com isso? É simples, vamos lá:

Você estabeleceu Missão e Objetivos Estratégicos, agora precisa ligar o dia-a-dia de seus funcionários ao cumprimento desses objetivos. Para fazer isso acontecer, estabeleça “Objetivos derivados”. Ora, como cada departamento pode ajudar a empresa a chegar aonde ela quer? Como saberão o que priorizar nas decisões da operação, naquele momento em que não há tempo para falar com você e perguntar?

A não ser que você seja um gestor centralizador, que gosta de tomar todas as decisões e ter uma equipe de infantes”, profissionais que não tem autonomia e nem poder de decisão, é importante que você observe o quadro abaixo.

Metas e Regras - Do Planejamento Estrategico ao Dia-a-dia

Neste exemplo, mostro a estrutura de objetivos, metas e regras para equipes de uma empresa de tecnologia. Cada “frase” tem um motivo de estar aí, elas atendem aos objetivos estratégicos da empresa. Por exemplo:

  • Equipe de Projetos com desvio máximo de +- 10% – A empresa está estabilizando sua operação e se preparando para crescimento. Por isso, precisa manter os projetos bem gerenciados.
  • Equipe de Testes de Software deve estabelecer um PDCA (processo de melhoria contínua) – A empresa acredita que a equipe de testes pode, com a identificação dos bugs nos softwares, melhorar o processo de desenvolvimento como um todo.
  • Equipe de vendas deve cumprir o cronograma de visitas – A restrição é clara, devem executar todas as visitas programadas. A empresa claramente quer aumentar seu faturamento de forma direcionada, para os clientes que ela escolheu como prioritários. Não quer a equipe comercial visitando clientes sem critério.
  • Equipe de Qualidade deve avaliar 80% das amostras – Não sei até que ponto isso é viável, mas o direcionamento da empresa é GARANTIR que um número mínimo de produtos defeituosos saiam da “linha de produção”.

Percebe? Usando este método as pessoas saberão o que fazer no dia-a-dia, sem precisar ouvir longas e complexas explicações sobre o mercado, sobre os concorrentes e sobre os motivos pelos quais a cúpula da empresa decidiu seguir este caminho e não aquele. Experimente!

Espero ter ajudado!

Eli Rodrigues

Leia também:

Referências:

[1] KRAKAUER, Patrícia. PORTO, Maria. FICHMANN, Adalberto. Planejamento estratégico em pequenas e médias empresas: Estudo quantitativo com empresas brasileiras de tecnologia da informação. Revista Espacios. 2012. Disponível em:

Publicado por: Eli Rodrigues

Há 1 comentário para este artigo