Alinhamento estratégico entre projetos, processos e planos de ação

Alinhamento estratégico entre projetos, processos e planos de ação

Entre a estratégia e o dia a dia, há uma grande necessidade de dizer o que se quer a todos, constantemente. Este é o DNA do sucesso de qualquer empreendimento.

Se começarmos do zero, podemos dizer que tudo parte do estudo de uma oportunidade, que se consolida num plano de negócio que define o que é a empresa, o que vai produzir/comercializar, para quem, onde, como e quanto vai custar. Deste modo, pode-se dizer que o documento deve conter um plano de marketing e a estruturação de custos, para avaliar a viabilidade do negócio.

Uma vez definido “o que é”, deve-se, necessariamente, refletir sobre “por que o mercado precisa desse negócio” e isso constitui sua missão. Neste momento, é fundamental que a empresa avalie seus diferenciais em relação aos concorrentes, pois, ainda que ofereça um produto/serviço comum, a empresa precisará avaliar como se destacar para obter seus clientes.

Em seguida, a empresa precisa refletir sobre onde deseja chegar, constituindo sua visão, que é seu objetivo máximo. Ela será desmembrada em seus objetivos estratégicos, composto de medidas e metas.

As medidas são as ações-macro que farão com que o gestor entenda exatamente o que deve fazer para alcançar os objetivos, enquanto as metas, bem descritas, lhe ajudarão a avaliar se está realmente alcançando os resultados esperados. Cada gestor, desde o CEO até o gerente funcional, terá suas medidas e metas, de modo que todos estejam alinhados à estratégia da empresa. Este é o plano estratégico.

Por fim, as medidas serão desdobradas em processos e projetos (de forma simplificada: planos de ação), que orientarão o dia a dia do gestor e de todos os funcionários. Os processos serão executados rotineiramente e os projetos serão utilizados para as ações temporárias, ambos balizados pelas metas, afinal, trabalhar muito não garante o resultado.

Aquelas que desejem realmente engajar todos os funcionários, e tiverem estrutura para isso, derivarão as metas da empresa até o nível de metas individuais, que podem ser premiadas com ações de reconhecimento e participação nos lucros. Todo funcionário é estratégico nesse processo.

Se isto tudo lhe parecer complicado, entre em contato para conversarmos ou acesse a página de consultoria aqui do blog.

Eli Rodrigues

Posts relacionados:

Publicado por: Eli Rodrigues

There are 6 comments for this article
  1. Alexandre Gameiro at 10:56

    Opa, Eli,

    antes de mais nada, gostaria de parabenizá-los pelo excelente texto.

    Gostei tanto dele e do próprio Gestão de Projetos na Prática que não tive dúvidas quanto a inclui-lo – para os temas específicos que julguei pertinentes – em uma série de posts em meu blog com “links essenciais sobre Planejamento Estratégico, Projetos e Processos”.

    Caso tenha curiosidade, os posts são:

    http://www.suntzulives.com/2016/04/57-links-essenciais-para-entender-planejamento-estrategico.html
    http://www.suntzulives.com/2016/04/188-links-essenciais-para-entender-gerenciamento-de-projeto-pmbok.html
    http://www.suntzulives.com/2016/05/80-links-essenciais-para-entender-gestao-de-processos-bpm-cbok.html

    Parabéns pela qualidade e continue nesse caminho.

    Grande abraço!

    • Eli Rodrigues, PMP, CSM Author at 15:01

      Oi Alexandre,
      Me sinto honrado por entrar no seu bookmark de planejamento estratégico, muito obrigado!
      Chequei os links e seu trabalho está sensacional, keep moving!
      Eli Rodrigues

  2. Marcelo at 20:54

    Boa noite Eli, seu trabalho é muito bom, nos ajuda muito. Se voçe puder me ajudar ainda mais eu precisava de um plano de ação para a destinação correta de rejeitos e resíduos resultantes da produção de baterias automotivas. E um plano simples. Se voce puder me ajudar vou ser grato. Meu email e. antonioc.marcelo@hotmail.com. Obrigado.