Vale a pena mudar de cidade por um emprego?

Vale a pena mudar de cidade por um emprego?

Leia também: Como escrever minhas metas


Mudar de cidade parece um terror para algumas pessoas, para outras, um prazer. São muitos fatores subjetivos que influenciam uma pessoa a mudar e principalmente, a se sentir satisfeita com isso. É preciso saber lidar com perdas e ganhos, nova cultura e ter disposição para se adaptar e conhecer coisas novas.

Já mudei de cidade algumas vezes (e ainda tenho disposição de mudar muito mais)  e gosto de observar as diferenças entre os lugares e usufruir do que cada um tem de melhor. Mas o que vejo muita gente se perguntando é: Vale mesmo a pena mudar de cidade por um emprego? Que fatores avaliar para decidir se vale a pena ou não? Quais são os prós e os contras? Quais as principais dicas?

O “valer a pena” depende mais de você do que de fatores que eu possa listar aqui. Observe se é seu “momento”, se vai fazer bem, se vai realmente agregar valor, por quanto tempo pretende ficar e quais as chances de adaptação no lugar.Deve-se avaliar o impacto na vida social, familiar, financeira, profissional, olhar o todo e não se apegar a apenas um fator (comumente o dinheiro!). Mas também não se acovardar com as dificuldades, principalmente em periodos curtos. As pessoas não mudam de cidade APENAS pelo um emprego, se isso fosse verdade, a primeira pesquisa no google não seria “O que fazer na cidade X”.

Alguns dos motivos mais comuns que tenho observado entre as pessoas que se mudam:

  • Obter ganho financeiro
  • Trabalhar em empresa/área ou projeto exclusivos (ou que tenham destaque ou abundancia) na região
  • Crescimento profissional (sair de um cargo de gerência para ser diretor em uma cidade menor, por exemplo)
  • Adquirir conhecimento (trabalhar em uma empresa de grande porte, aprender um idioma, fazer uma faculdade, conhecer outra cultura)
  • Mercado de trabalho mais aquecido
  • Desemprego
  • Concurso público
  • Aumentar a qualidade de vida
  • Ter um ambiente de trabalho mais amigável
  • Ter mais tempo livre
  • Razões do coração (conjuge que muda de cidade por causa do parceiro ou motivos de necessidade familiar)

Prós e contras

Prós

  • Aumento da rede de contatos
  • Novas experiências profissionais
  • Novas perspectivas
  • Acréscimo de conhecimento
  • Adquirir contato com nova cultura

Contras

  • Custo de assentamento em outra cidade
  • Impacto cultural
  • Solidão e Saudades da família e amigos
  • Dificuldade de locomoção (não saber onde ficam as coisas e não conseguir chegar até os lugares)
  • Se o trabalho inicial não der certo, pode ser difícil arrumar outro rapidamente
  • Diferenças no custo de vida (se o custo de vida for mais baixo e seu salário mais alto, ótimo! Mas só é possível ter uma visão real de custos após alguns meses de moradia)

Dicas para uma mudança mais tranquila

Com algum planejamento fica mais tranquilo mudar de cidade, principalmente pelas dependências e pelos custos. Já passei por uma situação que minha carta de motorista tinha vencido e era meu único documento com foto, sem ele não conseguia alugar uma casa e nem um carro para ir procurá-la, foi uma barra! Os custos também fogem ao controle se você não se informar antes. Acredite, tem imobiliárias que pedem 10 meses de aluguel adiantado (aqui em Campinas-SP), fuja delas! E o pior dos casos,  mudar de cidade e simplesmente detestar o ambiente de trabalho, o que fazer?

Abaixo listei algumas dicas para o forasteiro de primeira viagem:

