Cerimônias e papéis do Scrum: Quem faz o que e quando

Cerimônias e papéis do Scrum: Quem faz o que e quando

Nos projetos em que tenho atuado com Scrum, tenho visto frequentes confusões sobre as responsabilidades de cada papel e sobre o tempo em que devem atuar.

São product owners que não escrevem as estórias de usuário e não determinam a prioridade de negócio, times que não contam story points e scrum masters sem visão do prazo do projeto. Não bastasse isso, tenho visto implantações confusas em que os pilares do Scrum não são observados.

Tudo isso leva as iniciativas a “morrerem na praia” e causa descrenças sobre a filosofia ágil que poderiam ser evitadas se o entendimento ficasse mais claro. Por isso, no intuito de resumir as responsabilidades e o tempo em que as tarefas devem ser executadas, construí dois infográficos que facilitarão a lembrança e, por consequência, a execução dos projetos Scrum.

Responsabilidades – Quem faz o que?

A imagem abaixo, você poderá encontrar as principais etapas de um projeto Scrum e os papéis do product owner (PO), scrum master (SM) e do time.

Responsabilidades do Scrum v3

Para cada etapa, foram separados “momentos” na intenção de demonstrar que existe um overlap no tempo de execução, que espero clarear no tópico seguinte.

Responsabilidades – Quando?

O  próximo infográfico (gantt-like) mostra onde há sequenciamento e onde há paralelismo nas cerimônias (rotinas) do projeto.

Responsabilidades do Scrum - Timeline v2

Quer saber mais sobre Scrum? Acesse o link e leia todos os artigos do site.

Eli Rodrigues

Publicado por: Eli Rodrigues