Como fazer um Plano de Trabalho

Como fazer um Plano de Trabalho

Definição

O Plano de Trabalho é um documento que descreve um projeto a ser realizado num departamento ou empresa. Geralmente compreende um período de 6 a 12 meses, deve apresentar uma boa argumentação para convencer alguém (o patrocinador) a investir recursos na sua realização.

Ele é amplamente utilizado nas empresas Brasil afora e não depende de conhecimento prévio na área de projetos para ser construído, embora seja essencialmente um projeto por ter início, meio e fim.

Para que serve?

Ele serve para demonstrar uma proposta de trabalho que está sendo feita para resolver um problema, melhorar um processo ou construir ou modificar algo. Seu principal propósito é obter apoio da empresa para realizar um trabalho específico e temporal.

Em geral, a partir do Planejamento Estratégico surge a necessidade de se desdobrarem ações para realizar suas metas, o Plano de Trabalho é uma opção para descrever como será feito o projeto.

Estrutura

Sua estrutura comporta os seguintes tópicos:

  • Introdução – Dá o contexto geral sobre onde o plano está inserido. Por exemplo: No ano de 1900, a empresa X iniciou suas atividades na área de produção de papel usando uma técnica revolucionária que trouxe um grande crescimento aos negócios. O que outrora era uma distribuidora tornou-se um grupo fabril de grande porte …. etc.
  • Justificativa – Explica o porquê da construção do plano de trabalho. Por exemplo: Com o grande crescimento do número de pedidos, a empresa começou a sentir dificuldades em processá-los e realizar suas entregas dentro do tempo esperado, por isso, este plano de trabalho propõe a implantação de um sistema informatizado que automatizará o processamento…. etc.
  • Metas – Descreve claramente onde o plano de trabalho deseja chegar. Deve conter metas SMART, ou seja, eSpecíficas, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e Temporais (veja mais aqui). Por exemplo: Ampliar o número de atendimentos para 10.000 pedidos por dia até dezembro de 1901; Integrar o sistema ao estoque de pelo menos 50% dos clientes até março de 1901… etc.
  • Recursos necessários – Para realizar o plano é são necessários recursos humanos, materiais e financeiros.
  • Restrições – Fatores que limitam o plano de trabalho. Ex: Tempo para execução, Orçamento disponível, normas a serem observadas etc.
  • Plano de Ação – Conjunto de atividades que realiza as metas do plano de trabalho. Ex: Para suportar o grande número de pedidos serão realizadas atividades de aquisição de um sistema, implantação, treinamento e conscientização dos envolvidos etc.

Além desses itens, há planos de trabalho que adicionam o orçamento, prioridades às atividades do plano de ação etc.

Se desejar baixar um modelo de Plano de Trabalho, clique aqui.

Espero ter ajudado!

Eli Rodrigues

Posts relacionados:

Outras referências:

Publicado por: Eli Rodrigues

There are 2 comments for this article