Como controlar as finanças de uma empresa – parte 4

Como controlar as finanças de uma empresa – parte 4

Regimes de Caixa e Competência

A diferença entre os regimes de caixa e competência reside na perspectiva temporal do Fluxo de Caixa, a partir do fato gerador.

Quanto se fala em regime de caixa, anotam-se as movimentações (receitas e despesas) na data de ocorrência. Por exemplo, se todo mês compro R$50 reais de matéria-prima, mas vou pagar tudo junto em 60 dias, o custo será anotado no fluxo de caixa daqui a 60 dias.

No regime de competência, as movimentações devem ser anotadas conforme a data da ação (fato gerador). Deste modo, no relatório demonstrativo, será possível ver a movimentação mês a mês.

Vejamos então a diferença no exemplo da nossa empresa de clipes, dos posts anteriores, considerando alterações apenas na compra de matéria-prima.

No regime de caixa

regime de caixa e competencia

No regime de competência

regime de caixa e competencia2

Perceba que há uma diferença entre os valores de cada regime, por isso é preciso analisar ambos, sempre. O regime de caixa vai mostrar se “tem dinheiro para pagar as contas”, mas é o regime de competência que mostra se a empresa está sendo lucrativa.

Essa divergência se agrava se a empresa fizer qualquer antecipação na movimentação, por exemplo, antecipando pagamentos.

Se nossa empresa de clipes vendesse toda a produção trimestral para um único cliente e recebesse dele à vista. Como ficaria o fluxo de caixa no período, considerando também o pagamento da matéria-prima em 60 dias?

regime de caixa e competencia3

Opa! Em janeiro a empresa faria uma festa, que sucesso, teve um lucro de 70%. Os vendedores seriam premiados e todos ficariam felizes… mas, peraí! Em fevereiro a situação está feia e em março ainda temos uma conta alta para pagar. E agora?

Pode parecer um exemplo bobo, mas acredite, conheço empresas que operam apenas pelo regime de caixa e que tomam todas suas decisões baseados apenas nessa visão. E não é só no Brasil e nem é só de hoje, se duvida, veja o filme “Walt antes do Mickey” e observe por qual motivo Walt Disney acabou falindo sua primeira empresa, a Laugh-O-Gram.

No próximo post, discutiremos sobre Balanço Patrimonial e sua importância na gestão financeira de uma empresa.

 

Eli Rodrigues

Publicado por: Eli Rodrigues