  • Negocie para que a empresa contratante pagar sua mudança.
  • Negocie de 1 a 2 meses de hotel, é o tempo para encontrar um lugar adequado para morar. Se a empresa não pagar, mesmo assim é melhor ficar em hotel ou casa de amigos no começo, para adquirir afinidade com os bairros da cidade antes de alugar um imóvel.
  • Se possível, negocie para ter a empresa como fiadora de locação. Caso contrário separe o valor de 3 a 10 aluguéis para caução (Muitas imobiliárias exigem fiador local)
  • Negocie também um “seguro” com a empresa para o caso da experiência não dar certo. Isto inclui um período mínimo de duração do contrato e multa em caso de rescisão (Acredite, vale a pena!)
  • Ande de ônibus por alguns dias, isso ajuda a conhecer a cidade. Faça a “exploração” dos pontos principais.
  • Faça uma triagem do que vai levar na mudança, leve só o que precisa. O resto encaixote e deixe em um depósito ou casa de parentes e leve aos poucos.
  • Avalie os preços de várias transportadoras, pois variam muito. Existe um serviço nos Correios para transporte de caixas (por peso), ideal para enviar roupas, livros e objetos menos urgentes (leva cerca de 1 mês para chegar).
  • Se enviar seu carro por “cegonha”, faça uma avaliação do veículo antes e outra depois do envio. Ao longo do translado pode (e costuma) quebrar algum item do veículo, sem a avaliação é impossivel acionar o seguro (e o prejuízo fica para você).
  • Com ajuda de alguém da empresa, monte uma de lista de telefones: SAMU, taxis, farmácias, imobiliárias, lanches etc. E de endereços próximos a sua nova casa: shoppings, restaurantes, bares, parques, cinemas etc.
  • Não fique só, conheça as pessoas e faça novas amizades.
  • Evite comparações demais com sua terra natal e evite também reclamar da cidade na frente dos nativos (afinal, se não está satisfeito que se mude!)
  • Abra-se sua mente! Aceite a nova cultura e adapte-se. Só quem perde fechando-se é você mesmo.

Afinal, vale a pena mudar de cidade por um emprego?

Apesar de dar BASTANTE trabalho mudar de cidade, não conheço ninguém que tenha feito um intercâmbio em outra cidade e tenha se arrependido, mesmo que tenha passado dificuldades. Mas conheço bastante gente que cria barreira mentais e não se permite experimentar.

Ora, se a mudança não for lhe causar nenhum prejuízo, experimente! Não somente pelo emprego, mas por tudo que se vivencia longe de casa, principalmente pelo auto-conhecimento que se adquire e pelas novas habilidades que surgem quando estamos fora da zona de conforto. É como a saga do “herói sem face”, por mais que hesite inicialmente, dado o primeiro passo, nunca mais será o mesmo.

Malas prontas e boa viagem!

Eli Rodrigues

Links interessantes:

 

 

 

Publicado por: Eli Rodrigues

There are 52 comments for this article
  1. Rafael at 08:22

    Obrigado pelas dicas, neste momento estou em outra cidade que vou realiz a ultima fase do processo seletivo e terei que mudar de cidade/estado.Vou procurar melhor antes de alugar qualquer coisa.

  2. pb at 18:54

    A palavra “mudança” por si só nos remete ao novo. E muitas pessoas estão acostumadas a sua rotina e, qualquer coisa que tire a pessoa da sua zona de conforto, o medo vem junto. Mas é como está descrito acima. Não se pode ter medo de tentar. Precisamos tirar proveito, adquirir experiências, até das mudanças que não dão certo. É aprender que tudo na vida é um aprendizado, até dos momentos ruins.

  3. Pingback: Entrevista no Jornal da Paraíba: Vale a pena mudar de cidade motivado por um emprego? « Liderança e Gestão de Projetos
  4. Herval Filho at 21:28

    Caro Eli

    Conheci uma frase atribuída a Confúcio a qual muito me identifiquei: “Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam”. Não me considero um estúpido. Mudei faz mais de 13 anos da minha terra natal, Salvador, e jamais me arrependi. Encontrei dificuldades na Cidade Maravilhosa e era de se esperar, mas cresci profissionalmente e aprendi muito com as novas relações humanas. Um ano depois, fui transferido para Curitiba e, pasme, no ano seguinte de volta ao Rio de Janeiro. Fiquei, dessa vez, mais oito anos e meio e novamente retornei a Curitiba. Por favor, não ria, mas provavelmente estou retornando ao Rio de Janeiro, depois de quase três anos nessa “terra gelada”, a qual gosto muito em termos de urbanismo. Não devo ficar muito tempo no RJ e provavelmente mudarei para outra cidade (não é Curitiba..rsrs), por conta de um projeto o qual estarei fazendo parte. Seu post está muito bem elaborado e contém muitas dicas e lições, que devem ser levadas em conta numa mudança.
    Forte abraço e parabéns pela entrevista!
    Herval

  5. Vieira at 20:38

    Bom,
    Concordo com esses pontos de vistas, por mais que você passe dificuldades no começo depois se habitua eu me mudei ja faz 2 anos e não me arrependo pois tive um ganho pessoal e profissional, não descarto a possibilidade de voltar mas se isso acontecer não me arrependo 1 minuto de ter obtido essa experiencia.

  6. Márcia at 18:17

    Fui chamada para trabalhar fora do meu estado (MG), vou ficar provavelmente rodando por vários estados, e com salário mais baixo do que o último que recebia aqui em BH. Estou muito receosa, gostaria de uma opinião. Minha família ficará em BH até eu me firmar em Goiânia. Poderia me ajudar?

