Este anexo apresenta um conjunto de perguntas que podem direcionar uma entrevista para o cargo de gerente de projetos. Para mais detalhes leia: “Como contratar um bom gerente de projetos“.


Considere um gerente de projetos pleno (de 3 a 5 anos de experiência) e uma empresa que adotou as técnicas de Gestão de Projetos de forma consolidada. Seguem algumas questões sugeridas:

  1. Trajetória – Como chegou a posição de GP? Conte sua trajetória.
  2. Estatísticas – Quantos projetos já participou? Quais os tipos de projetos? Qual o orçamento médio? Qual o maior orçamento? Qual o número médio de pessoas envolvidas? Qual o maior número de pessoas? etc
  3. Resiliência – Conte o case de dois projetos, um mal-sucedido e outro bem-sucedido
  4. Gestão de RH – Conte como gerenciou um conflito com resultados positivos e outro com resultados negativos. Como avalia os erros que cometeu?
  5. Gestão de tempo – Que modelos de cronograma vc prefere usar? Em que casos? Como define os milestones? como gerencia os deliverables no cronograma? como trata atividades de acompanhamento (plano de ação)?
  6. Gestão de Escopo – Já participou de projetos com muitas mudanças de escopo? Comente sua atuação. Que modelo de EAP/WBS utilizava nesse projeto? Como fez o processo de mudanças? Conseguiu manter a documentação atualizada?
  7. Gestão de Custos – Com que modelo de gestão de custos você se sente mais a vontade? Que outros modelos já trabalhou? Cite um exemplo prático do uso de EVA (Earned Value Management) para solução de um projeto.
  8. Gestão de Comunicação – Cite três dificuldades que enfrentou no processo de comunicação. Como agiu nesses casos?
  9. Gestão de contratos – Cite duas experiências que teve na subcontratação de fornecedores? (escolha uma) Na experiência x, como foi feita a finalização do contrato? Houve mudança de escopo? Qual era o tipo de contrato? Você achou adequado para o escopo de trabalho? Por que? (TM – Time and Material, FP – Fixed Price, CR – Cost Reimbursement)?
  10. Gestão de riscos – Cite uma situação em que a gestão de riscos salvou seu projeto: descrição do risco, impacto previsto, quais as estratégias de mitigação e contingência planejadas e como de fato ocorreu a situação.
  11. Gestão de Qualidade – Em que momento acha que deve ser iniciada a gestão de qualidade em um projeto? Que ferramentas de qualidade você já utilizou em projetos? Comente.

De acordo com as experiências contadas é possível saber o nível de experiência que o candidato realmente tem; o tamanho médio de projetos; que áreas do PMBOK tem mais experiência e afinidade; se tem habilidades de liderança, resiliência, iniciativa, visão sistêmica, organização pessoal, administração do tempo, etc.

Deixe seu comentário