5 princípios básicos do Marketing Pessoal

5 princípios básicos do Marketing Pessoal

Oi pessoal, como vão?

As vezes me perguntam sobre Marketing Pessoal, quais são os princípios, o que observar etc. Embora não seja especialista no tema, resolvi escrever este post para compartilhar os princípios que tenho usado, para ajudar bons profissionais que não são reconhecidos no que fazem.

O grande segredo do reconhecimento, e isso pouca gente entende, é fazer mais que o básico. Não espere ser reconhecido por fazer seu trabalho, para isso você já ganha salário. Mas é importante observar que o reconhecimento, assim como a motivação, vem de “dentro” de cada um. É preciso entender quem você é, o que tem diferente dos demais. O reconhecimento tem mais a ver com o empenho que você dá a algo, do que com o objeto do trabalho em si. Isso influencia grandemente a forma como as pessoas te vêem.

Tive a honra de discutir esses conceitos em um processo de coaching com um colega da IBM, e para minha felicidade, ele foi promovido em apenas três meses.  Não é milagre! Ele já era um excelente profissional, só precisava permitir que os outros vissem isso. Vamos lá:

1. Comparação

Foque no que você tem de bom, não no que não tem. Não se compare com padrões que você não poderá alcançar, sejam físicos, intelectuais ou financeiros. Sempre vai existir alguém melhor em alguma coisa e se você focar nisso, nunca será melhor em nada. Veja quantos milhões de pessoas estão lutando para chegar onde você está e note que sua situação até que é bem confortável.

Exercício: Liste seus pontos fortes, tudo que você tem de bom, seja profissional ou pessoal. Depois leia, se preciso, diariamente.

2. Reconhecimento

Seres humanos buscam padrões idealizados  e tem o hábito de rotular as pessoas (arquétipos) [1]. Use desse comportamento em seu favor, torne-se uma referência no que desejar se destacar, sinta-se capaz. As pessoas não estão preocupadas em ouvir sobre sua vida, elas querem saber apenas como você pode ajudá-las. Dentro do ambiente corporativo, ninguém estará ávido em reconhecer seu trabalho se você não fizer um esforço de divulgação.

É a velha história do Pato e da Galinha: Embora o ovo do pato seja maior, quando a galinha põe um ovo, faz a propaganda.

Exercício: Liste suas realizações profissionais mais importantes e o que aprendeu delas. Quando suas experiências forem úteis, compartilhe-as. Cuidado para não parecer arrogante. É melhor “conhecer alguém que fez”, ter lido um livro ou conhecer um case, que usar sempre frases para se auto-promover, isso demonstra insegurança.

3. Autoimagem

Você se vê no cargo que deseja alcançar? na casa que deseja morar ou recebendo o reconhecimento que julga merecer? O ponto central do sucesso profissional é a Autoimagem, ela é catalizadora das demais características.

Exercício: Prepare um ambiente tranquilo e tire alguns minutos imaginando onde deseja chegar. Depois escreva num papel as suas metas e pense nelas em tudo que fizer.

4. Limitação de recursos

Como nos jogos, na vida temos recursos limitados (financeiros, tempo etc) , é preciso decidir onde e como aplicar esses recursos, para que cresçam. A melhor dica é aplicar onde dá retorno, é o principio do livro “Pai Rico, Pai Pobre”, que traduz-se na carreira como a escolha de cursos, palestras e projetos que se vai fazer.

Exercício: Analisar como aplicou os recursos que recebeu nos últimos 5 anos e verificar se ampliaram-se os recursos através dos seus investimentos.

5. Política

Todo agrupamento humano consiste em um grupo social hierárquico, que naturalmente luta pelo poder. Como ocorre a transferência do poder neste grupo? vale a pena permanecer nele? Use os pontos que são importantes para esse grupo como suas armas de destaque. Somente com destaque você terá os benefícios que procura, em qualquer grupo.

Psicologia social: Procure entender as pessoas, fale no idioma que compreendem, identifique porque agem de determinada forma. Isso favorece o uso do marketing pessoal.

Exercício: Mapeie a rota do poder e perceba claramente onde está posicionado e onde espera chegar.

Bibliografia

[1] JUNG, Carl. Arquétipos e o inconsciente coletivo

[2] COOPER, Ann. Imagem Profissional.

Publicado por: Eli Rodrigues

There are 3 comments for this article
  1. Pedro Guarda at 18:26

    Parabens pela abordagem! Muito bom. Eu concordo com tudo e tenho que ser honesto em compartilhar que infelizmente não tinha esta visão no meu início de carreira. Abs.

  2. João Kleberson at 07:55

    Excelente artigo.

    Adorei

  3. Pingback: 5 princípios básicos do Marketing...