Fórmulas do Valor Agregado

Fórmulas do Valor Agregado

Eis o grande terror do estudante do PMP! Decorar fórmulas, e são muitas no exame. Hoje irei ajudá-los a decorar as 4 principais fórmulas do Gerenciamento de Valor Agregado. Sei que não vai resolver o problema por completo, mas garanto que vai tirar-lhes um grande peso, pois são as mais utilizadas no exame.

Para ilustrar, vou utilizar o clássico exemplo das 4 paredes da Rita Mulcahy, nos slides cedidos pela Dinamus Consultoria.

EVA SLIDE1

 

Nossa empresa fictícia irá construir 4 paredes em 4 dias no total, conforme os valores acima. As siglas das fórmulas são bem óbvias, se você praticar um pouco, por exemplo: ONT significa Orçamento No Término, ou seja, o orçamento inicialmente previsto.

EVA SLIDE2

 

Lembre-se que o Gerenciamento do Valor Agregado é uma ferramenta para Monitoramento do projeto, e por isso deve ser utilizada “em tempo de vôo”. No exemplo, utilizamos o segundo dia de projeto para avaliar os valores.

Novamente as siglas:

  • VP é Valor Planejado – Mostra quanto estava planejado para gastar até o presente momento
  • VA é Valor Agregado – Mostra quanto foi realmente produzido, utilizando-se a quantidade x o valor do orçamento inicial (analise os valores do slide)
  • CR é o Custo Real – Mostra quanto efetivamente foi gasto.

EVA SLIDE3

Qual o grande segredo para decorar as 4 fórmulas principais? Todas elas começam com o VA (Valor Agregado em cima). Então sempre que for calcular VPR (Variação de Prazo), VC (Variação de Custo), IDP (Indice de Desempenho de Prazo) ou IDC (Indice de Desempenho de Custo), comece sempre com o VA!

EVA SLIDE4

 

Por isso o VA está lá no topo da imagem, percebeu?

Quando for calcular VARIAÇÕES, lembre-se que SEMPRE é uma subtração. Logo, VA – …. alguma coisa. E quando for calcular os Índices, use sempre o VA / …. (dividindo) alguma coisa.

Espero ter ajudado, pessoal. Boa sorte!

Eli Rodrigues

Publicado por: Eli Rodrigues

Há 1 comentário para este artigo