Livros sobre liderança

Livros sobre liderança

Olá pessoal,

Estes são os livros que recomendo para todos os líderes em formação que participam do treinamento de Desenvolvimento de Líderes e também para os autodidatas. Cada um deles desenvolve um aspecto necessário para o trabalho de liderança, alguns são mais focados na coordenação direta de pessoas, outros em estratégias e em carreira.

Clique no livro para ler mais detalhes sobre cada um. Boa leitura! (Estão em ordem alfabética)

pixel2

livro - a arte da guerrra livro - 48 leis do poder livro - as armas da persuasao livro - como se tornar um lider servidor
livro - criando equipes livro - encontrei O emprego livro - desvendando a linguagem corporal livro - gerente minuto
livro - gerente pela primeira vez livro - inteligencia emocional livro - chiavenato livro - os sete habitos das pessoas altamente eficazes
livro - o monge e o executivo livro - o principe - maquiavel LIVRO - O LIDER SEM STATUS livro - picos e vales
livro - psicologia para administradores livro - quem mexeu no meu queijo livro - teste sua capacidade de lideranca

pixel2

Arte da guerra

Autor: Sun Tzu
Editora: Madras

O general Sun Tzu comenta suas estratégias de batalha, poder e táticas para obter vantagem contra seus adversários. Muitos administradores fazem paralelos entre estas lições militares e o ambiente corporativo.

botaovoltar

pixel2

As 48 leis do poder

Autor: Robert Greene
Editora: Rocco

Apresenta um apanhado de leis que podem nos ajudar a obter e principalmente manter o poder. Seus conceitos podem ser aplicados tanto na vida profissional quanto pessoal.

botaovoltar

pixel2

As armas da persuasão

Autor: Robert B. Cialdini
Editora: Sextante

Livro sobre técnicas de persuasão, tem foco no comportamento humano e em como utilizá-lo para obter o SIM.

botaovoltar

pixel2

Como se tornar um líder servidor

Autor: James C. Hunter
Editora: Sextante

James Hunter criou este romance como analogia à postura do líder como servidor, que dá apoio à sua equipe na realização de tarefas, ao contrário do líder “chefe”.

botaovoltar

pixel2

Criando equipes

Autor: Richard Luecke
Editora: Record
O autor apresenta fundamentos e estratégias, o livro se aprofunda no conhecimento necessário para criar e liderar equipes. O livro tem ainda o selo da escola Harvard Business.

botaovoltar

pixel2

Encontrei O emprego

Autor: Sami Boulous Filho
Editora: Gente

Este livro nos ajuda  a refletir nas diversas possibilidades de carreira. Ser funcionário de uma grande empresa não é a única opção! É ótimo para quem está num momento de reflexão na carreira.

botaovoltar

pixel2

Desvendando os segredos da linguagem corporal

Autor: Alan e Bárbara Pease
Editora: Sextante

Um livro pequeno, mas muito bom sobre linguagem corporal. Aborda vários aspectos da comunicação não-verbal e tem muitos exemplos ilustrativos. Leitura obrigatória!

botaovoltar

pixel2

Gerente Minuto

Autor: Keneth Blanchard
Editora: Record

Gerente minuto é um manual rápido para o novo líder, baseia-se em três princípios: objetivos, elogios e repreensão. Leitura obrigatória!

botaovoltar

pixel2

Gerente pela primeira vez

Autor: Theodore G. Tyssen
Editora: Nobel

O próprio livro se intitula como “manual de sobrevivência”. Dá todos os princípios básicos para o novo gerente sobreviver ao desafio de organizar e liderar. Foi um dos primeiros livros que li nessa área e recomendo bastante a leitura.

botaovoltar

pixel2

Inteligência Emocional

Autor: Daniel Goleman
Editora: Objetiva

O livro apresenta informações sobre como construir e desenvolver a inteligência emocional. É uma leitura importante para todos os tipos de profissional, pois no ambiente corporativo é necessário manter o autocontrole frente às frustrações.

botaovoltar

pixel2

Introdução à Teoria Geral da Administração

Autor: Idalberto Chiavenato
Editora: Campus

Um livro clássico que apresenta todas as escolas da administração moderna. Tem uma amplitude impressionante e seu estudo auxilia a qualificação de todo administrador para o trabalho de gestão empresarial.

botaovoltar

pixel2

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

Autor: Stephen Covey
Editora: Best seller

Um livro fantástico e de leitura obrigatória para todo tipo de profissional. Aborda 7 comportamentos que irão melhorar significativamente a sua eficiência. Leitura obrigatória!

botaovoltar

pixel2

O monge e o executivo

Autor: James C. Hunter
Editora: Sextante

Uma novela que conta a história de um executivo passando uma temporada num mosteiro. Apresenta importantes conceitos de liderança.

botaovoltar

pixel2

O Príncipe

Autor: Nicolau Maquiavel
Editora: Obra-prima de cada autor

Maquiavel foi uma espécie de conselheiro de príncipes na época dos grandes principados italianos. A leitura, embora analógica, traz princípios importantes sobre o poder.

botaovoltar

pixel2

O líder sem status

Autor: Robin Sharma
Editora: Verus

Um romance que conta a história de um rapaz desanimado e desorientado que encontra um mestre. Este mestre lhe ensina o poder da liderança sem status, que é, na verdade, o poder da influência. É um livro bem bacana para pessoas que desejam alcançar o sucesso profissional.

botaovoltar

pixel2

Picos e Vales

Autor: Spencer Johnson
Editora: Best seller

Um livro bastante agradável e de leitura rápida. Apresenta uma analogia sobre os altos e baixos da vida, o preço do sucesso, os momentos difíceis e os momentos de estagnação. Vale a leitura!

botaovoltar

pixel2

Psicologia para administradores

Autor: José Osmir Fiorelli
Editora: Atlas

Um guia prático que apresenta os princípios básicos da psicologia necessários para todo administrador. O livro é bastante didático e representa uma leitura obrigatória para quem deseja conhecer melhor sobre pessoas.

botaovoltar

pixel2

Quem mexeu no meu queijo?

Autor: Spencer Johnson
Editora: Record

O livro é uma lição de incentivo à proatividade e de esquiva à acomodação. O autor usa uma analogia de dois ratinhos que buscavam o queijo em um labirinto. Um clássico de leitura obrigatória.

botaovoltar

pixel2

Teste sua capacidade de liderança

Autor: Brian O’Neil
Editora: Publifolha

O livro é uma autoavaliação que todo líder deve fazer. Aborda os principais aspectos de liderança e contém vários exercícios que permitem a identificação e melhoria do trabalho de liderança.

botaovoltar

 

Publicado por: Eli Rodrigues

There are 2 comments for this article
  1. Zé de Oíncio at 11:25

    Prezado,
    A capa do livro “Psicologia para administradores” corresponde aos autores Kenneth H. Blanchard (Autor), Paul Hersey (Autor) e não a José Osmir que escreveu outro livro com o mesmo título.
    Qual dos dois livros está recomendando?

    Parabéns pelo completo blogue!