Técnicas de tomada de decisão: Teoria dos jogos

Técnicas de tomada de decisão: Teoria dos jogos

Neste primeiro post sobre técnicas de tomada de decisão, apresento um exemplo que usa a teoria dos jogos para decidir sobre a renovação de um contrato de prestação de serviços.

Situação

A empresa DELTA desejava reduzir seus custos operacionais e, após uma longa pesquisa, encontrou um software que poderia lhe ajudar. Como a empresa GAMA, proprietária do software, era muito pequena, resolveu contratar uma empresa de consultoria (ALFA) para dar suporte ao projeto, além de manter a sustentação (correções e melhorias) ao longo de 24 meses.

DELTA-ALFA-GAMA

Complicação

Passados 18 meses, o projeto está parcialmente implantado. A GAMA não conseguiu evoluir seu software suficientemente e nem todas as funcionalidades que prometera no início estavam, de fato, prontas. A DELTA seguia pedindo ajustes e correções e a GAMA não possuía capacidade produtiva para evoluir o software a contento.

Agora a empresa ALFA tem um cliente insatisfeito com um software que ela mesma não pode modificar e, preocupada que o cliente busque um outro fornecedor, resolveu avaliar a situação para tomar ações preventivas.

Qual decisão é mais benéfica para todas as partes?

Para mapear uma situação complexa como esta, pode-se utilizar a teoria dos jogos, com um quadro simples de análise de perdas e ganhos:

DELTA-ALFA-GAMA - TEORIA DOS JOGOS

Cenários de renovação

1. DELTA continua perdendo, pois não tem o serviço que deseja, enquanto ALFA continua com o contrato sem custos adicionais. (-1+3=2)

2. Com outro fornecedor (mais completo) todos ganham, mesmo que a ALFA perca rentabilidade para implantar um novo software.  (+3+1=4)

Cenários de não-renovação (troca)

3. Contratando a GAMA diretamente, a DELTA perde em serviço e a ALFA perde o contrato. (-1+-3=-4)

4. Contratando outro fornecedor fora do circuito, a DELTA vai precisar começar tudo de novo e terá instabilidade, sem a certeza de que o serviço lhe atenderá a contento. A ALFA, por sua vez, perde o contrato. (-3+-3=-6)

Conclusões

O melhor cenário para ambas as partes é trocar o software da empresa GAMA por outro e fazer uma nova implantação. Se puder ser realizada com aporte da empresa contrante, melhor. Se não puder, ainda assim vale a pena perder rentabilidade para manter o contrato por mais 30 meses (6+24).

A teoria dos jogos, criada por John Nash, é a melhor ferramenta para analisar perdas e ganhos em cenários de incerteza quanto ao movimento do outro jogador. É importante ter consciência dos critérios de decisão para ambas as partes para escolher o caminho com maior benefício para as partes.

No entanto, não devemos esquecer que, muitas vezes, o outro jogador não avalia corretamente o cenário e pode acabar optando por uma decisão que não lhe seja benéfica. Por isso, vale a pena se preparar para este cenário também.

Eli Rodrigues

Publicado por: Eli Rodrigues

Há 1 comentário para este artigo