Afinal, o que é “Gestão de Projetos”? Que tipo de “linguagem” é essa? Por que esse assunto virou moda no mundo inteiro? Neste post você vai finalmente descobrir o que é, para que serve, quais os benefícios, projeção de carreira na área e onde adquirir mais conhecimentos.

O que chamamos de “Gestão de projetos” é o ato de utilizar técnicas para organizar ações visando alcançar um fim específico, seja ele qual for!

Pirâmides de Giza

Pirâmides de Giza

Desde as civilizações antigas já se fazia projetos. Alguns exemplos são:

  • a.C., a grande pirâmide de Giza, a Muralha da China;
  • Nos séculos XV a XIX, as catedrais inglesas, o canal Ellesmer, a grande ferrovia do oeste;
  • No século XX, a viagem do homem à Lua, a construção da Disney, o primeiro celular, o pathfinder foi enviado à Marte.
  • No século XXI, o iPhone, internet em nuvem, tablet-pcs e o que mais vier.

Por definição, um Projeto é “um empreendimento temporário realizado de forma progressiva para criar um produto ou serviço único” (PMI) ou simplesmente “a concretização de objetivos específicos” (Kerzner)

Primeiro Projeto

A primeira ferramenta para gerenciamento de um projeto foi o Diagrama de Gantt, criado em 1917 por Henry Gantt, que ilustra a duração das atividades do projeto ao longo do tempo e mostra como se concatenam.

`Míssil Submarino Polaris

A gestão de projetos como conhecemos hoje, no entanto, teve inicio nos anos 1950, quando da realização do projeto Polaris pelo Departamento de Defesa Americano (DoD), tratava-se de um míssil de lançamento submarino.Neste projeto foram criados o CPM (métodos do caminho crítico) e o PERT (Program Evaluation and Review Technique), que adicionaram ferramentas ao processo de gerenciamento de projetos.

Os benefícios da utilização de métodos padronizados para o gerenciamento são vários, desde a definição de linguagem comum que facilita a comparação e a mensuração de projetos até a possibilidade de compartilhar boas práticas entre empresas. Além de facilitar a evolução do conhecimento,

PMI e PMBOK

Em 1969 foi fundado o PMI (Project Management Institute), uma entidade com a missão de difundir o conhecimento das técnicas de gerenciamento de projetos e a profissão do Gerente de Projetos.

Finalmente em 1987 foi lançado o PMBOK (Project Management Body of Knowleadge), que é um guia contendo padrões e as linhas mestras das práticas da Gestão de Projetos, que é atualizado quadrienalmente. O PMBOK é dividido em 10 áreas de conhecimento:

E tem uma estrutura de processo organizada em 5 grupos, que agrega dezenas de processos que vão desde a definição do “termo de abertura” até a “coleta de lições aprendidas”.

  • Iniciação
  • Planejamento
  • Execução
  • Controle
  • Encerramento

Embora haja um processo definido, o nível de detalhe é propositalmente insuficiente para o uso imediato. Isto ocorre para que cada empresa acrescente os detalhes que mais se adeque ao seu negócio.

Projeção de Carreira de Gerente de Projetos

O “Gerente de Projetos” é o profissional treinado nas técnicas e ferramentas de Gestão de projetos, que está apto a planejar e acompanhar projetos, de qualquer porte, desde sua iniciação até o encerramento. Procurando garantir principalmente o atingimento da “restrição tríplice” de Escopo, Prazo e Custo. Mas também observando todas as demais áreas e processos do modelo.

(Chama-se “restrição tríplice”, pois são dependentes entre si, Sempre que há modificação em uma das restrições as demais são impactadas).

O mercado de trabalho para o Gerente de Projetos costuma ser vasto, e permite a atuação nas mais diversas indústrias e áreas de conhecimento, desde projetos de produção de cana de açucar até planos ambientais, por exemplo. Costuma haver variação na demanda por Gerentes de Projetos de acordo com a situação econômica do País.

Mais conhecimentos

O PMI oferece programas de certificação para “garantir” que os profissionais possuem a experiência e o conhecimento necessários para gerenciar projetos. Estas certificações costumam ser um diferencial no mercado de trabalho. Muitas universidades também passaram a oferecer MBAs (Master in Business Administration) específicos em Gestão de Projetos, o que também é considerado um diferencial no mercado.

Bem, este o basicão da Gestão de Projetos. Existe muito mais a ser definido, comentado e discutido e é exatamente este o objetivo deste blog.

 

Eli Rodrigues