Como fazer um Mapa Mental (exemplo da loja de roupas)

Como fazer um Mapa Mental (exemplo da loja de roupas)

Há algum tempo falei sobre o Freemind, um software gratuito para desenho de mapas mentais. Hoje, vou falar sobre o processo de construção do mapa mental, por onde começar e como estruturar, passo a passo.

O mapa mental começa com uma folha em branco e não há uma única forma de estruturá-lo. Antes de mais nada, deve-se definir um propósito: sobre o que você deseja falar?

1---Mapa-mental-em-branco-compressor

Para algumas pessoas, uma folha em branco é um paraíso, um campo onde as ideias podem brotar. Para outras, um grande problema, pois sentem dificuldades no pensamento conceitual. Trazer à realidade coisas que estão apenas na sua cabeça nem sempre é uma tarefa trivial.

Para exemplificar, pensar juntos sobre como construir uma loja de roupas?

Bem, eu não entendo muito sobre lojas de roupas, então teremos que pensar juntos. OK?

1 – A primeira coisa que eu gostaria de pensar é sobre onde vou conseguir as roupas para vender, o que chamarei de Fornecedores.

2---Mapa-mental-fornecedores-compressor

Bem, eu acho que roupas podem ser compradas em fábricas ou em distribuidoras, então vou adicionar esses itens aos mapas também.

3 - Mapa mental fornecedores fabricas e distribuidores

Mas peraí… como vou saber quem são os fornecedores se ainda nem escolhi os produtos? Melhor colocar os produtos no mapa então.

3---Mapa-mental-PRODUTOS-compressor

Puxa vida! Não sei quais produtos vender ainda, pois não sei o que as pessoas querem comprar. Para definir isso, acho melhor fazer uma Pesquisa de Mercado, mas para fazê-la, preciso definir onde será a loja. Vamos lá:

4---Mapa-mental-Pesquisa-de-mercado-e-local-compressor

Defini que será uma loja de roupas na Zona Oeste de São Paulo e as ideias começaram a clarear… no entanto, a ZO é uma área muito grande, que possui populações de todas as classes sociais. Então, para cercar um pouco mais o escopo de atuação, resolvi atender à classe média.

Mas minha segmentação ainda não está completa, pois posso atender homens, mulheres e crianças, vamos ter que fechar um pouco mais o escopo. Que tal atendermos ao público feminino?

5---Mapa-mental-Segmentacao-compressor

Hum… agora já sei mais ou menos quem desejo atender, mas ainda falta definir qual das facetas de uma mulher de classe média queremos atender. Que tal se atendermos às fitness, aquelas que gostam de fazer academia e exercícios?

Bem, definido isso, acho que já podemos pensar nos produtos.

7 - Mapa mental Produtos

Como não sabia exatamente quais produtos vender, procurei no Google e olha só o que eu encontrei: concorrentes, muitos concorrentes!

8---Concorrentes-no-google-compressor (1)

Caramba, com tanta gente concorrendo, acho melhor mapear algumas da minha região de atuação, sejam eles players próximos, shoppings, grandes lojas ou lojas online.

9---Mapa-mental-Concorrentes-mapeamento-compressor

Agora que já tenho uma ideia dos concorrentes, seria justo fazer um benchmarking para descobrir quais podem ser meus diferenciais. O que posso oferecer que eles já não ofereçam? preço? diversidade de peças? entrega em casa? atendimento?

Com tantas lojas grandes vendendo peças baratas e entregando em casa, acho melhor investir num atendimento diferenciado…

Pensei em peças sob-medida, mas a maioria dessas peças já é elástica. Pensei também em roupas para pessoas mais rechonchudas, mas talvez não seja uma boa ideia. Cheguei até a pensar em peças para pessoas mais velhas ou que não queiram mostrar o corpo, mas para isso, basta uma camiseta e uma toalha (opa, mais um produto).

Então resolvi fazer um atendimento diferenciado, vamos ver como ficou o mapa mental:

10---Mapa-mental---Diferenciais-compressor

Legal, começou a tomar forma! Percebi também que precisaria de canais de vendas, que poderiam ser feitos através de parcerias com academias, médicos, nutricionistas e até com vendedoras autônomas, ideias que vou avaliar mais tarde.

11---Mapa-mental---Canais-de-vendas-compressor

Para que mais serve um mapa mental?

Bem, acho que você já entendeu. O mapa mental serve para auxiliar no processo de conceituação de uma ideia, não precisa necessariamente ser o esboço de um plano de negócio, como fiz aqui, poderia ser a estrutura de um projeto, livro, aula, produto, festa ou o que você quiser.

Vale a pena baixar o aplicativo SimpleMind no celular, já que o freemind não tem versão mobile. Assim, sempre que tiver uma ideia nova, poderá estruturá-la e depois exportar para o computador, enviar por e-mail ou imprimir.

Espero que esse exemplo possa ter lhe ajudado a entender melhor o processo de estruturação usando mapas mentais e, se tiver alguma dúvida, entre em contato através da área de comentários.

Eli Rodrigues

Outros exemplos de mapas mentais:

Publicado por: Eli Rodrigues