Como estruturar um PMO – Lucro 1/4

Como estruturar um PMO – Lucro 1/4

O que é Lucro?

A grande maioria das empresas visa o lucro, que é a remuneração sobre o capital,  este é o grande princípio do capitalismo, fazer o dinheiro trabalhar. Para isso são produzidos bens e serviços que são comercializados de acordo com as condições de mercado e quanto mais barato custam mais lucro geram.

LUCRO s. m.

Vantagens ou interesses que se tiram de uma operação qualquer, comercial, industrial etc.; ganho proveniente de qualquer especulação depois de descontadas as despesas; ganho líquido.

Ganho gratuito ou que se obteve sem trabalho.

Proveito, utilidade, vantagem.

De forma simples, pode-se dizer que o Lucro é a subtração do Preço pelo Custo (Lucro = Preço – Custos), é por isso que os gestores de projetos são tão pressionados para controlar custos. O curioso é como nos esquecemos de olhar o Preço, que é o componente onde mais se pode influenciar o Lucro. A formação de preço não é trivial e depende de decisões sobre posicionamento, segmentação de mercado e também de vários fatores como:

  • Oferta x Demanda (e.g. Concorrência e produtos substitutos).
  • Condições Econômicas (e.g. Poder de compra do consumidor, disponibilidade de crédito e especulações)
  • Ambientais (e.g.. Condições climáticas, doenças e receios)
  • Sociais (e.g.. Modismos, novidades e comportamento)
  • Políticos (e.g.. Incentivos fiscais, políticas de desenvolvimento e direcionamento econômico do governo)
  • Psicológicos (e.g. Percepção de valor, status e exigências)
  • Tecnológicos (e.g. Novas tecnologias, interfaces e paradigmas)

Toda empresa deve ter os olhos “na rua”, observar clientes e concorrentes, pensar em serviços agregados, diferenciação, manter-se em constante evolução processual e tecnológica e não apenas olhar para Custos.

O que o PMO tem a ver com Lucro?

O PMO tem a visão geral dos projetos e por isso, pode influenciar efetivamente a competitividade do negócio, mantendo-se (pelo menos) eficiente, mas principalmente sendo eficaz.

Ele pode não apenas executar projetos, mas observar oportunidades de negócio, levantar características e demandas do cliente, vantagens competitivas do produto/serviço, encontrar oportunidades de preço mais elevado (diferenciação), além de oferecer dados históricos para estimativas mais acuradas (de tempo e custo) para os próximos projetos.

Para que isso ocorra, é fundamental a participação do marketing e do comitê executivo para ajudar o líder de PMO a entender como estruturar os processos da empresa, que “radares” deve manter ligados e com que foco acompanhar os projetos. Toda a organização deve se mover na mesma direção.

Material relacionado:

  • Slides de trabalho de pós sobre “Precificação em firmas de prestação de serviços” (artigo da FGV) – Link
  • Como precificar bem um produto? Link
Publicado por: Eli Rodrigues