Como apresentar um projeto em 3 minutos (elevator pitch)

Como apresentar um projeto em 3 minutos (elevator pitch)

O diretor da empresa vai pegar o elevador junto você, chegou a sua chance e você não pode perdê-la!

Mas o tempo até o vigésimo andar é tão curto, como apresentar meu projeto em apenas 3 minutos?

Bem, se fosse fácil todo mundo conseguiria! rs

Para apresentar um projeto em tão pouco tempo, preste atenção nas seguintes dicas e, tenho certeza que você obterá sucesso… o que não quer dizer que ele vai comprar a ideia!

Dicas para apresentar um projeto em 3 minutos no elevador (elevator pitch)

1. Defina muito bem o que quer

Acima de tudo, tenha consciência de que “O mundo abre passagem para quem sabe aonde vai” (Ralph Waldo). Então, meu amigo, pense bem em quais projetos deseja apostar suas fichas.

A essa altura você já deve ter escrito suas metas pessoais, talvez até use um aplicativo mobile para controlar seus objetivos de vida, assim espero! Se você tem uma boa noção do que é importante para você, com certeza tomará as decisões certas no dia a dia, esse é o “segredo do sucesso”, seja lá o que o sucesso significar para você.

2. Monte o discurso e treine

Tem gente que possui o talento nato para se comunicar, mas mesmo esses, em momentos de tensão, são capazes de “amarelar”.

Para evitar que o nervosismo tome conta e que você comece a falar frases sem sentido (ou ainda pior, que fique mudo rs) é preciso estruturar o discurso. Para isso, não conheço outra forma mais eficiente que a técnica das 3 ideias principais, pois elas te auxiliam a estrutura um discurso de improviso.

Ora, todo discurso (ou texto) deve ter uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão, será da mesma forma no seu elevator pitch. Portanto, pare e pense exatamente no que vai falar e, quando descobrir, treine bastante, afinal, é o projeto da sua vida!

Quando aplico a dinâmica das 3 regras principais com meus alunos, vejo que a grande maioria sente dificuldade para construir o discurso. Procuro incentivá-los dizendo que em qualquer momento da vida é preciso se comunicar bem e, se não houver consistência na “forma” tampouco haverá no resultado. Em geral, eles conseguem!

3. Jogue a isca

Bem, teoricamente o diretor da empresa é um cara muito ocupado e tem muitas prioridades para tratar. Ainda que não seja, sempre há várias pessoas querendo falar com ele, por causa do trabalho ou para “puxar o saco” mesmo.

Além do mais, todos querem vender seus projetos, ideias, anseios, querem pedir aumento, querem participar de um curso, uma viagem etc. Ou seja, a priori, você não tem nenhuma prioridade na “agenda mental” do cidadão.

Dito isto, não tente “alugar” o chefe com longas conversas, foque apenas em “jogar a isca”.

O que isso quer dizer?

Chame a atenção dele, crie interesse. Foque nos benefícios que seu projeto (ou ideia) vai trazer para a empresa… e porque não dizer, para ele também, afinal, ele é um ser humano e tem seus desejos e, principalmente, seu ego para cuidar.

Se você focar nos benefícios que trará, aumentará suas chances de chamar a atenção e, quem sabe conseguir uma segunda reunião para apresentar o projeto detalhado.

3. Dê tempo ao tempo (timing)

Depois que jogar a isca, espere.

Pode ser que ele tenha se interessado, mas que não possa dar atenção ao tema agora. Não insista, não é necessário. Aguarde.

Se o projeto realmente tiver chamado a atenção, cedo ou tarde você será convocado(a) para uma reunião. Ou quem sabe, o próprio executivo resolva puxar o assunto  novamente para saber mais, novamente no elevador rs.

Um caso real…

Certa vez, tive um insight sobre um projeto que traria competitividade internacional para a empresa que trabalhava. Na época, uma empresa regional com cerca de mil funcionários.

Mas caramba… o diretor tinha 3 secretárias e mais de 10 gerentes antes de mim, que na época era um analista junior (ok… recém ex-estagiário).

Eu realmente acreditava que minha ideia valia a pena para a empresa e queria muito participar daquele projeto. Como na empresa não tinha elevador (hahaha), usei um “sistema de oportunidades de negócio” para apresentar o projeto.

Cadastrei a informação no sistema e ela foi reprovada.

Fiquei desapontado com o ocorrido, mas fazer o que? Como dizem: o não eu já tinha. Aguardei.

Alguns dias depois, o diretor me encontrou no corredor e comentou sobre o projeto. Disse que tinha gostado da ideia e que, embora ela tivesse sido reprovada por não se enquadrar no programa, ele levaria em consideração.

Não demorou 6 meses e lá estava eu, trabalhando num dos projetos mais sensacionais que participei na minha vida. Interagindo com pessoas do mundo inteiro, fazendo cursos nas melhores instituições e finalmente realizando meu objetivo.

Acredito profundamente que “ninguém é melhor que ninguém”, então, se eu consegui, você também pode conseguir.

Lute pelo que acredita e chegará lá!

Eli Rodrigues

Leia também:

Publicado por: Eli Rodrigues