Como fazer um roadmap de projetos

Como fazer um roadmap de projetos

wizard_of_oz.512_thumb[12]

Gosto do filme “O Mágico de Oz” por toda simbologia que traz, mas me impressiona bastante a simplicidade (e por que não dizer a ingenuidade) dos personagem buscando seus objetivos. O Homem de Lata queria um coração, o Leão queria ser corajoso e a Dorothy simplesmente queria voltar para casa. Mas o Mágico de Oz, na verdade, não podia realizar nenhum de seus pedidos, pois não passava de um ilusionista. Durante toda sua jornada, os heróis do filme tinham somente uma instrução: Seguir a estrada de tijolos amarelos. Houve muitas aventuras e contratempos até que chegassem ao mágico, mas entre bruxas e macacos voadores, conseguiram chegar.

Para mim, o roadmap de projetos é como a estrada de tijolos amarelos, apenas uma direção. Não se sabe exatamente o que irá acontecer no caminho, que projetos serão realmente realizados, quais serão cancelados e muitas vezes, se haverá verba disponível. Mas ainda assim é importante ter uma direção, sem processos não há medições e sem medições não há gerenciamento.

Não pretendo entrar aqui no mérito do processo de seleção de projetos, mas tão somente mostrar como expor o caminho. O roadmap deve, acima de tudo, mostrar quais projetos estão em pauta, qual a duração prevista, qual a sequência entre eles e quando se pretende terminá-los. Com estas informações pode-se discutir com a alta direção sobre prioridade, viabilidade e principalmente sobre os recursos necessários.

Num cenário em que os projetos do roadmap começam a ser executados é interessante mostrar a fase atual e dar visibilidade de todo o portfólio. Esta ferramenta permite a gestão da estratégia de forma visual, o que pessoalmente acho melhor que critérios e números, que muitas vezes não têm acurácia alguma.

Modelo 1 – Time based

portfolio1

Na figura acima, cada projeto é representado por uma caixa (com bordas arrendondadas). A ordem de disposição é definida por sua prioridade, logo, os projetos mais importantes aparecem no topo. As cores mostram um indicador subjetivo de de risco: verde – tudo bem, amarelo – atenção, vermelho – precisamos discutir o projeto e cinza – o projeto ainda não começou.

A fase do projeto, cuja lista de opções está disposta no topo da tela, é associada a ele através de um retângulo preto preenchido com as três letras iniciais. E por fim, a duração é mostrada através da seta, que segue até o mês correspondente.

Modelo 2 – Kanban based

portfolio2

Neste segundo modelo, as fases são dispostas no rodapé como um kanban. Os projetos seguem a mesma identidade de cores e as datas, como que num diagrama de milestones, são mostradas nas colunas correspondentes à cada fase. Com isso se tem visão dos projetos, riscos, fases e próximas datas.

Pronto! Agora é possível gastar mais tempo selecionando os projetos do portfólio e menos calculando. Espero ter ajudado!

Eli Rodrigues

Posts relacionados:

Publicado por: Eli Rodrigues

There are 5 comments for this article
  1. Pingback: Fábrica de Software – Criação de Indicadores « Gestão de Projetos na prática
  2. Samyr Abdo at 17:19

    Excelente artigo Eli.
    Qual ferramenta vc recomenda?

    Obrigado

  3. Robson at 23:11

    Muito bom, informaçao muito rica para Nortear suas lacunas, ainda mais quem está desempregado.