  7. Daiana at 15:36

    Olá gente , tenho uma duvida . estou morando em uma cidade pequena no rio de janeiro , meu esposo esta desempregado e devido a falta de industria aqui esta muito difícil de arrumar um emprego na área dele que é de automação industrial .
    Eu estou empregada porém meu salário não me satisfaz nem um pouco , somos casados á 4 anos , temos 20 anos de idade , moramos em um apartamento alugado e realmente estamos com vontade de sair dessa nossa cidadezinha , queremos outra vida , viver onde tenha shopping , industria , comércio , mas estou com receio em largar meu emprego , apesar dele não me deixar feliz , pois meus patrões são grosseiros de mais , meu salário é baixo , não dá nem pra começar o mês . Sou inteligente, comunicativa , aprendo rápido , tenho visão de empreendimento e sei que seria muito fácil arrumar um trabalho em outra cidade na minha área que é a de lojas varejistas de materiais de construção , quem sabe até poderia abrir uma franquia por lá (estou pensando Volta redonda ou Resende aqui no Rio de Janeiro mesmo )., Preciso de opiniões .

    • Eli Rodrigues at 15:57

      Daiana,

      Não sei sua condição financeira, então vou presumir que o casal tenha como única fonte de renda o trabalho. Sendo assim, alguém vai ter que ficar trabalhando enquanto o outro “tenta a vida”. Se você já está empregada, o mais lógico seria que seu marido fosse para essas cidades e procurasse emprego e moradia e apenas depois você migrasse.

      Sugiro ainda que busquem agências de emprego da cidade, que tipicamente estão “desesperadas” procurando pessoas para as fechar as vagas em seus clientes e por isso, podem ajudá-los a encontrar a posição de trabalho mais rapidamente.

      Boa sorte!
      Eli

  8. Pingback: Por um ‘bem’ maior | PET Administração
  9. Betânia Nobre at 20:59

    Eli, seu texto foi muito esclarecedor, estou vivendo este dilema, desejando muito mudar de cidade, mas com muitos receios, um deles é o profissional, pois onde estou sou func. pública concursada, e para outra ainda vou tentar um concurso, porém mesmo passando, vou trabalhar um pouco mais e ganhar um pouco menos, mas gostaria de me renovar e tentar esta empreitada, o que devo considerar?

      • Graziella at 11:31

        Olá,
        Estou quase sendo chamada para um concurso público em Brasília, para jornalista. Faltam apenas 16 pessoas para chegar em mim e o ritmo de convocações está rápido.
        Moro em Belém, tenho 22 anos, me formei em Comunicação ano passado e atualmente trabalho em uma empresa privada.
        Estou muito em dúvida se devo ir ou não. Tenho família em Brasília (parte da família do meu pai mora lá) e meu pai mora em MG, a 7 horas de ônibus de BSB. No entanto, a família de minha mãe mora toda aqui em Belém e sou muito apegada a todos.
        O salário em Brasília será superior ao que recebo aqui, com possibilidade de aumento e progressão financeira muito mais real que meu atual emprego.
        Além disso, lá teria mais oportunidades de prestar outros concursos com salários excelentes.
        Estou com medo de ir pensando no dinheiro e deixar pra trás minha felicidade (amigos, família, namorado, rotina, etc).
        Ao mesmo tempo, me sinto covarde abrindo mão de um emprego público para ficar na zona de conforto.
        Por favor, me ajude!!

  10. Luiz Augusto at 19:11

    Estou num dilema. Passei em um concurso público em outro estado, moro sozinho, mas não gostaria de vender minha casa, pois investi muito reformando-a e deixando como queria. Pra piorar, trabalho em um local onde tenho respaldo da chefia e me dou bem com todos, apesar de ser no setor privado. Não me vejo demitido do atual emprego, acho difícil, mas tudo pode mudar, pois teoricamente não há estabilidade. Em contrapartida, o que mais me motiva a mudar de emprego é a estabilidade do serviço público, para o qual estudei arduamente.No entanto, não havia vagas na minha cidade, o que seria perfeito e me faria pedir demissão sem titubear. O caso é complicado. Meu medo é uma mudança de chefia ou crise que leve a uma demissão e que a oportunidade do concurso tenha passado. Já passei dos 40 e não posso mais me arriscar tanto como os mais jovens, pois o mercado dificulta muito a recolocação em função da idade. Me ajudem, por favor!

