Por que o PMBOK não é uma metodologia?

Por que o PMBOK não é uma metodologia?

Para entender porque chamamos o PMBOK (Project Management Body of Knowledge) de guia de boas práticas e não de metodologia, precisamos  repassar também alguns outros conceitos.

Qual a diferença entre metodologia e processo? método e procedimento? framework e manual?

Embora não exista um consenso sobre esses termos,  algumas definições mais gerais são possíveis e estas elenquei abaixo:


Uma metodologia é sistema de métodos, princípios e regras que regulam uma determinada disciplina em ciências ou artes.

O método define aspectos gerais, ou seja, a forma de uma ação específica. A técnica indica o modo de agir passo-a-passo.

A prática é a forma como usualmente as pessoas executam uma ação (é um costume).

O processo vem do latim procedere, maneira de agir. É um conjunto sequencial e particular de ações com ou objetivo comum.

Um modelo é um representação resumida de processos, variáveis e relacionamentos, sem prover orientações específicas ou práticas para implementação.

Um framework é um arcabouço, uma estrutura, um esqueleto que serve para a agregação de processos, métodos e técnicas. Ele fundamentalmente possui pressupostos, conceitos valores e práticas que orientam a execução.

O guia é um livro, manual, publicação contendo instruções, ensinamentos e conselhos de diversas naturezas.

E por último, o manual é um livro de pequeno formato com o essencial de uma ciência ou de uma arte. É também um livro que acompanha algum equipamento, explicando o funcionamento deste.


O PMBOK é um guia de boas práticas organizado em Grupos de Processo (iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento) e contém processos para cada Área do Conhecimento (Integração, Escopo, Tempo, Custo, Qualidade,  RH, Riscos, Comunicação,  Stakeholders e Aquisições).

Se fosse uma Metodologia teria apenas princípios e regras e não poderia ter processos. Se fosse um processo (e não um conjunto deles) teria que dizer exatamente como agir. E se fosse um framework teria pressupostos e diretrizes  e cada Gerente de Projetos poderia acrescentar seus processos. Por ser um guia, ele instrui, apresenta processos, mas deixa a implementação livre para cada empresa.

Eli Rodrigues

Publicado por: Eli Rodrigues

There are 3 comments for this article
  1. Pingback: 9 Erros que o Scrum ajuda a resolver « Gestão de Projetos