Memorização do Mapa de Processos do PMBOK

Memorização do Mapa de Processos do PMBOK

Quando se fala em Certificação PMP, um dos grandes terrores dos alunos tem sido decorar o mapa de processos. Não que a certificação exija que ele seja decorado, mas para responder as questões da prova é preciso ter uma boa noção da sua sequência.

Como a quantidade de processos é grande (são 47 no total), as pessoas acabam desistindo e perdendo algumas questões que seriam fáceis de acertar. Já publiquei mapas mentais dos processosdocumentos e até mapas mentais individuais por área de conhecimento, mas sinto que ainda faltou apresentá-los de uma forma mais lógica e sequencial para facilitar a memorização.

Então a proposta deste post é apresentar os processos de forma lógica e realçar as similaridades entre eles.

Mapa de Processos

Eis o mapa, tal qual é apresentado no PMBOK v5. Se lermos despreocupadamente, veremos como os processos são óbvios e correspondem exatamente ao trabalho que fazemos num projeto, mas quando temos uma prova de certificação as coisas parecem se complicar pela necessidade de lembrar sua ordem.

mapa de processos pmbok5 a

(clique aqui para baixar o mapa completo)

Similaridades nos processos do PMBOK

1 – A primeira similaridade é que o PMBOK segue o princípio do PMC (Planejamento, Monitoramento e Controle), ou seja, todas as atividades devem ser planejadas, controladas e monitoradas para que se tenha o projeto sob controle.

2 – Só duas áreas possuem processos de Iniciação: Integração (Desenvolver o Termo de Abertura) e Partes Interessadas (Identificar as Partes Interessadas)

3 – Só duas áreas que possuem processos de Encerramento: Integração (Encerrar o projeto ou fase) e Aquisições (Encerrar as aquisições), afinal, não dá para “encerrar as partes interessadas”.

4- Recursos humanos não podem ser controlados por controle remoto, por isso a área de RH não possui processos de monitoramento e controle. Todos os demais possuem processos “Controlar”.

5 – Todas as áreas de conhecimento possuem um Plano de Gerenciamento, isso acontece porque o gerente de projetos precisa especificar COMO cada área será gerenciada através dos planos de gerenciamento.

6 – Qualidade, Aquisições, Comunicações e Partes Interessadas têm processos com nomes parecidos: Planejar, Gerenciar e Controlar.

7 – Os processos da área de Integração descrevem o ciclo de gerenciamento de um projeto

gerenciamento da integracao - diagrama de processos facilitado

8 – Os processos de planejamento do escopo mostram um passo a passo:
gerenciamento do escopo - diagrama de processos facilitado

Além do passo a passo para construir um escopo bem delimitado, existe também a Validação com o cliente para ver se as entregas atendem às suas necessidades e o Controle, que verifica se o escopo está sendo cumprido conforme o planejado.

9 – Os processos de planejamento do tempo também mostram um passo a passo:

gerenciamento do tempo - diagrama de processos facilitado

Ora, nada mais lógico que definir as atividades, sequenciá-las, estimar recursos (humanos e materiais), estimar a duração e depois juntar tudo isso num cronograma. Ah! E é claro,depois controlar as variações de previsto x realizado.

10 – Os processos de gerenciamento de riscos também mostram um passo a passo:
gerenciamento dos riscos - diagrama de processos facilitado
Primeiro identificamos os riscos, depois analisamos a probabilidade e impacto, podemos fazer uma análise quantitativa para riscos mais prioritário, planejamos o que fazer a respeito deles (planejar respostas aos riscos) e, por fim, controlamos.

Com essas dicas, apenas a área de Recursos Humanos vai lhe dar algum trabalho para decorar. Ainda assim, com algum estudo, você logo lembrará que é preciso designar (nomeá-las), desenvolver (liderar e motivar) e gerenciar (acompanhar seu trabalho, conflitos etc) as pessoas do projeto.

Sugestões para novas similaridades são bem-vindas.

Espero ter ajudado!

Eli Rodrigues

Publicado por: Eli Rodrigues