    • Eli Rodrigues at 23:38

      Luiz, sendo um concurso não há muito o que pensar. Alugue sua casa e vá!
      abs e sucesso!
      Eli

  11. thiago at 12:08

    Tenho um comercio,e a seis anos estou trabalhando de segunda a sabado de 7 as 19 e domingo de 7 as 12 horas,e estou muito cansado é muito dificil ser dono tenho 24 anos conversei com minha familia e meu tio me ofereceu uma proposta de emprego em brasilia sou de mg estou com muita vontade de ir e estudar.sera que eu tenho potencial para isso.

    • Eli Rodrigues at 12:32

      Acho que pela idade que tem, vc deveria se permitir experimentar as coisas. Vai em frente, amigão. abs

  12. Priscila at 08:29

    Trabalho como designer em Pernambuco em uma pequena empresa. Não tenho oportunidade de crescimento profissional por ocupar o único cargo de criação da empresa. Recebi uma proposta para trabalhar do outro lado do país, em Blumenau, SC. Creio que por ser uma agência de publicidade, eu teria muito mais experiência em minha área e não seria um trabalho repetitivo, mas não sei como dizer à empresa que fez a proposta, que essa mudança de estado e de vida, será bem mais caro do que o salário que eles oferecem, pois não foi oferecido nenhum benefício. Não tenho parentes ou amigos em SC.

    Inicialmente recusei a proposta por ser menor do que recebo hoje, e eles deixaram em aberto para que eu colocasse o meu preço. Não levo em conta apenas o salário, e sim, moradia, transporte, alimentação e saúde.

    Atualmente tenho o “conforto” de morar em casa própria, auxilio transporte, alimentação, participação nos lucros da empresa, plano de saúde e quase 3 anos no cargo.

    Busco um novo desafio profissional, mas infelizmente para ter uma qualidade de vida melhor, gostaria de saber como expor estas questões à empresa que me convidou a trabalhar.

    Desde já, obrigada.

    • Eli Rodrigues at 08:51

      Priscila,
      Não é porque você quer uma nova oportunidade que deve aceitar qualquer coisa, vc tem toda razão. Pois se a empresa lhe deu a oportunidade de colocar seu preço, coloque. O fato de sair da zona de conforto pode ser uma coisa muito positiva como crescimento.

  13. Vanessa at 13:47

    Cheguei ao seu site através do google, você escreve muito bem!

    Estou cogitando a possibilidade de uma mudança, mais por motivos pessoais que profissionais, mas enfim. Trabalho numa empresa aqui na minha cidade há pouco tempo e tenho pensado em me mudar para o Rio. Acho que numa capital não vai haver muita dificuldade em arrumar um novo emprego, mas a diferença no custo de vida é bem grande.
    Vale a pena ir com a cara e a coragem para outra cidade sem absolutamente nada definido?

    • Eli Rodrigues Author at 00:06

      Vanessa, obrigado.
      Depende da sua idade, formação, da sua profissão, do mercado para ela e de quanto dinheiro tem no banco. Em algumas áreas é fácil arrumar emprego, em outras nem tanto. Se o custo de vida for alto, mas você tiver reservas, ponto. Se não tiver, melhor fazer umas viagens antes e procurar alguma coisa.

  14. PEDRO MAIZAN MUNIZ SILVA at 10:23

    OI ELI, TUDO BEM, CARA ESTOU PRESTE A MUDAR DE CIDADE, EU MINHA ESPOSA E NOSSA FILHA DE 5 ANOS DE IDADE, CONFESSO QUE ESTOU UM POCU COM MEDO, MAS TAMBEM COM MUITA VONTADE, MINHA MULHER É A PESSOA MAIS SEGURA DO MUNDO EM RELAÇÃO A ISSO ” MUDAR DE CIDADE”, VAMOS ABRIR NOSSA EMPRESA, JA ESTAMOS PLANEJANDO ISSO A ALGUM TEMPO. NÃO ESTOU SATISFEITO COM MEU TRABALHO, NÃO TENHO COMO CRESCER LÁ. MEU FUTURO TÁ INCERTO, TENHO NESCESSIDADE DE MUDAR E MELHORAR DE VIDA, TENHO IDEIAS. TUDO ISSO MINHA ESPOSA COMPARTILHA COMIGO, POIS PENSA IGUAL A MIM. LI SEU TEXTO SOBRE MUDAR DE CIDADE E ME AJUDOU BASTANTE. PEDRO MAIZAN ABRAÇOS!

  15. Pingback: Cuidados ao ‘importar’ um profissional « Gestão de Projetos na prática
  16. leandro mendes at 11:40

    Eli muito bom o seu texto!

