Este post faz parte da série “O basicão da Liderança

Leia o capítulo anterior: Formação de equipes


Personalidade, Caráter e Temperamento

Como dizia o Shrek: “As pessoas são como cebolas. Possui muitas camadas!”

Personalidade – Vem da palavra latina persona, usada para  identificar atores na Grécia antiga. É sua identidade em relação ao que os outros pensam a seu respeito, que muitas vezes não representa o que você é.

Caráter – Vem de um verbo grego que significa Gravar. É tudo aquilo que você é na sua intimidade e ninguém sabe. São atitudes repetidas diariamente que determinam e moldam o caráter.

Temperamento – É o “tempero” de cada um, aponta preferencias, gostos e disposições. Os tipos de temperamento são: Sanguineo, Colérico, Fleumático e Melancólico. (Faça o teste)

Existem  modelos e testes para classificação de personalidades e temperamentos. Os dois modelos mais conhecidos de classificação de personalidades são MBTI e Dominância Cerebral. (Baixe o teste)

Dominância Cerebral, separa as pessoas de acordo com as áreas do cérebro, classificando-as como analíticas (A), controladoras (B), relacionais (C) e Experimentais (D). Uma mesma pessoa pode ter os 4 quadrantes desenvolvidos, mas sempre há um predominante.

Já o MBTI mapeia tipos psicológicos. A ídéia é que os indivíduos acham certas maneiras de pensar e agir mais fáceis que as outras. Este método avalia 4 dicotomias:

Extroversão Introversão
Sensorial iNtuição
Razão (‘T’hinking) Emoção (‘F’eeling)
Julgamento Percepção (‘P’erceiving)

(Fonte: Wikipedia)

Leia o próximo capítulo: Teorias da Motivação