Caminho crítico: Conceito e exercício respondido

Caminho crítico: Conceito e exercício respondido

O que é o caminho crítico de um projeto?

Num projeto, as atividades dependem umas das outras para acontecer. Quando a “atividade A” terminar, inicia a “atividade B”, depois a “atividade C” e assim por diante.

Ocorre que boa parte das vezes um projeto tem vários caminhos possíveis, como no exemplo abaixo.

diagrama de redes com multiplos caminhos

O caminho crítico é o caminho mais longo de um projeto, ou seja, aquele cujas durações das atividades somadas chegam ao prazo total do projeto.

Características do Caminho Crítico

Se alguma atividade do caminho crítico atrasar, o projeto inteiro atrasará também. Mas se uma atividade de um caminho não-crítico atrasar, não tem problema, pois entre elas existe uma folga.

Como calcular o caminho crítico de um projeto?

Some as durações de todas as atividades em todos os caminhos possíveis,o que tiver a maior duração é o Caminho Crítico.

diagrama de redes com calculo do caminho critico

No exemplo acima, o cálculo seria realizado da seguinte forma, para cada um dos caminhos:

  • A,B,E,G = 3+1+4+6 = 14
  • A,C,E,G = 3+2+4+6 = 15
  • A,D,F,G = 3+3+5+6 = 17

Observando todos os caminhos possíveis, descobrimos que, neste caso, o Caminho Crítico é A,D,F,G. Para todos os demais caminhos há folga.

O que são folgas de cronograma?

Folgas são períodos (geralmente dias) que as atividades de um caminho não-crítico podem atrasar sem afetar o cronograma. Qual a folga dos caminhos que encontramos acima?

  • A,B,E,G = 3+1+4+6 = 14 – 17 (do caminho crítico) = 3 dias
  • A,C,E,G = 3+2+4+6 = 15 – 17 (do caminho crítico) = 2 dias

Com isso, conclui-se que nesse caminhos podemos atrasar tarefas em até 3 e 2 dias respectivamente.

Uma observação importante é que apenas atividades que não participam do caminho crítico possuem folga.

Se desejar saber mais sobre cronogramas, consulte a Série “Como fazer um cronograma“. Saiba também sobre a nova métrica de “Drag e Custo Drag“, no blog da revista Mundo PM.

Se você procura um treinamento completo, acesse meu treinamentos online de MS-Project,  é o mais completo do mercado, com 5 horas de vídeo-aulas abordando conceitos e guias de como fazer.

Espero ter ajudado!

Eli Rodrigues

Publicado por: Eli Rodrigues

There are 10 comments for this article
  1. Rodrigo Cruz at 22:15

    Meu camarada, se eu não virar um GP com esse conteúdo seu ai, posso desentortar banana que ganho mais… muito claro e conciso.

  2. Roberto de Lucas Mescoloto at 21:47

    Eli, boa noite.
    Acabo de iniciar na área de Gestão de Projetos e devo confessar: a série “Como fazer um cronograma” agregou em muito para mim, muito obrigado!
    Salvo um pequeno erro de cálculo, no caminho crítico (A, D, F, G) a soma seria 17, não?

    • Eli Rodrigues, PMP, CSM Author at 21:54

      Oi Roberto, fico feliz em ajudar.
      Tem razão, o cálculo deveria ser 17, já corrigi. Obrigado!
      Eli

  3. Nilo Tavares at 16:46

    Amigo perdi tudo em um Acidente e estou me recuperando daria para você me dar uma ajuda nestas perguntas.

    1) Uma empresa de energia está investindo em uma série de iniciativas em busca de fontes alternativas de energia para que possa ser mais competitiva em dez anos. As iniciativas são monitoradas e gerenciadas em conjunto, porque esse objetivo e vital para o êxito da empresa. Esse é um exemplo de: Comente, justificando sua resposta.

    2) Qual das seguintes opções não é característica de um projeto? Comente, justificando sua resposta.