    Tudo bem meu nome e Leandro tenho 26 anos, trabalhei em uma empresa por quatro anos e nessa mesma empresa obtive algumas habilidades e pode conhecer alguém que me passou muita experiência na área que trabalhávamos, sai dessa empresa e montei um pequeno negocio depois de um ano pude perceber que durante esse ano fiquei endividado c algumas coisas que n tive um certo controle, hoje aquela mesma pessoa esta em outra cidade e me chamou p trabalhar com ela, sei que se eu for vou ter uma segurança para trabalhar nesta empresa que por sinal muito boa, o detalhe e que sou casado e minha esposa também trabalha e se eu for logicamente que vou primeiro para ver se vai dar tudo certo mas se resolver ficar minha esposa vai em seguida e teria que abrir mão de um salario que seria mais alto do que vou ganha nesta empresa apesar que pela experiência dela talvez n teria muita dificuldade para voltar ao mercado, e eu também teria que abrir mão do meu negocio mas n tenho duvida que para mim profissionalmente seria ótimo. Obs. minha esposa esta de total acordo que eu vá
    Detalhe que nos temos nossa própria moradia e lá teríamos que ou alugar ou com o acerto da minha esposa e a venda do meu negocio teríamos que comprar lá o que você acha?

    • Eli Rodrigues Author at 13:46

      Oi Leandro,

      Não aconselho você comprar nada de imediato, primeiro conheça a cidade, descubra se vai se adaptar, reconheça melhor os bairros etc. Passados uns 18 meses, talvez você já esteja apto a comprar.

      O dinheiro da venda da sua casa atual vc pode deixar no banco rendendo, a taxa de juros está subindo mesmo… pra alguma coisa boa tinha que servir, né?

      Eli

    • Eli Rodrigues Author at 20:30

      Oi Leandro,

      Se você está bem estruturado na sua cidade não tem porque se mudar. Mudar vai dar um trabalhão, sua esposa vai ficar desempregada, você vai se desfazer da sua casa… Não faça isso.

      Já o seu negócio, se não está indo bem por descontrole, é fácil de resolver: CONTROLE! 🙂 Monte um plano de pagamento de dívidas (tem um monte por aí, até no Fantástico) e siga seu negócio. Se não quiser mesmo continuar, procura emprego aí mesmo… não vi vantagem nenhuma na mudança pelo que você contou.

      Abs
      Eli

  17. Fabiano at 01:35

    Seu artigo trouxe alívio em meu coração. Recentemente mudei de cidade e sai da minha zona de conforto. Deixei família, namorada, cachorro, pedi demissão e iniciei um negócio em outra cidade. Fazia tempo que não sentia a dor da solidão. Suas palavras nos últimos parágrafos me trouxeram uma calma e me colocou de volta ao eixo. Que Deus possa iluminar seus caminhos, pois pedi a Ele uma força e achei seu artigo em meio a lágrimas da saudade.

  18. Bruna at 16:27

    Ola moro numa cidade pequena não tem emprego, to penssando em me mudar pra outra cidade em joinville, ficar na casa de uns amignão os e procurar emprego. será que é a melhor escolha?

  19. Daniel Gonçalves at 22:19

    Primeiro quero agradecer pelas otimas dica.

    Eli,

    Vou realizar um trabalho para a empresa em que sou empregado cargo de confiança (CLT). O serviço será em outro estado que demanda um prazo de 3 a 5 meses e gostaria de umas dicas.

    A empresa tem que arcar com quais despesas?

    O transporte e hospedagem já estão pagos, já alimentação e refeição acabam pesando muito no bolso nesse período, tenho que arcar?

    Por lei posso visitar minha família? Sim! Com qual periodicidade? A empresa tem que arcar com esse transporte também?

    Agradeço e peço sua orientação.

    • Eli Rodrigues Author at 17:59

      Daniel,

      Se você vai à serviço pela sua empresa, o mais lógico é que ela arque com transporte, hospedagem, alimentação e com um valor diário para outras despesas não especificadas. Sobre visitar a família, não sei se existe uma periodicidade definida em lei (na verdade, duvido muito que haja). Tente negociar pelo menos 2 vezes por mês, me parece razoável. Mas tudo depende de quão caro serão as viagens, já trabalhei em projetos que voltava toda semana para a cidade de origem (BH-SP).

      Eli

  20. Edilma Liberato at 10:52

    Bom dia, gostaria primeiramente de agradecer pelas dicas, me ajudaram muito.
    Minha duvida é a seguinte: trabalho ha um ano próximo da cidade onde moro (Montadas-PB), mais não gosto nem um pouco daqui, meu desejo agora é de ir para SP trabalhar e por enquanto morar na casa de parentes, só que meus pais e familiares daqui dizem que não é nada bom ficar na casa dos outros, mesmo que seja da família. Alguma dica?

