Loading...
You are here:  Home  >  Gestão de Projetos  >  Série – Como fazer um Cronograma  >  Parte 3 – Como fazer um cronograma no MS-Project

Parte 3 – Como fazer um cronograma no MS-Project

Este post faz parte da Série – Como fazer um Cronograma.


Agora que você já sabe tudo sobre a utilidade da EAP, podemos partir para o MS-Project. Este primeiro exercício é bem simples e tem o objetivo de mostrar os passos para construção do cronograma. Vamos começar!

Passo 1 – Inserir a EAP

O MS-Project tem uma interface que lembra o Excel e trata, inicialmente, qualquer entrada como uma atividade. Deve-se inserir primeiro o nome do Projeto e abaixo as partes da EAP.

EAP do projeto (por fases)

EAP do projeto (por fases)

Para aninhar as “Fases’ dentro do “Projeto”, utilize a tecla <TAB>.

Passo 2 – Inserir as Atividades

Para inserir as atividades prossiga da mesma forma. Clique na tecla <Insert> e vá adicionando as atividades conforme o exemplo abaixo:

Atividades do Projeto

Atividades do Projeto

Recomendação: Neste primeiro momento, não convém pensar em Duração ou em Recursos, a prática mostra que é mais proveitoso listar as atividades do projeto inteiro antes de planejar de fato suas durações e quem irá executá-las.

Passo 3 – Sequenciar as atividades

Para isso use o campo “Predecessora”. Mas antes de tudo, o que é uma “Predecessora”?

Para calcular o prazo de um projeto é preciso concatenar as atividades umas nas outras. Predecessora é a atividade anterior, àquela a qual a atividade se conecta para gerar a sequência de passos.

Ex: Na sequência de atividades x, y e z. A predecessora de y é x, de z é y.

Agora vamos inserir as Predecessoras deste projeto (Se o campo “Predecessoras” não estiver disponível, clique com o botão direito sobre a barra de título e escolha “Inserir Campo”)

Vá até o campo “Predecessoras”e insira os números correspondentes ao índice da atividade (número que fica na primeira coluna – a “cinza”).

Cada atividade pode ter várias predecessoras, basta inserir os números separados por vírgula.

Atividades Predecessoras

Recomendação: Lembrando que o cronograma é composto de fases e atividades, a prática mostra que inserir a ordem de predecessão na atividade dá maior controle sobre a sequência. Pois a duração da fase é a soma das durações de duas atividades.

Existem mais detalhes para lidar com Predecessoras, que comentarei em posts futuros.

Passo 4 – Definir recursos

Neste passo você irá alocar o recursos nas suas atividades correspondentes. No exemplo abaixo foram definidos dois colaboradores: João e Pedro.

Existem duas formas para atribuir um recurso à uma atividade. A primeira é inserindo diretamente no campo “Nomes dos Recursos”.

A segunda, mais segura, é acessando a “Planilha de Recursos”, através do menu “Exibir > Planilha de Recursos”. E em seguida, usando o list box para selecionar os nomes, conforme a figura abaixo:

Isto evita que você duplique um recurso, por exemplo, chamando um de João outro de Joao, J. da Silva e assim por diante.

Passo 5 – Definir data de Inicio do Projeto

Vá até a opção do menu “Projeto > Informações do Projeto” e insira a data inicial do projeto, no exemplo foi utilizada a data de 1 de agosto de 2011.

Informações do projeto

A data inicial será importante para Definição do Calendário, para calcular os dias não-úteis dentro período real do projeto.

Passo 6 – Definir Calendário

O calendário é essencial para que se chegue a um cronograma realista. Nele você vai inserir:

  • Feriados e pontes
  • Férias e Folgas programadas
  • Períodos de trabalho diferenciados

Os “Períodos de trabalho diferenciados” são usados quando o recurso humano não trabalha o período padrão, que é de 8 horas diárias de segunda a sexta. Às vezes um recurso pode trabalhar apenas 4 horas, ou somente aos sábados. Todas as variações são aceitáveis.

