Diagnóstico das práticas de Gerenciamento de Projetos (PMBOK)

Diagnóstico das práticas de Gerenciamento de Projetos (PMBOK)

É muito comum que as vagas para gerentes de projetos peça a certificação PMP como diferencial. Mas, na prática o que acontece é que o indivíduo tira a certificação, comemora com os amigos e depois guarda o certificado na estante, pois sua empresa acha que as práticas do PMBOK são desnecessárias, “conversa para boi dormir”.

Ocorre que o PMBOK foi construído (e tem sido revisado periodicamente) a partir das melhores práticas de mercado. Isso quer dizer que um grupo de pessoas visita empresas por todo o mundo em busca dos fatores que trazem os melhores resultados para os projetos.

Ignorar as melhores práticas significa ter que aprender por “tentativa e erro”, isso traz consequências graves para as empresas. Acho curiosa a capacidade humana de se prender a opinião de um grupo e deixar de lado toda ciência que foi desenvolvida ao longo da história, vai entender!

Se o mundo inteiro fizesse isso não teríamos carros, computadores, prédios e nem mesmo o que comer. Imagine que você, sendo um profissional de gestão, tivesse que aprender a construir seu próprio carro para ir trabalhar, tivesse que aprender eletrônica para construir seu computador,  engenharia para construir sua casa e aprender a plantar, ao invés de pedir seu “pratinho” de comida a um garçom no restaurante shopping. O mundo inteiro voltaria à Idade das Trevas, antes do Iluminismo, quando a ciência foi forjada.

Apesar de toda lógica por trás desse raciocínio, as empresas continuam descobrindo por si próprias como fazer as coisas e sofrendo os impactos desse egocentrismo.

Impactos positivos e negativos de seguir o PMBOK

O quadro abaixo mostra as Áreas de Conhecimento do PMBOK, os impactos positivos e negativos de adotar a prática e os 21 erros clássicos da gestão de projetos associados, livro que publiquei em 2014 pela editora Brasport, após 3 anos de coleta de informações com gerentes de projetos de vários segmentos.

Área Impactos positivos Impactos negativos 21 erros
4. Integração O ciclo de vida do projeto é definido previamente, o projeto possui um plano combinado com todas as partes, existe um processo de monitoramento e controle e as regras de encerramento foram previamente combinadas. O projeto é gerenciado conforme a experiência e as preferências de cada gerente de projeto, reduzindo sua previsibilidade e, por consequência, a capacidade de reagir antecipadamente aos problemas. 1.Estou tocando o projeto

3. Como está indo o projeto? Legal!

13. Temos que encantar o cliente

14. O comercial vende até a mãe

5. Escopo Sabe-se o que é esperado do cliente, controla-se o desenvolvimento do projeto e obtém-se a aceitação do cliente O cliente não recebe o que espera ou o que recebe não atende às suas necessidades 4. Isso vai ficar para uma segunda fase!

10. Não era bem isso que eu queria

12. Terminei, mas ainda falta pôr em produção

6. Tempo Tem-se uma linha de base comparada periodicamente à realizada, o que aumente as chances dos projetos terminarem no prazo Os projetos são entregues com atraso, existe muito overtime, rotatividade e pressão por produtividade sem base estatística 2. Não tenho tempo para planejar

6. Precisamos melhorar nossa produtividade

7. Custo Tem-se um orçamento comparado ao realizado de fato, o que aumenta as chances do projeto ser entregue com lucro Prejuízo financeiro nos projetos ou necessidade de manipular dados para atender às metas financeiras 21. Vamos assumir o prejuízo e entregar o projeto
8. Qualidade Os parâmetros de qualidade são definidos e combinados com o cliente, existem ciclos de controle de qualidade antes das entregas e a garantia da qualidade é feita durante todo o projeto O projeto é entregue com defeitos, surgem novos parâmetros de qualidade e processos no meio do projeto 8. Auditoria? Preciso atualizar a documentação

11. Vamos precisar refazer tudo!

9. Recursos Humanos Todos sabem o que devem fazer, quais são seus limites de atuação. São orientados, premiados e “punidos” segundo uma política definida e tem suas necessidades de treinamentos supridas Conflitos entre os membros do projeto, o time não sabe ao certo o que fazer e podem ser cometidas injustiças nas premiações e promoções das pessoas 15. Santo de casa não faz milagre

16. Na hora H, os recursos não estão disponíveis

10. Comunicações O processo de comunicação é definido no inicio do jogo, observando as necessidades de cada parte interessada. Toda a organização sabe o que está acontecendo no projeto. O projeto não passa informações esperadas ou falha na frequência necessária. Novas informações são pedidas de forma ad-hoc, o que aumenta o trabalho de gerenciamento 9. Ninguém me falou nada sobre isso