    3) Qual das opções não é uma responsabilidade de gerente do projeto? Comente, justificando sua resposta.

    4) Qual das seguintes opções não é representa um projeto? Comente, justificando sua resposta.

    5) Qual das seguintes opções reúne um conjunto de ferramentas e técnicas usadas para descrever, organizar e monitorar a execução das atividades do projeto? Comente, justificando sua resposta.

    6) Você está gerenciando um projeto para construir um novo sistema de contabilidade. Um dos contabilistas de outro departamento realmente gosta do atual sistema e se recusa a ser treinado no novo sistema. Qual é a melhor maneira de lidar com essa situação? Comente, justificando sua resposta.

    7) Um Gerente de projeto está executando um projeto de instalação de um Centro de Dados. Ele descobre que seu stakeholder esta com raiva porque o custo do projeto esta acima do valor planejado. O Stakeholder também está descontente, pois quando os projetos são grandes, os servidores não tem espaço suficiente no disco. Qual das seguintes restrições não foram afetadas por este problema? Comente justificando a sua resposta.

    8) Qual das opções a seguir melhor descreve quando a linha de base pode ser mudada? Comente, justificando sua resposta.

    9) Qual das seguintes opções não é característica de um projeto? Comente, justificando sua resposta.

    10) Um Gerente de projeto e sua equipe trabalham juntos para desenvolver uma EAP. No entanto, parece que membros da equipe estão fazendo trabalhos que não está incluído na EAP. Objetivo da EAP do projeto é: Comente justificando a sua resposta.

    11) Você é um Gerente de projeto. A gerência solicitou e você crie um documento detalhado, contendo quais as informações que serão esperadas das partes interessadas e para quem essas informações serão divulgadas. A gerencia está pedindo o quê? Comente justificando a sua resposta.

    12) Qual dos itens a seguir geram resultados produtivos na Negociação? Comente, justificando sua resposta.

    13) Um Gerente de projeto precisou solicitar uma mudança no orçamento aprovado do projeto por que é EAP não continha algum trabalho que precisava ser feito. Qual das opções a seguir é a melhor atitude a ser tomada como resultado desta situação? Justifique sua resposta.

    14) Quando é que um gráfico de marco pode ser usado em vez de um gráfico de barras? Justifique sua resposta.

    • Eli Rodrigues, PMP, CSM Author at 11:02

      Oi Nilo, lamento pelo seu acidente.
      É impossível tentar ajudar nessas questões, pois estão incompletas.
      Boa recuperação!
      Eli

  4. Ester Santos at 15:18

    Olá,

    Uma dúvida em relação as “folgas de cronograma”, se a diferença do tempo do caminho crítico é de 03 a 02 dias para os caminhos não-críticos, não seria esse o tempo tolerável de atraso? Por que no texto você diz que “podemos atrasar tarefas em até 6 e 5 dias”?

    • Eli Rodrigues Author at 18:22

      Olá Ester, tudo bem?
      A folga é a o tempo que uma atividade ou caminho não-crítico pode atrasar sem atrasar o projeto. O tempo correto é 3 e 2, devo ter esquecido de alterar o texto ao trocar algum número. Obrigado, corrigido!

  5. MARIA DE FATIMA TEIXEIRA OLIVEIRA at 18:50

    OLá Eli, boa noite. Curso Administração Pública pela UFF ensino semi-presencial, algo que não indico a ninguém, rs, a não ser que o sujeito não tenha outra escolha, não é? rs

    Bom, gostaria de lhe agradecer. Li vários materiais e não conseguia entender algo tão simples assim… Certamente você é um excelente professor!!!! Parabéns!

    Abs,
    Maria

  6. João Luís Albano at 05:53

    Bom dia, Rodrigues! Quais os procedimentos para se determinar a duração do projecto e as datas de início e término mais tarde das actividades, principalmente naquelas por que passam o caminho crítico?