    • Eli Rodrigues Author at 15:02

      Edilma,

      Particularmente também não gosto muito de depender dos outros, mas se for sua única opção, por que não tentar? Caso não goste, nada impede que você se mude para um local só seu ou que divida com outra pessoas (uma república).

      Se você acha que vale a pena, tente!

  21. André Lima at 14:06

    Meu caro Eli, gostei das suas dicas porém as coisas mudam quando você sai de uma capital para cidade do interior. Alem da falta dos amigos e da estrutura que uma metrópole te oferece, existe na cidade do interior a falta do que fazer.
    Acabei de mudar de Salvador para Ilhéus também na Bahia, tenho dois meses aqui com a minha esposa e a falta do que fazer na cidade me corroe a cada final de semana.
    Mudei por um up na carreira profissional, a idéia é ficar dois anos, durante a semana tudo OK mas quando chegam os finais de semana vem junto a depressão, a cidade só tem praia, poucas opções de bons restaurantes, talvez um ou dois…
    Moro em um bairro considerado “nobre” vejo a garagem cheia de carros a noite MS sequer me esbarro com alguém e olha que sou bom em fazer amizades mas aqui, nem mesmo eu tenho essa facilidade… Já me matriculou em uma academia, levo o carro pra lavar nos finais de semana (vai que lá faço um amigo rsrsrs) mas confesso que é difícil.
    Sair da capital para uma grande cidade do interior não é um grande problema, o problema é quando a cidade não tem estrutura e fica a 400km da capital…
    Obs. Vim apenas por crescimento profissional, pra almejar meu plano de carreira eu tinha que exercer essa função, e a única vaga era essa.

    Eli, comenta algo sobre cidades pequenas e sem estrutura.

    • Eli Rodrigues Author at 20:10

      Fala André!

      Já morei em Boa Vista-RR e lá, apesar de ser uma cidade com seus 250 mil habitantes, também não tinha tantas opções assim. No meu caso, dei sorte de morar num condomínio em que outras pessoas estavam na mesma situação e fui muito bem acolhido. Nos fins de semana, fazíamos churrascos, tocávamos violão, batíamos papo, íamos até o rio (só uma vez na verdade).

      A cidade só tinha um cinema, que visitei uma única vez. Tinha uma praça de 3km, onde eu andava de bicicleta, geralmente sozinho. E ficava próxima à dois outros países: Venezuela e Guiana Inglesa, os quais visitei algumas vezes.

      Mudar o estilo de vida é a parte mais dificil, mas não se engane. Isso acontece em qualquer mudança de cidade, não importa se a cidade é grande ou pequena. É preciso se permitir, adaptar-se à forma de viver do novo lugar e evitar, a todo custo, comparar com a cultura e com a infraestrutura da cidade de origem.

      Sugiro que faça atividades coletivas! Aulas, jogos, participação em comunidades humanitárias, igrejas etc. Por fim, siga insistindo que, cedo ou tarde, você encontrará algum grupo bacana para pertencer e sua vida melhorará significativamente.

      O que está sentindo é a grande necessidade humana de “Pertencer”. Tão logo isso se resolva, talvez você nem queira mais voltar à sua cidade.

      Eli

      • Anderson at 18:00

        Olá Eli pior é a minha situação,moro numa cidadezinha no interior de Minas Gerais com cerca de 5 mil Habitantes,isso se não for menos kkkkk,e moro aqui desde que nasci,você disse que em Boa vista-PR só tinha um cinema,aqui nem cinema tem,me sinto depremido,e pelo jeito muita gente aqui ja percebeu isso em mim,tenho 27 anos e sinto uma certa pressão da minha família pra que eu tome um rumo na minha vida,ainda mais agora que o meu irmão que mora em SP que é uns 5 anos mais novo do que eu vai se casar,ele tem carteira de carro e moto e eu fui tentar tirar de carro não passei e fiquei sem dinheiro pois não estava trabalhando,as coisas pra mim tem sido mais dificeis,não tenho cursos e fica meio complicado de fazer pois aqui na minha cidade não tem centros de formação,e trabalho por período de contrato dando aulas de violão,fico sempre na incerteza se eles irão ou não renovar o contrato comigo,não tenho outra profissão,o que sei fazer é tocar violão,guitarra,bateria etc,entendo um pouco de cada,e o meu sonho é fazer parte de uma banda,queria ganhar dinheiro só mexendo com música,mas pelas pesquisas que fiz na internet viver só de música não é algo tão simples assim como eu imaginava,pareçe que pra isso é preciso trabalhar com bandas famosas,ser um músico cheio de contatos etc,e eu mesmo sabendo tocar,nunca toquei com banda nenhuma,a não ser de igreja,mas acredito que essa dificuldade maior seja por viver nesse “fim de mundo” que eu vivo, tenho muita vontade de sair daqui,mais tenho medo de tentar a sorte la fora e acabar me frustrando ainda mais,pois ja tenho 27 anos e não tenho cursos,nem experiência em outras áreas.o que vc acha que devo fazer? estou sem direção 🙁

