Carreira em Gerenciamento de Projetos

Carreira em Gerenciamento de Projetos

A carreira de gerente de projetos é particularmente interessante por lidar constantemente com a diversidade, cada projeto é uma história completamente diferentes. As principais áreas de formação de Gerentes de Projetos são Tecnologia da Informação e Engenharia, mas já se vê GPs de administração, psicologia, economia etc. Há ainda, áreas que estão começando a adotar as boas práticas, como: recursos humanos, marketing e finanças.

A grande dúvida que paira é: Por onde começar? Como os recursos financeiros que possuímos são limitados, é difícil escolher que conhecimentos, que cursos e que experiências se deve buscar.

Pois tenho uma novidade, a área de Gerenciamento de Projetos é baseada mais em habilidades e em atitudes que em conhecimentos. Esse é o grande motivo da dúvida. É pouco provável que alguma empresa lhe dê oportunidade porque fez um curso, ao contrário, ela dará oportunidade a quem se dispõe, porta como um Gerente de Projetos e sabe (ou quer aprender) o que ele faz.

Deste modo, o melhor caminho possível é “colar” num Gerente de Projetos experiente e ajudá-lo a fazer seu trabalho, ser seu aprendiz. Pode-se começar, por exemplo:

  • Organizar reuniões –  Verificar as agendas, convidar os participantes, sincronizar horários, estabelecer a pauta, fazer as apresentações em Powerpoint e fazer as atas.
  • Construir a EAP (Estrutura Analítica do Projeto) – Participar da discussão que define O QUE é o projeto e quais serão suas entregas. Desenhar a EAP no quadro ou num software adequado (uso o powerpoint também).
  • Fazer cronogramas – Listar as atividades do projeto, definir responsáveis e datas, sequenciar as atividades, fazer o projeto “bater” uma data-alvo e levantar o que precisa ser feito para atingí-la.
  • Montar os relatórios do projeto – Coletar informações sobre o desempenho das atividades, montar relatórios, gerar e analisar métricas etc.

Todas essas atividades devem ser feitas sob a supervisão de um Gerente de Projetos experiente, que irá orientar a execução e validar seu resultado.

Elaborei um questionário que o ajudará a identificar os gaps de competência na área. Use-os para estabelecer um plano de capacitação em Gestão de Projetos, isso certamente irá ajudá-lo no futuro.

Mais informações em:

http://www.elirodrigues.com/2011/09/29/como-me-tornar-gerente-de-projetos/

ou assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=hU2V0-_-SsI

Espero ter ajudado!

Eli Rodrigues

Publicado por: Eli Rodrigues