No exemplo, os dois recursos trabalharão 8 horas diárias de segunda a sexta e o dia 3 de agosto de 2011 será feriado.

Para inserir um feriado, siga as ações:

  • Primeiro vá até o menu Ferramentas > Alterar período útil
  • Vá até a aba “Exceções”
  • Insira todas as exceções conforme seu calendário.

Passo 7 – Inserir a Duração/Trabalho das Atividades

Agora vamos inserir a Duração/Trabalho das atividades. Na configuração-padrão, Duração é a quantidade de DIAS úteis que a atividade irá levar e Trabalho é a quantidade de horas.

Quando você insere a Duração, o MS-Project  calcula o Trabalho em Horas (3 dias x 8hs diárias = 24 horas).

Inserindo Duração para calcular o Trabalho

Se você fizer o contrário, colocando o Trabalho, ele calcula a Duração (40 horas / 8hs diárias = 5 dias).

Existem mais detalhes para lidar com Duração x Trabalho, que comentarei em posts futuros.

Passo 8 – Analisar Super-alocação

Analisar a Super-alocação significa observar se algum dos recursos humanos está programado para trabalhar mais do que sua capacidade (em horas). Embora seja uma prática comum em muitas empresas, em um planejamento isso não é recomendável, pois dá uma visão equivocada do prazo alcançável.

Existem duas visões que podem facilitar essa análise. A primeira é o “Gráfico de Recursos”, que você pode acessar pelo menu “Exibir > Gráfico de Recursos”. Nela você consegue visualizar rapidamente a super-alocação pelas barras, que ficam vermelhas, conforme o exemplo abaixo.

Outra visão é o “Uso dos Recursos”, que pode ser acessada através do menu “Exibir > Gráfico de Recursos”. Esta visão mostra dia a dia, quantas horas o recurso está trabalhando em cada atividade. (Particularmente acho bem mais fácil de manipular!)

Uso dos Recursos

Passo 9 – Identificar o caminho crítico

E finalmente, chegamos ao momento principal, que é a Identificação do Caminho Crítico.

Agora vamos a visualização do Caminho Crítico no MS-Project. Vá para a tela do gráfico de Gantt, usando o menu “Exibir > Gráfico de Gantt” e siga os passos abaixo:

Clique no "Assistente de Gráfico de Gantt"

Clique no “Assistente de Gráfico de Gantt”

Escolha a opção "Caminho Crítico" e em seguida "Concluir"

Escolha a opção “Caminho Crítico” e em seguida “Concluir”

Clique em "Formatar"

Clique em “Formatar”

Abaixo o Gráfico de Gantt com o Caminho Crítico pintado com a cor vermelha:

Gráfico de Gantt com o Caminho Crítico

Gráfico de Gantt com o Caminho Crítico

Algumas perguntas comuns sobre caminho crítico:

  • O que é Caminho crítico? É a sequencia de atividades com a maior duração.
  • Pode haver mais de um? Pode!
  • É um problema ter caminho crítico no projeto? Não, todo projeto tem pelo menos um.
  • Quando resolvo o caminho crítico, o que acontece? Surge sempre outro caminho crítico.
  • Para que serve? Serve para que você identifique as atividades que podem atrasar o projeto.
  • Então existem atividades que podem atrasar? Sim, todas as atividades que não estão no caminho crítico possuem alguma “folga”, que significa que podem atrasar alguns dias.
  • Eli, tem exemplos aí? Tenho vários, veja a página de exemplos.

Por enquanto é isso, espero ter ajudado quem nunca montou um cronograma a fazê-lo pela primeira vez,. Continue lendo a série de tutoriais sobre Cronogramas no blog elirodrigues.com e qualquer dúvida, mande um e-mail.

Leia mais na Parte 4 – Como estruturar um cronograma integrado.


81 Comments

  1. [...] de ProjetosIntrodução a Gestão de ProjetosSérie – Como fazer um CronogramaParte 3 – Como fazer um cronograma no MS-ProjectParte 1 – Como fazer um cronograma – IntroduçãoParte 2 – Como estruturar [...]

