Como fazer um Histograma automático no Excel – parte 2

Como fazer um Histograma automático no Excel – parte 2

No post anterior, mostrei uma forma “manual” de montar um histograma. Neste, vamos ao modo automático de fazer usando o Excel.

Se tiver dúvidas sobre os fundamentos do Histograma, sugiro acessar o post anterior. Caso queira seguir direto ao Excel, continue lendo o texto abaixo.

O que é?

O histograma é uma ferramenta que mostra a frequência de ocorrência de um fenômeno. Por exemplo: Quantos pães uma padaria vende por dia? Quantos minutos você leva de casa até o trabalho? Quanto variou uma ação na bolsa de valores?

Para que serve?

Observando o fenômeno de interesse, é possível compreendê-lo melhor, atuar sobre ele para modificá-lo ou antever como se comportará no futuro. É praticamente um super-poder!! rs

Como fazer?

Para fazer um histograma em poucos minutos, deve-se utilizar as Ferramentas de Análise do Excel, vamos ao passo a passo.

1. Instalar as Ferramentas de Análise do Excel

Para começar a “brincadeira” é preciso instalar as Ferramentas de Análise do Excel. Para isso, acesse o menu Arquivo, em seguida Opções.

Histograma automatico 8

Você vai encontrar uma tela parecida com o exemplo acima, selecione a opção Ferramentas de Análise e clique para instalar.

2. Acesse a opção Histograma

Em seguida, retorne à visualização normal do Excel na aba “Dados” e clique em Análise de Dados, marcada em vermelho na figura abaixo.

Histograma automatico 1

Depois pressione a opção Histograma.

Histograma automatico 2

3. Selecionar os dados do Histograma

Ao clicar, verá a tela de configuração abaixo. Nela você deve informar o Intervalo de Entrada (dos dados que deseja montar o histograma) e as opções de saída, que correspondem ao local onde deseja publicá-lo.

Histograma automatico 3

Feito isso, selecione o intervalo de entrada dos dados na planilha, neste caso, as células C3:C53 e não esqueça de marcar a opção Rótulos. Ela servirá para ignorar o rótulo da coluna (localizado na célula C3).
Histograma automatico 4

Escolha o local de saída dos dados, onde o Excel publicará o resultado completo.

Histograma automatico 5

Você deve marcar a opção “Resultado do gráfico”, para que o Excel crie o gráfico também.

Histograma automatico 6

4. Analisar os dados

Pronto, o Excel já gerou tudo para você. Ele gerou os “blocos” automaticamente (blocos são as faixas) e já gerou o gráfico completo.

Histograma automatico 7Agora é só avaliar os resultados, descobrindo quais são os itens mais frequentes. Em seguida, monte seu Plano de Ação para tratar o problema (ou a oportunidade).

Bem, é só isso! Se quiser baixar a planilha de exemplo, clique aqui.

Espero ter ajudado!

Eli Rodrigues

 

 

Publicado por: Eli Rodrigues

Há 1 comentário para este artigo
  1. Rodrigo Cruz at 12:05

    Sem comentários, se eu não tirar a certificação PMP e não aprender a executar um projeto na prática com esse tipo de conhecimento compartilhado aqui… posso ir …