Como fazer o Planejamento Estratégico

Como fazer o Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico é um daqueles temas místicos, considerado um bicho de sete cabeças e que para resolver é preciso contratar uma “superconsultoria” especializada. Na verdade, se olharmos pela perspectiva prática, o Planejamento Estratégico é apenas um plano que determina os objetivos da empresa para um período (anual, bienal, trienal).

Seus principais objetivos são dar rumo ao negócio e comunicar a todos, colaboradores e clientes, o que se espera daquela empresa. Se a empresa não tiver objetivos, por natureza, já é uma empresa fracassada. Tenho certeza que da banca de revistas à mega-empresas todas têm objetivos implícitos, que carecem apenas de uma organização. O modelo abaixo pretende ajudar o médio e pequeno empresário a descrever sua visão de negócio.

  • Descrição do negócio -Descreve o que é o negócio.
  • Missão – Para que o negócio existe, qual sua razão de ser, a que pretende. Ex: Construir softwares.
  • Visão – Para onde vamos, o que o negócio espera alcançar para o próximo período. Ex: Ser líder de mercado na área de software na região X.
  • Valores – Quais valores regem (ou se espera) o comportamento da empresa. Ex: Agilidade, foco no cliente, organização etc.
  • SWOT -Quais são os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. Neste ponto o empresário olha para fora da empresa e identifica que pontos fortes/fracos tem em relação a seus concorrentes. Também observa quais oportunidades/ameaças o mercado lhe oferece. (Leia mais: Como fazer uma Análise SWOT)Ex: Ponto forte – minha marca é conhecida no mercado. Ponto fraco – não tenho caixa para expandir os negócios. Oportunidades – Há muita gente querendo comprar meu produto. Ameaças – Tem muitos concorrentes vendendo a mesma coisa.
  • Objetivos estratégicos – Aqui o Planejamento estratégico toma forma de PLANO efetivamente. Neste ponto deve-se eleger (e descrever) quais são os principais objetivos do negócio, como se espera alcançá-los (plano de ação) e quais indicadores serão utilizados para medir o progresso periodicamente.

Pronto, meu amigo! Não precisa de muito mais do que isso para descrever seu Planejamento Estratégico. Foi difícil?

A partir dos “Objetivos Estratégicos” defina seus projetos e rotinas, como ferramenta sugiro o uso do Balanced Scorecard (Em breve será lançado o post aqui). Consulte também a seção de Gestão de Negócios do blog, tem bastante informação para lhe ajudar nessa empreitada.

Eli Rodrigues

Leia também:

Publicado por: Eli Rodrigues

There are 3 comments for this article
  1. Pingback: Metas e Regras: Guiando sua equipe segundo o Planejamento Estratégico « Gestão de Projetos na prática
  2. Pingback: Todo funcionário é estratégico « Gestão de Projetos na prática
  3. Leila at 12:12

    Eli, parabéns pelo trabalho, projetos e carreira!
    Muito obrigada por compartilhar conosco do seu conhecimento. Faz apenas 3 dias que encontrei esse site e estou muito feliz em saber que existe um canal com tantas informações profundas. Vc está me ajudando bastante!
    Quero me preparar para a certificação PMP do PMI e gostaria de saber se você indica algum instituto? Existem muitas opções e realmente tenho interesse em aprendizado sério e de qualidade. Não tenho referencias quanto a essa questão…
    Muito obrigada e mais uma vez, PARABÉNS!