Técnicas de análise de viabilidade de projetos

Técnicas de análise de viabilidade de projetos

O ponto mais importante depois do planejamento estratégico é definir quais projetos serão realizados pela empresa, o que chamamos de Portfólio. Nele, a empresa decide que apostas fará com seus produtos e serviços para alcançar seu espaço no mercado.

Técnicas de Análise de Viabilidade de Projetos

Existem diversas formas de fazer a Análise de Viabilidade de um projeto e, tendo realizado a avaliação de alinhamento estratégico, restam as técnicas comparativas, matemáticas e econômicas de fazer.

Nesta série, vou apresentar todas as formas citadas no PMBOK, explicar como calcular através de exemplos e como fazer as análises efetivamente.

Por que fazer análises de viabilidade?

Toda empresa realiza projetos internos, seja o acréscimo de uma linha de produção, a reforma de uma loja, construção de um produto etc.

Para fazer seus projetos, a empresa conta com um orçamento, ou seja, com algum dinheiro que foi disponibilizado pela diretoria. Acontece que esse dinheiro é bastante disputado, afinal, TODAS as iniciativas (leia-se projetos) da empresa vão disputar pelo mesmo valor.

As empresas mais organizadas fazem a seleção do portfólio de projetos no finalzinho do ano, assim iniciam o próximo ano já com tudo definido. Para escolher quais projetos serão executados são utilizadas as técnicas citadas, como forma de quantificá-los e tornar a decisão mais justa.

Espero ter ajudado!

Eli Rodrigues

Veja todas: Custo Benefício | Payback | ROI | Valor Presente | Valor Futuro | Valor presente líquido | Taxa Interna de retorno

 

Publicado por: Eli Rodrigues