Decorando os 4 tipos básicos de estimativa

Decorando os 4 tipos básicos de estimativa

Oi pessoal,

Uma coisa que aprecio no trabalho de instrutor é conseguir coletar os principais pontos de dificuldades dos alunos e propor uma soluções simples, que os ajudem a alcançar seus objetivos. No último post, falei sobre Análise de Sensibilidade utilizando games e neste quero falar sobre as 4 técnicas de estimativas citadas no PMBOK e como gosto de ensiná-las.

Lembre-se que as estimativas podem ser realizadas tanto para o projeto inteiro (top-down) quanto para cada pacote de trabalho (bottom-up). Quando considerar fazer por pacote de trabalho, nada lhe impede de fazer por atividade ou por entrega. Embora a base seja a EAP (Estrutura Analítica do Projeto), também se pode fazer estimativas na Lista de Atividades.

É importante frisar que estas técnicas de estimativa são citadas tanto no capítulo de Gerenciamento do Tempo quanto de Custos.São elas:

opiniaoespecializada

Considero esta a primeira técnica, pois é realizada por UM especialista. É um “cara” que se baseia na sua experiência profissional para estimar quanto tempo vai levar e/ou quanto custará um pacote de trabalho.

_ João, quanto tempo leva para fazer uma parede?

_ 2 dias com revestimento e massa corrida.

Observe que o especialista tomará PREMISSAS para embasar seu cenário de estimativa. No mundo real é imprescindível que ele documente isso, já para a prova é irrelevante.

analoga

 

A análoga vai comprar “projetos similares” para verificar se as estimativas podem ser reaproveitadas. Se puderem, com novas premissas ou não, simplesmente são “copiadas”.

Por exemplo: A empresa X implantou um pacote de software de prateleira na tesouraria da empresa D, que trabalha no ramo de confecções. A empresa X agora irá implantar o mesmo sistema na empresa G, que trabalha no mesmo ramo e tem uma quantidade compatível de funcionários, fornecedores e clientes. Pode-se usar a mesma estimativa? Sim!

Lembre-se que a Análoga é um tipo de Opinião de Especialista. Essa pegadinha cai na prova.

3pontos

 

A estimativa de 3 pontos considera 3 opiniões: Otimista, Pessimista e Mais Provável. Logo, precisa de várias pessoas ou de uma pessoa considerando 3 cenários (o PMBOK não define). Nesta técnica se utiliza a fórmula de PERT, que é:

PERT=( P+O+4MP ) / 6  —- Considere MP como  “Mais provável”. 

A partir desses valores é possível calcular o DESVIO PADRÃO de todo o caminho crítico do projet,o e com isso determinar a probabilidade do projeto terminar numa determinada data.

Para mais detalhes consulte o post: Usando o PERT para algo realmente útil

parametrica

Na paramétrica, a empresa coleta dados unitários de seus projetos para calcular matematicamente diferentes cenários (regras de três na verdade). Por exemplo: A empresa “Constroi Tudo” leva 2 dias para construir 1 metro quadrado de uma casa comum. Quanto tempo levará para construir uma casa de 100 metros quadrados? 200 dias.

A construção dessa média e a coleta das considerações para usar a unidade escolhida (metro quadrado, ponto por função, ponto por casos de uso etc) não são triviais. É preciso desenvolver um projeto para estabelecimento de uma base histórica de dados. Para a prova lembre apenas do conceito, os pormenores de implantação não caem.

É isso. Boa sorte!

Eli Rodrigues

 

Publicado por: Eli Rodrigues