As diferenças entre as posições de Gerente e Diretor

As diferenças entre as posições de Gerente e Diretor

Em minha primeira experiência como Diretor, depois de anos aprendendo e exercitando o cargo de Gerente, tive dificuldades para entender meu papel. Se antes ser competente era saber tudo que estava acontecendo com a equipe, controlar escopo, negociar prazos e custos, qual seria a tarefa agora?

Busquei instrução com algumas pessoas, mas percebi que haviam dois tipos de Diretores: (1) os que continuam agindo como Gerentes, envolvendo-se em atividades do dia-a-dia e (2) os que se desconectam totalmente da operação e perdem o link entre o estratégico e o operacional. Então busquei na Internet alguma informação que me ajudasse a entender essas diferenças e que me orientasse sobre como agir na nova função, mas não encontrei nada senão notícias à respeito de Diretorias específicas, que mostravam pesquisas salariais ou as funções de maior destaque.

Neste post, vou discutir um pouco sobre cada posição, seus objetivos e atribuições. Espero que sirva de apoio aos demais, que estejam vivendo a mesma situação que vivi.

A posição de Gerente

O Gerente é aquele que gerencia, ou seja, faz o dia-a-dia acontecer. Deve estabelecer processos para garantir que tudo que foi solicitado ao seu departamento seja recebido apropriadamente, planejado e executado, cuidando, principalmente, para que os stakeholders estejam cientes das restrições de prazo, qualidade e alocação da equipe.

Ele deve manter seus olhos abertos para DENTRO da empresa, analisando a capacidade disponível (quem está disponível para trabalhar, férias, licenças etc), as habilidades dos profissionais, os equipamentos, os prazos e os custos.

As habilidades do Gerente são relacionadas a:

  • Gestão – Desenvolver processos para organização do trabalho, cadenciamento de demandas, planejamento, acompanhamento e o encerramento apropriado dos trabalhos.
  • Técnica – É importante que o gerente conheça, ainda que superficialmente, as técnicas que sua equipe utiliza para que tenha noção de prazos, riscos e impedimentos. Um gerente sem técnica fica fadado à opinião da equipe e se torna facilmente manipulável por ela.
  • Pessoas – Um gerente que se preze deve conhecer as pessoas, tanto em termos das habilidades técnicas de cada um, mas também suas personalidades e como interagir com elas.
  • Ferramentas – É útil que o gerente conheça as ferramentas de trabalho, pois irá ajudar sua equipe a definir quais são mais adequadas para o desenvolvimento de seus trabalhos.
  • Referências – Espera-se que o gerente tenha boas referências, saiba o que está sendo usado e feito pelos concorrentes, de modo a aplicar as técnicas mais apropriadas na construção do resultado. A exemplo, imagine um gerente antiquado que usa processo em papel enquanto todos os demais estão usando sistemas informatizados, seus trabalhos serão mais lentos e menos acurados que os dos gerentes do concorrente.

Deste modo, resume-se que o gerente tem foco no interno e prima pela melhor execução possível das tarefas da equipe. É um profissional essencial para a execução da estratégia, pois assume a responsabilidade pela entrega daquela missão. Um bom exemplo de gerente é o sargento do filme “O resgate do soldado Ryan”, que cuida do moral de seu time, define estratégias para alcançar o objetivo final e que mergulha de cabeça no cumprimento do seu dever.

A posição de Diretor

O Diretor é aquele que dirige. seu foco deve ser o mercado, ou seja, mantém seus olhos abertos para FORA da empresa. É responsabilidade do Diretor observar o que os concorrentes estão fazendo, os produtos e tecnologias lançados e principalmente, o que seu público espera da empresa. A satisfação do cliente, por exemplo, é responsabilidade do Diretor, que deve orientar seus gerentes na direção da melhor solução entre a satisfação dos clientes e o custo financeiro de implementá-las.

Ele deve observar também as condições do mercado, as condições sociais, econômicas, políticas e perceber todas as potenciais oportunidades e ameaças de modo a definir o caminho a ser seguido. Por isso, duas das principais ferramentas do Diretor são a Análise SWOT e o Planejamento Estratégico.

