Este post faz parte da Série – Como fazer um Cronograma.


Neste post disponibilizo um Tutorial para “Montar um cronograma integrado no MS-Project”, com esta integração pode-se ver vários sub-projetos em um único cronograma.

Situações em que vale a pena integrar cronogramas são:

  • Projetos com múltiplos fornecedores
  • Projetos com vários gerentes de projeto
  • Projetos com times dispersos

Abaixo apresento o passo-a-passo para fazer a integração:

1. Cenário Inicial
Para fazer o tutorial foram criados 3 projetos: Projeto1, Projeto2 e ProjetoGeral.Os Projetos1 e Projeto2 possuem 5 atividades cada. Na versão inicial, o Projeto1 inicia no dia 21/03 (a data está no padrão EUA) e o Projeto2 inicia no dia 24/03 – três dias de diferença nas datas planejadas para início.O ProjetoGERAL foi criado como sendo o “Capstone Plan”, o Plano macro. Ele é que será utilizado para gerar métricas dos projetos e para geração de Relatórios de Status. Nesta simulação foram incluídos 3 marcos: Inicio das atividades, Fim do Projeto1 e Fim do Projeto2.

(Figura 1 – Projeto1 na versão sem integração)

(Figura 2 – Projeto2 na versão sem integração)

(Figura 3 – ProjetoGERAL na versão sem integração)

2. Como adicionar os Arquivos
Primeiro precisa-se adicionar links dos Projetos1 e Projeto2 dentro do ProjetoGeral. Para adicionar o Link, clique no menu “INSERT”, em seguida “PROJECT” (Figura 4) e Selecione os arquivos (Figura 5 e Figura 6).

(Figura 4 – Menu para adicionar link entre os arquivos de cronograma)

(Figura 5 – Selecionando os arquivos)

O resultado final será o ProjetoGeral com os dois sub-projetos adicionados conforme a Figura 6 abaixo.

(Figura 6 – Resultado da adição dos arquivos)

3. Integração dos Projetos
Para integrar os projetos, basta adicionar uma atividade como predecessora.No exemplo abaixo, a atividade de número 3 do ProjetoGeral foi adicionada como predecessora no Projeto1 e Projeto2. Isto significa que: No ProjetoGeral existe um MILESTONE chamado “Início das atividades”. Somente após a data definida neste MILESTONE as atividades terão inicio no projeto integrado.

(Figura 7 – Milestone entre sub-projetos / Capstone plan)

Para completar o planejamento integrado do ProjetoGeral, acrescentaram-se links que informem as datas de completude das atividades no Projeto1 e Projeto2, conforme a Figura 8.

Note que após pressionar a tecla ENTER, o MS-Project faz o link para o arquivo .mpp do sub-projeto (no exemplo:  “C:Documments and Settings”)

(Figura 8 – Integração de Milestone e arquivo físico)

Pronto! Agora é só acompanhar o projeto – O projeto já está integrado. Quando houver alterações nos sub-projetos, desde que estejam todos na mesma pasta, o ProjetoGeral será atualizado automaticamente. Fica bem mais fácil de gerenciar, reportar e gerar métricas. Bom uso!(Figura 9 – Projeto Integrado pronto para monitorar)

Se você procura um treinamento completo, acesse meu treinamentos online de MS-Project,  é o mais completo do mercado, com 5 horas de vídeo-aulas abordando conceitos e guias de como fazer.

Eli Rodrigues

There are 5 comments for this article
  1. Anônimo at 16:10

    Olá. Estou começando a trabalhar com o Project agora. Apesar disso, estava buscando uma forma de integrar os vários projetos dos meus gerentes em um tipo de cronograma macro. Seu tutorial foi PERFEITO ! Vou até começar a ler as primeiras partes para ter um maior domínio da ferramenta e das metodologias. Muito obrigado !

  2. Hudson at 16:55

    Eli, obrigado por me responder, mas estes exemplos que vc passou, são com datas posteriores, eu não posso fazer assim, eu queria manter as datas iniciais, quando eu integro um projeto a outro, o project altera a data, colocando uma data de início depois da data final do projeto a qual eu integrei, eu queria começar todos com a mesma data, ou com uma data próxima a de início do 1º projeto, tem como?

    • Eli Rodrigues at 13:07

      Sim, você pode serar a data inicial de cada um dos projetos no Menu Projeto. Ou pode colocar a primeira atividade tendo como predecessora o projeto master (que agrega os demais).
      Em todo caso, como seu projeto é grande e complexo, mas muito interdependente, sugiro que use um mpp único.

  3. Eliane Siqueira at 15:17

    Eli, tenho em um arquivo project vários projetos e preciso criar um link de apenas um projeto destes no arquivo pwer point. Como faço?

  4. rosi at 19:44

    Eli meu projeto eh muito grande, posso elaborar o cronograma de TI unico e depois integrar ao master plan….como faco isso…

Deixe seu comentário