  2. cesar romero de souza bastos says:

    COMO POSSO ADQUIRIR UM PROGRAMA DO MS.PROJECT, POIS TENHO DIFICULDADES EM ACOMPANHAR, GOSTARIA QUE ALGUEM TIVESSE UMA COPIA PUDESSE ME AJUDAR, POIS EU FAZENDO E REFAZENDO, VAI SER MAIS FÁCIL.MEU E-MAIL :romeroparaquedista@gmail.com, ou mesmo endereço de msn.agradesço muitissimo. pois isto é a minha vida.

  3. nelson says:

    bacana, to estudando através de uma apostila , e esta publicação veio acrescentar mais coisas.

    Também to precisando de um Ms project pronto, para comparar com o que to montando. Tem alguma sugestão???
    Abraços

  4. Tânia Parma says:

    Eli, agradeço as dicas realmente muito úteis. Vou tentar baixar o programa free que você sugeriu acima e tentar montar um Cronograma para um projeto de um parque que envolve várias disciplinas. Abraços, Tânia

  5. Pedro Estevam says:

    Olá Eli Rodrigues,
    Estou fazendo um projeto no Ms project, porém tenho muita dificuldade em entender a duração que o programa calcula. Por exemplo, criei o calendário padrão para o projeto como sendo 8h diárias e criei o calendário para os recursos(estagiários), que por lei não podem trabalhar oito horas diárias, somente 4 h/dia. Porém a duração não está sendo calculada corretamente, ou eu não estou entendendo como o programa esta calculando. Por exemplo:
    Eu coloco a duração da tarefa para ser realizada em 1 dia para o recurso estagiário, com seu respectivo calendário atribuído, porém o project apresenta como 8 horas (trabalho), sendo que ele deveria apresentar o trabalho somente como 4h/dia.Todos os calendários estão atribuídos corretamente.
    Se possível me ajude.
    Att.

  6. Pedro Estevam says:

    Um, como farei isso? Já fui em opções>calculo, mas não achei nada referente a isso.

  7. Anonymous says:

    Prezados, estou querendo me aprofundar no ms – op, porem gostaria de obter a apostila

  8. Pedro Estevam says:

    Olá Eli, td bem?
    Estou realizando um planejamento de execução de uma obra pelo ms project, porém não tenho noção como ter a duração de cada etapa, pois estou partindo do orçamento da obra. Tive a ideia de ir na composição fornecida pelo SINAPI, porém la me informa alguns coeficientes e os recursos utilizados. Se você tiver alguma noção como posso obter a média dessa duração para “jogar” no project, por favor me informe. obrigado pela atenção.

    • Oi Pedro,
      Não sou especialista em engenharia, mas sei que a duração das fases de uma obra depende de vários fatores, como: solo, material, condições climáticas, mão-de-obra, aportes financeiros etc. Verifique se a sua empresa possui uma média por “m2″ (estimativa paramétrica) ou quem sabe de um projeto similar (estimativa análoga).
      Se nada disso for possível, tente coletar os dados de especialistas da área, preferencialmente por fases para dar maior granularidade e permitir que tome decisões.
      Espero ter entendido a pergunta e dado uma sugestão útil. Se não servir, me avise, te encaminharei a um amigo meu especialista em planejamento de obras.
      att
      Eli

  9. Pedro Estevam says:

    Pensei do mesmo modo que você, só que é muito complicado ter essa média de duração, mesmo porque a empresa onde trabalho esta implantando o ms project agora. Se possível mande o contato desse seu amigo, ficarei muito grato. Muito obrigado por ter paciência e sabedoria em me ajudar sempre que preciso. Obrigado mesmo. att.

  10. Pedro,
    Tenho sim, vários. Vou colocar alguns exemplos no blog, mas só em maio. Te envio alguma coisa por e-mail. abs, Eli

  11. Marcio Henrique says:

    Ola Bom Dia Eli, me Chamo Marcio, estou começando agora no ramo de GP, e estou estudando bastante, mas enfim, preciso de um ponto de partida, pra poder me aprofundar mais no assunto, final do ano bem provavelmente estarei tirando minha mcts, mas ateh la tem chao ainda. Bem queria saber de voce, assim, pra quem ta comecando agora, LIVROS para leitura, poderia me indicar algum livro para ler a respeito do assunto, estou lendo “Planejamento e Controle de Obras do Rosaldo Nocêra ” mais sinto que preciso de mais informacao.