As habilidades do Diretor são relacionadas a:

  • Acompanhamento do mercado – Identifica as demandas dos clientes (o que eles querem), o que os concorrentes estão fazendo e o que os fornecedores estão oferecendo. Também observa as necessidades implícitas dos clientes (o que os clientes não sabem que querem ou que ainda vão querer no futuro), o preço que aceitam pagar, como o serviço está sendo entregue pelos concorrentes (com lacinhos sobre o pacote, com brindes?), quais a melhor localização para a empresa e como será realizada a propaganda do negócio.
  • Definição da Estratégia – Analisando o mercado, o Diretor pode estabelecer uma direção, definindo para onde a empresa deve ir, que investimentos deve fazer, como se estruturar etc.
  • Avaliação de cenários – Como pouco se sabe sobre o futuro, uma habilidade importante é a de avaliar cenários (ainda que tenha poucas informações, pois nada na diretoria é matemático), o custo de oportunidade de investir nisso e não naquilo, os melhores lugares ou tecnologias a utilizar etc.

O Diretor não é aquele cara que “faz”, mas o que orienta. Sua principal missão é garantir que seus gerentes estejam alinhados aos objetivos da empresa, ou seja, ao Planejamento Estratégico. Para isso, irá utilizar técnicas como o estabelecimento de objetivos estratégicos, metas departamentais e a orientação da cultura da empresa. Ele certamente será o ponto final de decisão de políticas de preços, produtos a serem lançados e investimentos a serem feitos, por isso se tem a impressão de que o Diretor é o “homem do saco de dinheiro” que passa o dia tomando decisões que os outros não podem tomar. Na minha opinião, todos são capazes de decidir, mas por falta de uma estratégia clara acabam percebendo as decisões da diretoria como arbitrárias e por isso, preferem sempre pedir autorizações e opiniões antes de prosseguir.

Ponderações sobre diferentes tipos de Gerência e Diretoria

Você pode estar se remoendo aí enquanto lê se sua diretoria for mais técnica, os Diretores de Recursos Humanos ou de Operações não terão poder de decisão sobre o todo do negócio, não se preocupe. Quando a empresa possui várias diretorias, cada um se torna responsável por uma parte da estratégia, enquanto um cuida das pessoas (RH) o outro cuida da operação (melhores tecnologias), mas sempre haverá um Diretor maior, possivelmente o CEO (Chief Executive Officer ou simplesmente Presidente) observando o todo, ou melhor, é bom que haja.

Aos gerentes cabe a mesma análise, um gestor de logística deve observar os pontos citados apenas para essa área, garantindo a entrega dos produtos ao seu destino final, assim como um gestor de finanças irá ater-se a controlar fluxos de caixa, investimentos, pagamentos etc.

O importante dessa lição é que se o Diretor executar o trabalho do Gerente, não haverá quem dirija a empresa e vice-versa. Quando há um grupo de pessoas perdido na floresta é preciso que alguém tome a frente e decida uma direção a seguir, ainda que esteja errada, este cara é o Diretor.  O Diretor é, então, o dono do mapa, aquele que coloca pinos sobre as localidades a atacar numa guerra, enquanto o Gerente organiza toda a complexidade de levar pessoas até lá e vencer a batalha.

E tenho dito!

Eli Rodrigues

Publicado por: Eli Rodrigues

There are 17 comments for this article
  1. Mauricio B Munhoz at 15:05

    Bem esclarecedor, por vivencia acredito que é um norte para pequenos e grandes negócios. Obrigado.

  2. Nunes Cruz at 08:36

    Foram esclarecidas minhas duvidas, muito bom, parabéns.

  3. Cristiano Gomçalves at 09:36

    Ja salvei como favorito…

  4. Laércio Antonio Piva at 00:44

    Eli,
    Boa noite !
    Muito bom o material. Deixa transparecer que vem da vivência e não somente da teoria.
    Parabéns.
    Piva

  5. Kelly Cristina at 09:51

    Muito bom! Meus parabéns. Caso tenha mais arquivos como esse, ficaria feliz em recebe-los.

  6. Allan Pasuch at 12:44

    Muito boa as definições, Parabens!

  7. Thiago at 14:45

    E se o diretor estiver executando a função do gerente, qual seria o nome apropriado para definir seu cargo?

    Abraço!

  8. Cibely at 19:15

    Ajudou muito! Obrigada!

  9. Margarida Victoria at 22:03

    Também me ajudou. Parabéns pelo texto esclarecedor.

  10. Luiz Felipe at 19:16

    Eli, gostei muito e me identifiquei, exerci o cargo de Gerente mas muito tempo de Diretor e quando voltei a ser Gerente foi muito difícil a minha adaptação, parabéns !

    • Eli Rodrigues Author at 15:12

      Oi Luiz, sei bem como é!! Dos negócios às planilhas.

  11. Marcelo Oliveira at 16:12

    Excelente texto, obrigado por compartilhar!

  12. Rogélio at 00:18

    Sucinto e objetivo, muito bom!