O que tenho aprendido sobre gestão com o programa “Hotel Hell” da Discovery

O que tenho aprendido sobre gestão com o programa “Hotel Hell” da Discovery

Tenho acompanhado a série “Hotel Hell” da Discovery e me divertido bastante com as enrascadas que o Gordon, âncora do programa, passa ao tentar “consertar” hotéis com problemas.

Cada episódio é uma consultoria de gestão e a abordagem muda conforme ele identifica os problemas e suas causas, mas o apresentador é sempre sarcástico na abordagem, o que dá o tom divertido ao roteiro. As empresas escolhidas geralmente apresentam problemas no alinhamento estratégico, especialmente a falta de foco no cliente. Sim! Há muitas empresas nessa condição.

Embora curioso, não é difícil de deduzir que a causa mais frequente é a excentricidade dos proprietários. Claro! Afinal, quem dá o foco na empresa é o dono, certo?

O programa então conduz o empresário e sua equipe a uma nova percepção, usando principalmente o feedback de um grupo de clientes, que face a face relatam os problemas do hotel e confirmam que não se voltariam a se hospedar ali. A partir desse feedback, Gordon consegue sensibilizar a grande maioria dos gestores e, só então, mostra os pontos de melhoria a resolver na gestão operacional, financeira e de marketing, basicamente.

Devo admitir que apesar das grosserias super-engraçadas do Gordon, é um processo de consultoria muito bem conduzido e que, pelo que se vê no programa, faz realmente a diferença.

Achei um episódio no youtube, para ver mais, assistam na Discovery.

Eli Rodrigues

Publicado por: Eli Rodrigues