MASP – Método de Análise e Solução de Problemas – Parte 1/2

MASP – Método de Análise e Solução de Problemas – Parte 1/2

Enfrentamos problemas todos os dias e com os mais variados níveis de intensidade. Se não resolvemos, voltam maiores e ficam fora do controle. Pode-se dizer que é vital para a empresa e o único jeito de manter um nível crescente de qualidade.

8D, QRQC, QR6S, PDCA…Não importa o nome, o que faz a diferença é a velocidade da reação e a seriedade com que abordamos os problemas.

E as ações tem prazo!!

  • Reação imediata –> de 0–4 horas

Principal: Estancar o processo/peça defeituoso(a) e análise preliminar

  • Implementar contenção –> até 24 horas

Principal: Proteger o cliente

  • Análise e reprodução de falha –> até 5 dias

Principal: Entender, analisar os fatores que podem ter ocasionado a falha, encontrar causa raiz de ocorrência/não detecção, reprodução da falha e propor ações de melhoria.

  • Aplicação corretiva e preventiva –> até 10 dias

Principal: Implementar ações que, eliminem a ocorrência e não-detecção do modo de falha.

  • LLC e Auditoria – 30 dias

Principal: Garantir que as ações pré-definidas estão in place e funcionando como planejado.

Nesse post, gostaria de comentar sobre uma excelente metodologia que venho utilizando há mais de 5 anos e que sem dúvida foi responsável pelo excelente nível de qualidade e pela concretização do planejamento estratégico, eliminando falhas de anos anteriores e quebrando atuais barreiras.

QRQC ou Quick Response to Quality Control

Essa metodologia é baseada nos 3 Real´S:

  1. Real Part – Genbutsu –> Tenha a peça em suas mãos, leia o processo a ser estudado. Compare com uma peça ou processo bom.
  2. Real Data – Genjitsu –> Analise com dados, fatos, números…evidências incontestáveis.
  3. Real Place – Genba –>Significa o lugar em que a realidade acontece, aonde o valor agregado é criado por uma organização.

Se trata de um conjunto de ferramentas da qualidade e estas, estruturadas de tal forma que guiam o usuário para a eliminação da falha.

São 9 passos ao total(5-9 serão comentados no próximo post), sendo eles:

Untitled

Foto 1: Mapeamento das ferramentas utilizadas no QRQC

1º Passo – 5W2H

Se trata de uma ferramenta estruturada, que facilita o entendimento e descrição de um problema. A sigla com 4 dígitos reflete o cotidiano e muitas vezes se passa por complexa ou mal compreendida. Não precisa ser usada apenas pela liderança da empresa, pode e deve ser usada em todos os projetos(pessoal ou particular).

2º Passo – Peça boa X Peça Ruim

Aqui, comparamos a peça e/ou processo que falhou com uma peça e/ou processo que não falhou.

GB

Foto 2: Comparativo entre Peça ruim X Peça boa

3º Passo – Fluxograma

Mapeamento das atividades na sequência em que elas acontecem.

Nesse ponto, é importante destacar em qual etapa a falha ocorreu e em qual foi detectada. Caso não sejam na mesma fase, é interessante revisar os processos entre um passo e outro e duas perguntas precisam ser feitas: Por que recebi uma falha e/ou Por que gerei uma falha?

Foto 3 – Fluxograma exemplo

4º Passo –  Plano de Ação

“O Plano de Ação é uma ferramenta para acompanhamento de atividades amplamente utilizada no mundo inteiro. Auxilia na coordenação das equipes, pois explicita quem é responsável por cada atividade, as datas de entrega e anotações /comentários sobre o progresso.

Com um Plano de Ação em mãos é possível apresentar facil e rapidamente o andamento de atividades, as táticas utilizadas, quem executou, quando, enfim, todo o histórico das ações executadas ou previstas no âmbito aplicado.” Eli Rodrigues, 2013/06/03

 

Dica: Livro: Perfect QRQC escrito por Hakim Aoudia & Quintin Testa

Abraços e até mais,

 

Publicado por: Frederico Pereira