Como identificar riscos

Como identificar riscos

Este post faz parte da série “Como gerenciar riscos
Para download do template de riscos, clique aqui 

O que são riscos

Riscos são eventos ou condições incertas que, se ocorrerem, podem provocar efeitos positivos ou negativos no projeto.

Tipos de riscos

Os riscos podem ser, preliminarmente, positivos e negativos. Os riscos positivos chamamos Oportunidades e os negativos Ameaças. Eles também podem ser:

  • Conhecidos – já ocorreram em projetos anteriores ou que se tem uma idéia clara de sua probabilidade e impacto
  • Parcialmente conhecidos – Que se tem uma idéia de probabilidade e impacto com um grau menor de certeza.
  • Desconhecidos – Que não se consegue identificar ou estimar assertivamente.

Técnicas para identificação de riscos

As técnicas para identificação de riscos são similares às técnicas de levantamento de requisitos, mas algumas outras são adicionadas. Seu objetivo é auxiliar o gerente de projetos a identificar o maior número possível de riscos, além de permitir a avaliação (de probabilidade e impacto) e o planejamento de ações preventivas e de contingência com antecedência.

  • Opinião especializada – Reúnem-se especialistas em negócios, finanças e nos aspectos técnicos para discutir os potenciais riscos do projeto.
  • Revisões de documentação – Revisam-se todos os documentos do projeto em busca de oportunidades e ameaças (riscos) para assegurar a cobertura na identificação de riscos.
  • Análise de listas de verificação (checklists) – Lista de verificação que auxilia o processo de análise das informações históricas e da experiência da equipe
  • Análise de premissas – Validação das premissas identificadas e documentadas no decorrer dos processos de planejamento
  • Técnicas de coleta de informações – Brainstorming, Delphi, Entrevistas, Questionários e pesquisas, Identificação de Causa-Raiz,  SWOT etc
  • Técnicas com diagramas – Utilizam-se diagramas para identificar riscos. Ex: Planta-baixa, diagrama de causa e efeito, fluxogramas, diagrama de influência etc
  • Estrutura Analítica de Riscos – Esta estrutura contém uma categorização dos riscos e trabalha como uma espécie de checklist para identificação. Confira um exemplo de EAR para projetos de software.

Lista/Registro de riscos – Onde reportar os riscos encontrados

Os riscos encontrados são agrupados no Registro de Riscos, que apresenta, inicialmente, apenas uma listagem de potenciais eventos. Nos passos seguintes, análise qualitativa e análise quantitativa, é realizada a priorização de cada risco. Os riscos categorizados como de baixa prioridade são agrupados na “lista de observação” e tipicamente não são estabelecidos planos de respostas a eles.

Espero ter ajudado!

Eli Rodrigues

Publicado por: Eli Rodrigues