20. Fala com o fulano que ele tem as lições aprendidas

11. Riscos Problemas são antecipados ou mitigados, evitando impactos no projeto. O projeto sofre com situações inesperadas e incorre em atrasos, prejuízos e até a perda do cliente 7. É culpa da chuva!
12. Aquisições Sabe-se claramente quando contratar fornecedores ou quando fazer internamente. O processo de contratação é claro, assim como as avaliações e pagamentos dos fornecedores. Os fornecedores são contratados de forma ad-hoc, incorre-se em atrasos de pagamentos, mudanças de critérios nas avaliações e eventuais litígios 19. Vamos fazer na Índia que é mais barato
13. Partes Interessadas Todos os envolvidos direta ou indiretamente no projeto foram mapeados, tem suas necessidades levantadas, discutidas e negociadas. Periodicamente se avalia seu engajamento, o que garante o apoio necessário para fazer o projeto sem maiores conflitos. Surgem novas partes interessadas no meio (ou no final do projeto), o que traz novos requisitos não combinados, aumentando o trabalho de gestão de mudanças (planos, contratos e delivery). Ocorrem conflitos entre as partes interessadas, atrasos nas definições e aprovações. 17. Desculpe, mas não tenho tempo para falar com você. Aliás, quem é você?

Tenho sido um evangelizador há muitos anos, por um motivo simples: Seguir as boas práticas melhora o desempenho dos projetos e reduz o stress do cliente, do gestor, da empresa e de quem estiver trabalhando nele. Mas, diferente do que eu esperava, a grande maioria das empresas segue ignorando essas lições e fazendo do seu próprio jeito.

Uma forma simples de auferir a maturidade

Embora exista o modelo OPM3, ele não é do conhecimento do gerente de projetos comum, certificado PMP. Por isso, proponho um modelo baseado apenas nos processos do PMBOK.

Lista dos processos

Para realizar a avaliação deve-se baixar a planilha de referência, onde estão listadas as Áreas de Conhecimento, todos os processos do PMBOK e os requisitos mínimos para cada processo.

maturidade-em-gerenciamento-de-projetos-lista-dos-processos-do-pmbok-2

Classificação das práticas

Cada processo deve ser avaliado segundo a tabela abaixo, já configurada na planilha.

Classificação Sigla Descrição Pontuação
Atende totalmente AT Todos os projetos adotam de forma padronizada ou adaptada (tailoring) 3
Atende parcialmente AP Alguns projetos adotam ou todos adotam parcialmente 2
Não atende NA Não é uma prática adotada na empresa 1

A classificação deve ser anotada no campo “atendimento empresa” junto com um comentário/justificativa, a pontuação é calculada automaticamente.

maturidade-em-gerenciamento-de-projetos-lista-dos-processos-do-pmbok-3

Resultados

Como cada processo pode pontuar até 3 pontos, basta multiplicar pelo total de processos para descobrir a pontuação máxima alcançável. Como o PMBOK 5 tem 47 processos, o número máximo será sempre 141. Se a empresa obteve 93 pontos, como no exemplo, sua nota de maturidade será de 66%.

Outra forma de mostrar é com um gráfico de barras, onde as classificações são traduzidas em cores (verde para Atende Totalmente, amarelo para Atende Parcialmente e vermelho para Não Atende) facilitando a identificação da área com menor maturidade.

grafico-de-diagnostico-da-maturidade-do-gerenciamento-de-projetos-2

Link para download da planilha aqui.

Plano de melhoria de processos

Uma vez que se tenha noção dos pontos mais críticos, deve-se construir um Plano de Ação para melhoria de processos, enfocando, principalmente na tríplice restrição (Escopo, Tempo e Custo) depois nas demais áreas.

O plano de ação deve seguir uma estrutura de implantação de PMO e observar os 5 desafios na implantação de um PMO. Feito isso, basta acompanhar o plano através de um ciclo PDCA e pronto, certamente a maturidade melhorará.

Eli Rodrigues

 

 

Publicado por: Eli Rodrigues

There are 2 comments for this article
  1. Heráclito Souza at 16:22

    Eli, boa tarde! Poderia disponibilizar esta planilha acima, desde já agradeço. Um grande abraço e sucesso.

    • Eli Rodrigues Author at 18:28

      Oi Heráclito, obrigado por avisar. Adicionei um link ao post.
      Eli