40 lições aprendidas em gerenciamento de projetos

40 lições aprendidas em gerenciamento de projetos

40 licoes aprendidas

Recentemente descobri um livro muito bacana chamado “Lessons Learned: 40 lições aprendidas em gerenciamento de projetos”. Ele tem um conteúdo suave focado em lições aprendidas de um montão de gerentes de projetos pelo Brasil.

O livro é estruturado com frases típicas, lembrando um pouco o livro “21 erros clássicos da gestão de projetos“, mas também registra perspectivas positivas, erros e acertos de projetos por todo o Brasil.

No X Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos (em Recife), conheci um dos autores, o Anderson Godzikowski e trocamos várias ideias e informações sobre a importância da coleta das lições aprendidas, além de métodos para armazenamento e compartilhamento das coletas.

IMG-20150617-WA0023

O que mais gostei do livro é que ele tem um quadro ao final de cada lição que facilita o entendimento e fixação. Gostei também da variedade das lições, que englobam todas as áreas de conhecimento do PMBOK, o que é muito bem documentado no livro.

Recomendo a leitura aos gerentes de projetos que estão iniciando, para que adquiram experiências novas (sem ter que vivê-las) e também aos experientes para que relembrem de algumas experiências que já viveram e principalmente, que esqueceram de catalogar!

Para acessar mais informações sobre o livro, clique aqui.

Um grande abraço a todos,

Eli Rodrigues

Publicado por: Eli Rodrigues