Dicas sobre a resolução da prova do PMP

Dicas sobre a resolução da prova do PMP

Muita gente tem perguntado sobre a prova do PMP, quanto tempo dura, que tipo de questões aparecem, como estudar e como resolver a prova. Neste post vou apresentar alguns detalhes sobre a resolução da prova.

Por se tratar de uma prova extensa, com 200 questões e 4 horas de duração, é preciso planejar como respondê-la com segurança antes que o tempo acabe. A média é de 1 minuto e 12 segundos para cada questão, algumas tem textos grandes, pegadinhas, requerem cálculos, diagramas e outras são mais simples e objetivas.

Para ter um bom desempenho na prova, é preciso definir tática, bloco e ritmo.

  • Na tática defina se você começará a responder pelas mais “fáceis” ou pelas mais “difíceis”, à sua preferência. Ou que áreas de conhecimento fará primeiro (ou por último).
  • Se você tentar responder a prova inteira e só depois voltar para revisar, existe boa chance de o tempo acabar e você ter que “chutar” todas as respostas. Isso é o bloco, definir a cada quantas questões você voltará para revisar.
  • ritmo é baseado no bloco, quanto tempo você precisa para responder x questões? Ex: Se for um bloco de 50 questões, você precisará ter respondido e revisado as questões (do bloco) em até 1 hora.

Ao final dessa definição você sairá com uma estratégia definida, por exemplo:

  • Vou começar a responder as mais fáceis e marcar as mais trabalhosas para revisão;
  • Meu bloco será de 50 questões;
  • O ritmo de 1h (vou revisar tudo a cada 1h).

Desse modo você conseguirá ter um maior índice de acertos na prova, pratique bastante sua estratégia e boa sorte!

Eli Rodrigues

Publicado por: Eli Rodrigues