  22. Fabiana at 14:28

    Eli, boa tarde! Tenho 34 anos, sou casada, tenho um filho de 4 anos, meu marido trabalha em SP, de segunda a sexta. Trabalho em um escritório e cuido do nosso filho, como levar ao médico, levar e buscar na escola…Minha chefe me chamou e me convidou para trabalhar em outro escritório, numa cidade ao lado da minha, cerca de 46km de distância, mas terei que mudar o meu filho de escola e ela também disse que eu poderia deixá-lo no escritório comigo, algumas horas. Estou com receio, não sei o que fazer.
    Acho meu filho muito pequeno para ficar todo o dia pegando estrada com ele.
    Sinceramente, não sei o que fazer.

    • Eli Rodrigues, PMP, CSM Author at 14:50

      Oi Fabiana,
      Realmente não me pareceu muito vantajosa a sua mudança de escritório…. já morei em Campinas e trabalhei em São Paulo e sei como cansa esse trajeto, apesar da estrada ser boa e tal. Minha sugestão é que você não faça nada… deixe como está. É possível?
      Espero ter ajudado.
      Eli

  23. Juan Carlos at 17:01

    Olá Eli. Parabéns pela matéria. Trabalho em uma instituição financeira em cargo se confiança. Tenho dois filhos de 13 e 9 anos e sou casado a 15 anos. Minha esposa está nobuktimobano de faculdade onde tem bolsa aqui na cidade. Recebi uma proposta para morar em uma cidade a 150 km de casa a qual acabei de construir. Me salário vai aumentar em 15% e vou receber ajuda de custo de 5 salários. Minha pergunta é… Vale a pena ir r voltar todo os dias pela família e pela idade dos meus filhos…além da proximidade com minha esposa…. Sou uma pessoa muito família e tenho receio da distância prejudicar minha relação familiar. E percebo que se recusar…nesta empresa minha carreira vai estagnar….pois a empresa esta em processo de venda para outra instituição . um abraço e novamente parabéns pelo site…

    • Juan Carlos at 17:04

      Tenho 37 anos complementando a mensagem acima….

    • Eli Rodrigues, PMP, CSM Author at 20:31

      Oi Juan,
      Acho que você já tem a solução! Dar um UP na sua carreira e permanecer próximo a sua familia parece plenamente possivel com 150km de distância. Pegue um fretado, divida o volante com colegas e aproveite a oportunidade. Se bem conversado, sua familia nem vai sentir o impacto.abs

  24. Johnnatan Cabral at 14:03

    Oi Eli, como vai?

    Seu texto caiu como uma luva para o dilema em que estou vivendo!

    Na verdade, moro em Maceió e me considero feliz aqui, exceto pelo meu emprego, no qual nunca fui valorizado! Esta semana recebi uma proposta de uma empresa para ser gerente executivo de uma de suas lojas, no interior de pernambuco, a 07 horas de viagem de onde resido no momento. Financeiramente é um pouco melhor, Apenas $1.000,00 a mais (inicialmente) e a empresa cobrirá custos com moradia e com meu transporte uma vez por mês a minha cidade natal! Minha grande questão é sair de uma cidade com muitas opções de lazer, do aconchego da minha familia, e ir para uma pequena cidade, que pelo que vi, não se tem muito o que fazer. Tenho medo, não so por mim, mas pricipalmente por minha esposa, medo dela se sentir sozinha lá, ela é muito apegada a familia. Preciso dar uma resposta ao diretor do grupo que me convidou e não faço a miníma idéia da minha decisão!

