Capítulo 1 – Introdução e benefícios

Para começar, é importante saber um pouco sobre o que é gestão de projetos, para que serve, como a empresa se beneficia com isso e como você deve fazer para se tornar um gerente de projetos.

Capítulo 2 – O Plano de Projeto

Em seguida, vamos abordar algumas ferramentas básicas, necessárias para você “saber o que fazer” quando pegar um projeto.

Agora que você já sabe estruturar um projeto usando a EAP e consegue montar uma lista de tarefas num plano de ação, chegou a hora de juntar isso tudo num Plano de Projeto, documento que será sua bíblia durante toda a execução do projeto. Também disponibilizei um case didático chamado “Rock in Sumaré”, para ajudar a consolidar o conhecimento.

Capítulo 3 – Sobre cronogramas

Antes de falar de cronograma, precisamos definir O QUE vamos fazer, isso se faz através do Escopo. O planejamento do escopo se dá através de um conjunto de ferramentas (sim, uma delas é a EAP – Estrutura Analítica do Projeto), conheça um pouco sobre como gerenciar o escopo e veja também alguns exemplos.

Como muitas empresas fazem questão de ver o cronograma logo no início do projeto, vamos correr para essa etapa logo abaixo.

Se quiser saber mais sobre cronogramas, consulte a série completa sobre “Como fazer um Cronograma“, disponível aqui no blog.

Capítulo 4 – Comunicando o Projeto

Não basta fazer um plano e esperar que as coisas aconteçam sozinhas, é preciso monitorar o projeto e isso é comunicação. Conversar com todas as partes interessadas para capturar suas expectativas, montar um plano de ação ou cronograma, criar o plano do projeto, fazer reuniões de acompanhamento e reportar os status, é isso que vamos ver agora.

Capítulo 5 – Guias

E por fim, para você imprimir e colar nas paredes do seu trabalho, dois guias que mostram todos os detalhes a observar no Planejamento e no Monitoramento de um projeto.