  12. Marcio Henrique says:

    Tem algum outro? O Livro possui Enfase em Controle e Gerenciamento de Obras? ou qualquer 1 que escolha aprenderei muita coisa? digo, poder falar que sei oque estou fazendo e poder trabalhar c/ conforto segurança e credibilidade. Gostaria de um Livro de Cabiçeira de cama, pra qualquer tipo de consulta eventual, eu possa ter ele sempre perto e tirar qualquer duvida, por menor que seja, a respeito de gerenciamento.

  13. Marcio Henrique says:

    Mais Voltada ao Project – Quero Trabalhar c/ Gerenciamento e Controle de Projetos.

  14. Marcio Henrique says:

    Eu Procuro, mais voltado a MS-Project, afinal, ele é a base de todos os planejamentos, enfim necessito de um “handbook” pra quando precisar tirar alguma duvida, ou me informar de algum detalhe passado batido, que eu olhe para o livro e que lá venha a ter.

  15. Anonymous says:

    Alguem sabe como se pode imprimir um mapa com a distribuição mensal da mão de obra e equipamentos?

  16. Angela de Oliveira says:

    Oi Eli!
    Fiz o curso da Clarify em 2009 e foi ótimo!
    Agora preciso de uma ajudinha: Gostaria de saber como faço para deixar o campo da data de início ou término em branco…
    Muito obrigada!
    Angela

    • Oi Angela, não faz pergunta difícil!!! rs
      Ainda estou tentando terminar aquela apostila para publicar, mas atualmente to num projeto muito puxado.
      Bem, o único jeito que sei de deixar a data em branco é colocando em ATUALIZAÇÃO MANUAL, já tentou?

  17. Angela de Oliveira says:

    Bom dia Eli!
    Posso imaginar a sua falta de tempo…
    Sim, já tentei Atualização Manual, mas não rolou…
    Acho que a única saída será alterar a cor da fonte para “branco”, pois alguns campos com a data em branco é uma exigência do empreendedor!
    Muito obrigada!
    Abs,
    Angela

  18. Aline Lacerda do Nascimento says:

    Bom dia Eli!
    Estou com uma dúvida quanto a uma maneira de calcular a média de produção na atividade executada.
    No meu projeto, tem uma coluna de produção da atividade e que gostaria de inserir a média de produção realizada naquela atividade. Tentei inserir uma fórmula (Número/Duração Real), a coluna número é equivalente a produção realizada, mas está dando erro na fórmula.
    O que posso ter feito errado? Já fiz outras fórmulas, porém nunca deu erro e agora está dando.
    Pode me orientar?
    Obrigada.
    Aline

    • Oi Aline,
      Me manda um trecho do cronograma por e-mail que te ajudo (contato@elirodrigues.com), fica muito dificil saber o erro sem ver o arquivo.
      Eli

  19. Katia Alves says:

    Bom dia, Eli.

    Preciso prepar um cronograma de atividades desenvolvidas para fisioterâpeutas, contendo como por ex.: horário, tipos de ocorrências, local, tempo e etc, não tenho tempo hábil para confecção do mesmo, teria como vc me ajudar a localizar um que esteja pronto ou q se aproxime do meu objetivo.

    Abs,

    Katia Alves

    • Bom dia,
      Se bem entendi, você está procurando uma espécie de “cardápio de serviços” de fisioterapia, né? Infelizmente não tenho, trabalho apenas com cronogramas voltados a projetos.

  20. rubetânia gomes says:

    Bom dia, sou marinheira de primeira viagem, estou na primeira etapa de estágia e não sei bem como montar um cronograma,quero mais detales a respito.emeil.jasminyrubetania@hotmail.com

  21. Samyr Abdo says:

    Parabéns…Excelente artigo…
    Sucesso Eli…
    Obrigado por compartilhar conhecimento.

