Análise de Sensibilidade com ajuda dos games

Análise de Sensibilidade com ajuda dos games

Este post faz parte da série “Como gerenciar riscos

A análise de sensibilidade é citada no PMBOK na área de Gerenciamento de Riscos como uma ferramenta para Análise Quantitativa de Riscos. Mas em geral, nos cursos preparatórios para o PMP, por questão de tempo, se passa muito rápido por ela. Este post apresenta um exemplo lúdico que figura a utilidade dessa poderosa ferramenta.

Pano de fundo

O pano de fundo é o jogo Age of Empires da Microsoft, uma febre nos anos 2000. Que o digam meus colegas de faculdade! Jogávamos a cada intervalo. Neste jogo o desafio é construir um exército medieval para dominar o território através da guerra. Os elementos são infantes, arqueiros, cavaleiros, catapultas etc.

Para construir esses elementos era preciso coletar uma certa quantidade de materiais, a saber: alimento, madeira, pedra, prata e ouro. Cada edificação, soldado e arma tem um custo específico, a partir da combinação desses elementos. A jogabilidade é ótima em todas as versões e por isso, a gestão desses materiais se torna intuitiva. No entanto, o jogador que administra melhor seus recursos vantagem absoluta sobre os demais.

Para figurar o exemplo, construí 3 fases, baseadas na minha lembrança do jogo. Na primeira, se estabelece o acampamento e a economia; na segunda, as bases militares e na terceira, monta-se um exército para o ataque. Os mais fanáticos podem questionar que existem diversas estratégias, com fortalecimento da defesa, ataque rápido e outras combinações de soltados, mas isso não importa ao exemplo.

Análise de sensibilidade

É um método de decisão de cunho financeiro que avalia a viabilidade de um projeto. Ele simula vários cenários através de projeções (expectativas futuras) como vendas, estoque, taxas de juros etc. Posteriormente analisa o impacto de cada variável isoladamente em relação aos ganhos desejados do projeto (Ex: TIR e VPL).

Embora a avaliação do impacto de uma variável em diversos cenários não implique na probabilidade de ocorrência, mostra quais são as variáveis mais sensíveis e quais são seus valores marginais. Com base nisso é possível enfocar o Planejamento de Resposta aos Riscos, e assim evitar maiores impactos.

Poderia dizer pela minha experiência que, por exemplo, num projeto de software o custo de mão-de-obra tem alta probabilidade de estouro. Mas quanto? Qual o valor exato que inviabiliza o projeto? A partir desse valor, poderia planejar o projeto em etapas e avaliar a evolução dos desvios de forma direcionada. Afinal, sempre haverá desvios, mas qual o valor aceitável?

Muitos se utilizam de números mágicos como +-10%. Mas já trabalhei em projetos de hardware refresh em que o valor do equipamento equivalia a 80% dos custos do projeto. Ora, o preço do equipamento tende a variar minimamente, mas o custo de mão-de-obra pode variar infinitamente se o projeto não for devidamente coordenado.

Aplicação no exemplo do Age of Empires

Observe na fase 1, quais são as missões determinadas pela estratégia do jogador. Essas missões compõem o escopo do projeto. Para execução de cada item são necessárias diferentes quantidades das variáveis (Alimento, Madeira, Ouro, Prata e Pedra). Qual a variável mais sensível na primeira fase?

 

ANALISE DE SENSIBILIDADE FASE 1 ESTABALECER ACAMPAMENTO

É o alimento, o valor mínimo necessário para executar a missão é de 500 unidades. Com este dado, o gestor (neste caso um jogador) sabe onde posicionar seus esforços e sua atenção.

Na fase 2, o objetivo (projeto) é estabalecer a base militar. Da mesma forma, se avaliam os limites mínimos. Qual a variável mais sensível?

ANALISE DE SENSIBILIDADE FASE 2 ESTABALECER BASE MILITAR

Neste caso é a Madeira, pois é necessário construir várias estruturas. Na avaliação de diferentes cenários seria possível comparar o que seria possível fazer com determinada quantidade de cada recurso. Seria possível concluir o objetivo? Talvez com alguma alteração de escopo.

E na fase 3, qual a variável mais sensível?

ANALISE DE SENSIBILIDADE FASE 3 PREPARAR PARA O ATAQUE

Novamente o alimento, pois na estratégia que defini como exemplo, o jogador irá construir um grande exército. Mas observe que o segundo valor é o Ouro. Por isso, foco na mineração!

Resumindo, analisar a sensibilidade é avaliar o comportamento das diversas variáveis em diferentes cenários, para tomar decisões sobre o projeto. Sabendo quais são as variáveis mais sensíveis fica mais fácil fazer o Gerenciamento de Riscos. Espero ter ajudado!

Eli Rodrigues

Posts relacionados:

Publicado por: Eli Rodrigues