Dinâmica: Bolinhas (Estimativas de Tempo e Custo)

Dinâmica: Bolinhas (Estimativas de Tempo e Custo)

 

Objetivo: Ensinar os diferentes métodos de ESTIMATIVA DE TEMPO

Material necessário: De 30 a 100 bolinhas (daquelas de piscina de bolinhas)

Duração: De 25-40 min (dependendo da quantidade de participantes)

Organização:

Como funciona: Os participantes vão estimar o tempo da passagem das bolinhas de uma ponta a outra do semi-circulo em 3 rodadas, aplicando os métodos: “Opinião de Especialista”, “PERT” e “Paramétrica”.

– Na primeira uma pessoa escolhida pela turma faz o primeiro “chute”, estimando no método “OPINIÃO DE ESPECIALISTA”.
– Na segunda, o mediador deve coletar 3 opiniões: Pessimista, Otimista e uma Mediana. E com isso calcular o PERT (P+O+4M)/6.
– Na terceira e última, reduz-se o  número de bolinhas e calcula-se a paramétrica (através de uma regra de três).
A cada rodada, após coletar a estimativa. Os participantes devem jogar as bolinhas, uma a uma, para o colega do lado direito até que todas alcancem o final do semi-circulo.  (Onde um assistente deverá coletar as bolinhas recebidas). E juntos avaliarem o Estimado x Realizado.

Regras do jogo:

  • As bolinhas devem ser “jogadas” e não entregues nas mãos do colega
  • Se uma bolinha cair, a pessoa que deveria tê-la recebido, pára e vai buscar. As pessoas que estiverem após esta, podem continuar jogando.

Análise final: Discutir abertamente com os participantes as vantagens e desvantagens de cada método. Ligar com os tipos de projetos nos quais cada um deles se aplica melhor.

Resultados: Primeiro de tudo, as pessoas se divertem bastante! Traz energia para a aula e descontração. Mas também, a simplicidade do método faz com que todos os participantes aprendam as diferentes estimativas.

 

Publicado por: Eli Rodrigues