  22. jaildes lima says:

    MUITO BOM GOSTEI DAS ESPLICAÇÕES APRENDIR MUITO APESAR QUE NO MEU CASO E APENAS UMA SIMPLES TABELA DE CULTOS EM 3 IGREJAS MAS FOI BEM INFORMATIVO PRA MIM GOSTARIA DE MAS SUGESTÕES OK?.

  23. Eli,

    A página de exercícios está apresentando mensagem de não encontrado. Pode verificar ?

  24. rodrigootoni says:

    Eli, está apresentando msg de error página não encontrado

    http://elirodrigues.com/material/exercicios/

  25. Jose says:

    Como associar 2 recursos com trabalho ( duas pessoas) com duração de trabalho diferentes, em uma atividade do MS-Project 2010? Exemplo, 1 engenheiro Sr. trabalhando 2 horas e um engenheiro projetista trabalhando 4 horas, numa atividade ?

  26. Wellem de Sousa Marques says:

    Eli Boa Noite.
    Eu planejo na areá de grandes paradas de equipamentos que é envolvida na areá de manutenção…Quero que vc mi envie passo-a-passo de serviços civis pois quero me aprofundar tambem nesse ramo. Se vc tiver me envia p/ meu email. wellem08@hotmail.com

  27. Márcia says:

    Caro Eli Rodrigues,muito obrigada pelas suas dicas,têm sido deveras úteis!
    Entretanto estou a elaborar um projecto (na faculdade), em que temos que utilizar o Microsoft Project e estou com algumas dúvidas,será que pode entrar em contacto comigo ? A sua ajuda seria uma mais-valia para a realização do trabalho. Cumprimentos Márcia

  28. Saulo Maciel says:

    Excelente série de posts! Parabéns pelo belo trabalho, Eli!

    Abs,

    Saulo Maciel

  29. Josilene says:

    O Ms Project ou o open-project sempre trabalha com dias úteis? E se eu quiser usar a informação em dias corridos é possível?

    • Procure a opção “Alterar Período de Trabalho”, lá você poderá configurar o calendário da forma que desejar, até com trabalho 24hs se quiser.

  30. José Neves says:

    Boa noite,
    Num estudo que estou a elaborar, deparei-me com a necessidade de ter o conhecimento das durações dos vários “caminhos” (encadeamento de tarefas) além do caminho critico. Isto é, um planeamento é constituido por várias ligações, sendo que a que estipula a duração do projeto é a soma das durações do caminho(s) critico(s). Ora, o que gostava de saber é se existe algum relatório no MSProject que me forneça as durações parciais do conjunto de encadeamentos de tarefas.
    Obrigado.
    José Neves

  31. Anonymous says:

    Olá Eli, boa tarde!
    Gostaria de uma ajuda sua com o Project.
    Por ex., tenho uma atividade X com duração de 4 dias. Porém, a empresa não trabalha nos finais de semana, sendo assim, se a atividade começar na quinta, terminará apenas na terça da outra semana.
    Dessa forma, a atividade foi feita utilizando 4 dias, mas, em dias corridos, a atividade se concretizou em 6 dias.
    Gostaria de saber se há alguma forma de trabalhar na qual a duração da atividade se modifique automaticamente dependendo do dia em que ela for programada para se iniciar. Por ex., se eu colocar a atividade iniciando na quinta, ela automaticamente será programada ate a terça. Mas se a atividade cair na segunda, ela será programa só ate quinta, da mesma semana.
    Isso porque os meus projetos são entregues contabilizando dias corridos. Mas na verdade os finais de semana não são dias trabalhados. Dessa forma, programo minhas atividades com as durações reais, mas já sei que o projeto vai atrasar, uma vez que a linha de base conta os finais de semana como dias trabalhados.
    Há uma solução p/ esse problema.
    Desde já, muito obrigada!

