Por que tirar a certificação PMP no meio da crise?

Por que tirar a certificação PMP no meio da crise?

Mais uma vez, a crise assola nosso país com os fantasmas da inflação e do desemprego. Em períodos como esse, a primeira coisa que as empresas fazem é reduzir os investimentos em treinamento e os profissionais, temerosos de perder os empregos, fazem o mesmo.

Mas em termos práticos, será a melhor solução? Para responder essa pergunta, resolvi separar em duas perspectivas: da empresa e do profissional.

Na perspectiva da empresa

No meio de uma crise, o que uma empresa mais deseja obter é o aumento da produtividade e para aumenta-la, financeiramente falando, há apenas dois caminhos possíveis: Aumentar as receitas ou reduzir os custos.

Para aumentar as receitas, além do esforço comercial, é preciso entregar mais projetos ou, em outras palavras, produzir mais. Deste modo, a empresa que fizer mais projetos, diretamente falando, terá mais “notas fiscais para faturar” e, com isso, terá mais chances de prevalecer.

O gerenciamento de projetos é um conjunto de técnicas e ferramentas que orientam a execução de projetos de forma cadenciada. “Não é feitiçaria”, quem se organiza melhor, consegue fazer mais coisas e dar melhores resultados.

Já no caminho da redução de custos, é preciso otimizar prazos, manter os custos sob controle e os riscos bem gerenciados, para que nenhuma surpresa aumente prazos e custos.

No livro “21 erros clássicos da gestão de projetos”, ressalto enfaticamente como o mau entendimento das necessidades do cliente podem transformar um projeto de 1 mês de duração, num “monstrengo” que dura 3, 4, 6 meses. Da mesma forma, apresento como a insatisfação de um cliente pode fazê-lo nunca mais voltar, o que fatalmente reduzirá as receitas.

É notório, voltamos a comprar apenas das empresas que nos atendem bem, que entregam o que prometem, que demonstram capacidade de gestão adequada e custos controlados. Ninguém gosta de chegar ao final do projeto e receber uma conta adicional!

Na perspectiva do profissional

Vamos lá! As coisas estão difíceis para todo mundo. Os “chefes”, cedo ou tarde, podem precisar escolher quem vai ficar e quem vai sair. É um terrível “big brother” que pode te deixar sem renda a qualquer momento, uma grande tensão.

Mas pense comigo, dentre as opções disponíveis, quem é mais cotado para ficar? O profissional que entrega resultados concretos.

Tenho ciência de que nem sempre as coisas são tão justas assim e que, infelizmente, muitas vezes os escolhidos são os “preferidos”. Mas não podemos resolver todos os problemas do mundo, não é? Então vamos focar em aumentar nossas chances de sucesso, “apertar o cinto” e fazer o melhor possível.

Se você já estiver desempregado, em primeiro lugar, lamento pela sua luta. Já passei por ela algumas vezes e posso contar meu depoimento: Nos processos seletivos que virão, as empresas procurarão os melhores profissionais (pelo menos custo possível) e a certificação PMP, somada às habilidades técnicas, aumentam muito as chances de vencer a disputa pela recolocação.

Ouço muita gente questionando a validade da certificação, mas geralmente são apenas pessoas que não conseguiram se dedicar aos estudos e passar na prova, dissidentes. Tenho PMP desde 2007 e posso lhe assegurar, ela me trouxe novas competências, maior acreditação profissional (empregabilidade) e melhores salários.

Então para que serve a certificação PMP?

A certificação PMP é uma avaliação que reúne questões processuais, técnicas e situacionais.

As questões técnicas ajudarão a entender a ordem das coisas, o que fazer primeiro, porque fazer etc. As questões técnicas vão muni-lo de ferramentas como negociação, resolução de conflitos, técnicas de motivação, comunicação, liderança etc. E as questões situacionais, que são minhas preferidas, vão ajudar a simular em situações reais de projetos, para descobrir como se comportar nelas, antes que aconteçam.  Ou seja, o PMP é o “karatê” da gestão de projetos, é o treino que traz os bons resultados.

Para se inscrever na prova é preciso comprovar 4.500 horas de trabalho em projetos, fazer um treinamento preparatório e conhecer todos os grupos de processo, áreas de conhecimento, técnicas e ferramentas do PMBOK®. Diz aí se isso não é um grande passo na sua carreira?

Passar na prova não será um problema se você estudar direitinho, por isso, é preciso fazer do “jeito certo”. Para isso, vai ser necessário motivação, técnicas de concentração, memorização e muitos exercícios, que faremos juntos.

Na Dinamus Treinamentos, fazemos isso há 5 anos com um alto índice de aprovação, graças ao nosso método didático que tem bases na motivação dos alunos, na preparação, no esforço individual e na concentração. Tudo começa no pensamento: “vou passar!”.

Nossos alunos recebem todo suporte na inscrição da prova, nos estudos e na resolução de dúvidas, sem restrições. Mas acima de tudo, “estudaremos para aprender”, não apenas para obter o certificado.  Serão quatro dias de muita troca de experiências, de estudos e simulações da prova.

Se ainda assim você tiver dúvidas, vou lhe contar um segredinho: Antes da prova, vamos dizer se você está pronto para “passar de faixa”, não se preocupe.

Dito isto, quero convidá-lo a conhecer nosso portfólio de treinamentos e preparar-se para a batalha. Estarei lá pessoalmente, com todo material de apoio para lhe ajudar a vencer mais esse desafio na carreira.

Se quiser ler mais sobre a certificação PMP, clique aqui e veja dezenas de posts sobre a certificação.

Um grande abraço,

Eli Rodrigues

Publicado por: Eli Rodrigues