Coleção de técnicas e ferramentas de Design Thinking

Coleção de técnicas e ferramentas de Design Thinking

Oi pessoal!

Depois de dois anos trabalhando em projetos de transformação digital, lendo e pesquisando cada ferramenta individualmente, entendo que não é mais possível separar a gestão de projetos do design thinking, São técnicas que facilitam a co-criação junto com os clientes, o que aumenta significativamente a assertividade de um projeto, seja ele um produto, um software ou uma transformação cultural.

Este post apresenta uma coleção de técnicas e ferramentas de design thinking e service design organizadas por caso de uso, com links para sites de referência que contém mais detalhes sobre como aplicá-las. Ao longo do tempo adicionarei mais ferramentas e suas traduções para o português.

Enjoy!

Eli Rodrigues

Para entender um negócio

Mapa de negócio (Business Model Canvas) Mapa operacional (Design Operations) Mapa de parcerias (Partnership Canvas)
Apoia no desenvolvimento de um modelo de negócio, apontando suas características principais como segmentação, canais, relacionamento etc. Descreve características de um segmento de clientes, como tarefas, dores e ganhos e propõe um mapa de valor com funções de um produto ou serviço que endereçam essas características. Mapeia parcerias existentes ou futuras e apoia no teste da potencial geração de valor numa parceria entre empresas candidatas a parceiras.

 

Mapa de contexto Mapa cultural (the culture map) Mapa de mudança cultural (prune the future)
O mapa de contexto é utilizado para mapear fatores externos, tendências e forças ao redor de uma organização, serviço ou produto. A partir de um resultado esperado, mapeia os comportamentos, aspectos positivos negativos que o influenciam Apoia no desenvolvimento de um modelo de negócio, apontando suas características principais como segmentação, canais, relacionamento etc.

 

Para entender um serviço

Jornada do cliente (Customer journey)  Proposta de Valor (Value Proposition Canvas) Campo de força (Force field analysis)
Mapeia como o cliente interage com uma organização no processo de uso de um serviço. Descreve características de um segmento de clientes, como tarefas, dores e ganhos e propõe um mapa de valor com funções de um produto ou serviço que endereçam essas características. Dinâmica que avalia forças positivas e negativas que afetam uma organização, serviço ou produto

Para entender clientes e usuários

Mapa de Empatia (Empathy Map) Personas Mood board
Esboça o perfil de um segmento de clientes e ajuda a compreender seu ambiente, comportamentos, preocupações e aspirações. Apoia na descrição dos arquétipos de clientes que representam comportamentos e características-chave. Técnica de colagem de elementos para ajudar a entender e concretizar os atributos de uma persona ou requisitos de um cliente sobre um produto ou serviço.

  Protótipo de Experiência Storyboard  Role Play
Dinâmica que auxilia no entendimento de um negócio ou serviço, a partir da construção de um “mundo” fictício que comportará seu funcionamento Constrói a linha de raciocínio de uma estória, podendo ser utilizada para construção de jornadas do cliente, descrição de funções de um produto etc.  Role play é uma encenação usada para contextualizar como um serviço funciona e ajuda a identificar falhas e oportunidades.

Mock up Interação construtiva (constructive interaction) Protótipo de Serviço (Service Prototype)
Consiste na construção de um protótipo experimentável, um modelo, ilustração ou colagem para descrever uma ideia. Método baseado na observação da interação de um usuário enquanto experiencia um serviço Ferramenta para testar um serviço através da observação de usuários interagindo com um protótipo no lugar onde será utilizado

 

Para entender um produto

Visão do produto (Product Vision) Product box Como eu sou? (Product Pinocchio)
Canvas que mapeia a visão de um produto, seus objetivos de negócio, o grupo de clientes-alvo e suas necessidades Utiliza uma caixa para simular características de um produto Nesta dinâmica, utiliza-se um desenho que representa o produto e descrevem-se suas características

 

Manchete de amanhã (tomorrow headlines) Poster Evidenciação de pontos de contato (Evidencing)
Consiste em escrever um artigo fictício para uma revista ou jornal, projetando o futuro da empresas, produto ou serviço, de modo a entender seu impacto na sociedade. Descreve ideias gerais de forma hierárquica, auxiliando na organização da informação Constroi objetos e imagens para explorar a sensação de como o cliente vai interagir com um produto ou serviço através de seus pontos de contato.

 

Para compor ideias

Ordenação de cards (card sorting) Mapa mental Mapa de Valor
Visualiza e organiza informações em grupos (clusters), sendo geralmente utilizada em sessões de brainstorming para desenvolver ideias. Descreve ideias gerais de forma hierárquica, auxiliando na organização da informação Mapeia ideias de forma categorizada e pode utilizar meios de votação para selecioná-las.

 

Referências adicionais:

Publicado por: Eli Rodrigues

Há 1 comentário para este artigo