  32. Anonymous says:

    Olá Eli, boa tarde! Gostaria de uma ajuda com o Project.
    Por ex., tenho uma atividade X com duração de 4 dias. Porém, a empresa não trabalha nos finais de semana, sendo assim, se a atividade começar na quinta, terminará apenas na terça da outra semana.
    Dessa forma, a atividade foi feita utilizando 4 dias, mas, em dias corridos, a atividade se concretizou em 6 dias.
    Gostaria de saber se há alguma forma de trabalhar na qual a duração da atividade se modifique automaticamente dependendo do dia em que ela for programada para se iniciar. Por ex., se eu colocar a atividade iniciando na quinta, ela automaticamente será programada ate a terça. Mas se a atividade cair na segunda, ela será programa só ate quinta, da mesma semana.
    Isso porque os meus projetos são entregues contabilizando dias corridos. Mas na verdade os finais de semana não são dias trabalhados. Dessa forma, programo minhas atividades com as durações reais, mas já sei que o projeto vai atrasar, uma vez que a linha de base conta os finais de semana como dias trabalhados.
    Desde já agradecida.

  33. Olá Eli, boa tarde! Gostaria de uma ajuda.
    Por ex., tenho uma atividade X com duração de 4 dias. Porém, a empresa não trabalha nos finais de semana, sendo assim, se a atividade começar na quinta, terminará apenas na terça da outra semana.
    Dessa forma, a atividade foi feita utilizando 4 dias, mas, em dias corridos, a atividade se concretizou em 6 dias.
    Gostaria de saber se há alguma forma de trabalhar na qual a duração da atividade se modifique automaticamente dependendo do dia em que ela for programada para se iniciar. Por ex., se eu colocar a atividade iniciando na quinta, ela automaticamente será programada ate a terça. Mas se a atividade cair na segunda, ela será programa só ate quinta, da mesma semana.
    Isso porque os meus projetos são entregues contabilizando dias corridos. Mas na verdade os finais de semana não são dias trabalhados. Dessa forma, programo minhas atividades com as durações reais, mas já sei que o projeto vai atrasar, uma vez que a linha de base conta os finais de semana como dias trabalhados.
    Agradecida.

    • Dei uma fuçada nas configurações do project e não encontrei nenhum campo que mostre esse dado. Procurei no site da Microsoft, também não encontrei. Tentei criar um campo personalizado, mas ele calcula errado também.

      Então a solução que encontrei foi:
      - Copiar as datas de [start] e [finish] no excel
      - Em uma terceira célula incluir a fórmula = [finish] – [start] + 1

      O +1 serve para que ele considere um intervalo fechado.(incluindo os dia 3 e 16 no seu exemplo)

      Não é a solução mais elegante, mas funciona.

      Se alguém tiver uma solução melhor, peço que poste aqui nos comentários!!

      Espero ter ajudado.

      Eli

  34. Obrigada Eli,
    esse será a solução mesmo.
    Grata pela atenção

  35. Acredito ser essa a solução mesmo.
    Muito grata pela ateção!

  36. Fabiane says:

    Oi Eli…não consigo entender por que minha duração real, quando preenchida diferente do prazo da duração planejada, altera o valor definido na duração planejada?

  37. Fabiane says:

    Bom dia Eli, estou começando a aplicar o MSPROJECT no meu trabalho, mas estou com algumas dificuldades na montagem do planejamento, seria possível você me ajudar?

  38. Felix says:

    Olá, é possivel gerar um projeto de gerenciamento completo de uma empresa de projetos industriais… o dono quer que eu gere uma para cada mes do ano, sendo que dentro dela devera constar como fases especificas cada projeto trabalhado, incluindo custos de HH e custos fixos de materiais utilizados… Estou meio perdido, de por onde começar !

  39. Katiuscia says:

    Eli, no project 2003, para definir uma atividade de dias corridos, eu colocava na duracao dd. Por exemplo: em um calendario padrao se eu quizesse apenas uma atividade de 3 dias corrido colocava ba duracao 3dd ou se eu quizesse que naligacao fosse cpntada em dias corridos tbm. So q no project 201.0 nao estou conseguindo isso. Pode testar

  40. Anonymous says:

    Bom dia teria curso virtual ?