    • Eli Rodrigues, PMP, CSM Author at 20:35

      Oi Johnnatan,
      Leve a esposa para dar uma volta lá e faça com que participe da decisão. Se ela topar junto com você, apesar de ainda ter probabilidade de conflitos depois, serão mais amenos. Mas se ela não quiser ir, meu amigo… vc vai ter que procurar outra oportunidade rs.
      Quanto a parte financeira, se o valor for interessante para você, faça uma força. Se não for, melhor não encarar essa distância,hein?
      abs
      Eli

  25. Rodolfo at 19:29

    Olá Eli.
    Gostaria de saber se compensa na atual situação se mudar de São Paulo para Blumenau ?
    Eu e minha esposa estamos desempregados e um familiar informou que consiguiria um emprego para minha esposa na região ?
    Você acha que compensa essa mudança ?
    Obrigada desde já.

    • Eli Rodrigues, PMP, CSM Author at 19:52

      Rodolfo,
      Depende de um monte de coisas:
      – Em que área trabalham? Tem mercado em Blumenau caso não dê certo esse emprego?
      – Vc tem casa própria em SP? Se tiver, vai vender ou alugar?
      – Vc tem filhos? Como fica a mudança pra eles?
      – Vc tem uma bolsa financeira para bancar a mudança se não der certo?

      No mais, apesar de Blumenau ser um lugar bacana, vc sempre deve avaliar o “e se” e se preparar financeira e psicologicamente pra ele. São Paulo é uma terra de muitas oportunidades que, infelizmente, não se repetem nas demais cidades do Brasil.

      abs
      Eli

  26. Lais at 15:19

    Ola… Estou nesse dilema… Sou farmacêutica e moro no interior de minas na casa dos meus pais… Não tenho despesas mas meu salario eh muito baixo e a empresa pequena sem oportunidades de crescimento… Estou muito frustuda… Acabei de ser chamada pra um emprego na minha área em santa Catarina … Bom salário bons benefícios e parece ser uma ótima cidade… Sou medrosa com mudanças e meu pai não me apoiou acha que vou quebrar a cara… Meu namorado me apoia e como esta desempregado pretende ir procurar uma oportunidade por lá, pq aqui na minha cidade não tem emprego… A questão eh que foi tudo de uma hora pra outra em menos de 1 mês tenho que me decidir pq eles necessitam urgência… A empresa vai pagar a viagem e hospedagem ate encontrar um local pra ficar

    • Eli Rodrigues Author at 12:33

      Lais,
      Ao que me parece vc é jovem e tem família para te apoiar, caso precise de dinheiro. O que você tem a perder?
      Eli

  27. Jhonny at 17:32

    Eli,
    Tenho 31 anos tenho 2 filhos ( 10 e 8 anos) que moram com mãe pois sou separado. Moro na cidade de Santos e recebi uma proposta de emprego para a Cidade de Paranagua/PR ( RECEBI o contato do Gestor da Vaga via Linkedin). Tenho como proposta um aumento de 35% de salario, minimo de 2 salario de PLR por ano e todos os benefícios de uma multinacional em crescimento.
    A vaga é para a mesma posição que tenho hoje como ANALISTA porém
    Profissionalmente agrega muito, é uma oportunidade que agregará muito conhecimento e visibilidade a nivel Brasil e diretoria. A empresa tem um plano de carreira estruturado com objetivos definidos, avaliações semestrais para feedback e histórico de promoções constantes no setor e retorno financeiro.
    A minha empresa atual Está enxugando custos e foi afetada pela crise atual e está sem muitas perspectiva.
    Como tenho filhos tenho ideia de voltar nos finais de semana ou quinzenalmente pra cidade natal.
    Tem ônibus que faz o percurso entre as cidades ( 6horas).
    Terei custos de traslados entre a Cidade cidade e de moradia.
    Fica viável nessanessas condições?
    Tem algo que posso negociar?

    Abraço

    • Eli Rodrigues Author at 17:50

      Johnny, me pareceu uma ótima oportunidade! Pela forma como descreveu, é um empregão e se você tem como voltar frequentemente para ver seus filhos com tudo pago, parece bem razoável (se todo mundo aguentar a ausência rs).

      O que talvez valha a pena negociar seria o custo da mudança de ida e algum tipo de cláusula de cobertura para o caso de vir a ser demitido em menos de 2 anos, para que paguem a mudança de volta também.

      De resto, apenas recomendo que se prepare para a saudade, a solidão e encare o novo lugar com entusiasmo, mantendo a disposição para se adaptar. Cada lugar é um lugar e às vezes isso incomoda um pouco. Lembre que os primeiros 3 meses costumam ser de maior euforia, depois vem a “baixa”, mas passado um tempo você se acostuma.

      E se no final das contas ficar ruim para você, nada te impede de trocar de emprego novamente 🙂

      Boa sorte!

      Eli

      • jhonny at 10:35

        Obrigado ELI..

        Abraço