  41. Anonymous says:

    Bom dia Eli muito bom o site,
    Se possível gostaria de fazer uma pergunta, na parte de nivelamento de recursos tenho como fixar um prazo final para o projeto e o project me dizer qual a quantidade de recursos para terminar em um determinado prazo ?
    Desde já agradeço,

    Obrigado,

    Att. Rodrigo

  42. Olá, estou usando o project 2010 e o recurso 24 horas no cronograma, não está surtindo efeito, os dias de final de semana não estão sendo inseridos…

    Pode me ajudar por favor?

    Grata,
    Tatiana.

  43. Anelise says:

    Bom dia! Eli.

    Ao fazer as atualizações das atividades não concluídas, aumentando os dias restantes, automaticamente a % concluído do projeto também é alterada (diminui em função do aumento do prazo), existem algum de alterar ou manter a mesma porcentagem?

  44. Wil says:

    Boa tarde Eli!!

    Gostaria de esclarecer uma dúvida, no cronograma surgiu uma alteração ou deverá acontecer uma entrega em uma data especifica. Como fazer essa alteração sem replicar nas demais datas?

    Obrigado

  45. Elço says:

    Olá Eli boa tarde !!

    Como coloco as carinhas para indicar se a tarefa esta em dia , atrasada ou concluída tem como vc me mandar um passo a passo como fazer isso ?

    Grato

    Elço

  46. Elço says:

    Oi Eli e tb como defino as cores dessas carinhas(vermelho=atrasada, Amarelo= no prazo e verde=Concluída) um passo a passo como fazer.

    grato e abs

    Elço

  47. Michelle says:

    Oi Eli, como eu faço para gerar um relatório (em gráfico) com a porcentagem de alocação dos recursos, considerando-se que estes recursos estão alocados em múltiplos projetos? Já criei varios projetos, usando um pool de recursos, mas não estou conseguindo gerar esse relatório no project 2010.

    • Já que você integrou todos os projetos (adicionando como subprojetos no project), só te resta ir até ao menu “Tabela de Recursos” e extrair os dados. Desconheço um gráfico automático, embora possa existir, sugiro que copie os dados no Excel e faça o gráfico da forma que preferir.

  48. luana maria sena de pontes luana.sena@oi.com.br says:

    Meus parabéns! Descobri seu blog através de webquest e estou simplesmente amando. Os tutoriais são muito bons e de fácil compreensão, parece que tudo é tão fácil… Obrigada por compartilhar seus conhecimento e tão bem! Parabéns pela utilidade pública também, geralmente as pessoas guardam pra si seus conhecimentos. Admiro muito quem se interessa em compartilhá-los.

    Abraços, Luana Sena

  49. Bom dia Eli. Muito bom o seu trabalho. Trabalho na construção civil, e estou tendo dificuldades para gerar uma visualização com uma eficiência semelhante ao calendário do OUTLOOK. É possível? Tens alguma dica?

    • Bom dia Jorge, obrigado! Existe uma visualização do calendário de recursos que mostra exatamente o qeu você está procurando. Veja na opção “views”.

      • srbackBack says:

        Obrigado pelo retorno. Sim, já vi esta opção. Mas como tenho muitas linhas a visualização não fica clara. Consegui exportar para o OUTLOOK por meio da VBA. Mas não fica claro quando começa e termina. Preciso gerar uma visualização clara como no “views” e imprimir para as equipes externas.

  50. Aline gomes rangel says:

    Ola, meu nome eé Aline e estou entrando em uma nova empresa no ramo da construcao civil, a obra ja esta em andamento, e estou querendo montar um cronomgrama no project para melhor acompanhar a obra e poder mostrar p a empresa os pontos criticos e poder resolve-los. Posso montar com a obra assim ja em andamento?

    • Não só pode como deve! Liste todas as atividade e marque 100% nas que estiverem concluídas, assim você terá uma visão realista do projeto. Não esqueça de adicionar prazos e custos planejados e realizados.

  51. Camila says:

    Ótimo post, parabéns!

Leave a Reply