Consultoria: Problemas persistentes, soluções comuns

Consultoria: Problemas persistentes, soluções comuns

Sempre achei que os problemas que enfrentava no trabalho eram exclusivos, um quebra-cabeças de muitas peças para decifrar, algo inédito. Mas desde que comecei a trabalhar com consultoria venho comprovando o que já desconfiava: A maioria das empresas sofre dos mesmos problemas.

Acredito que isso ocorra porque as pessoas não têm a chance de conhecer como outras empresas trabalham, porque sofrem pressão para manter o status quo ou porque simplesmente não têm tempo para pensar de forma sistêmica. Mas calma, não se desespere! É através da coleta e sistematização de soluções comuns que nascem os guias de boas práticas (I.E. ISO, PMBOK, PRINCE2, COBIT, CMMI, ITIL etc).

Mas não basta um livro e boa vontade, é preciso entender a conexão entre as “coisas” e principalmente, saber como implantar uma mudança organizacional. Isso requer conhecimento específico e experiência, por isso é tão importante o apoio de uma consultoria.

Por que as empresas insistem em tentar resolver problemas sozinhas? As respostas que encontrei até agora foram Preço e Risco.

O preço é realmente alto?

Imagine uma equipe de 30 pessoas com o salário médio de $1.000 trabalhando por 24 meses em um projeto que, por falta de orientação, deu errado e precisou ser “remendado”. Adicione 1 ano para corrigir o projeto e uma multa de $200.000 pelo atraso.

Custo original:  24 meses x 30 pessoas x $1.000 = $720.000

Custo do Erro: 12 meses x 30 pessoas x $1.000 + $200.000 = $560.000

Custo total do projeto: $720.000 + $560.000 = $1.280.000

Se a consultoria custasse entre $200.000 e $560.000 não estaria caro, estaria? Afinal, são os custos que a empresa terá com o atraso. O grande problema é que as empresas só percebem a necessidade de apoio quando já estão “enroladas” e ainda assim, para “não piorar os custos” tentam economizar, resolvendo sozinhas. Isso faz com que gastem ainda mais, no cenário acima, $1.280.000 + consultoria + despesas para consertar o projeto pela segunda vez. Calcule a última “cabeçada” que deu na sua empresa e verá percentuais similares.

E o risco do investimento?

Realmente existe o risco de perder o investimento, da consultoria não conseguir resolver a situação ou de simplesmente não haver sinergia entre as empresas. Para mitigar esse risco consulte cases, ligue para clientes, peça os currículos da equipe que irá trabalhar no projeto, monte contratos faseados* e se possível, peça um preço atrelado a resultados**.

Consultorias são empresas com bases de conhecimento, centros de competência e casos de sucesso, possuem consultores 100% dedicados a estudar problemas comuns e métodos. Também estão aptas a  informar à empresa o grau de risco do projeto e até desistir, caso se mostre inviável.

* Contratos faseados são baseados em fases, podendo ser cancelados ao término de cada uma delas.

** A consultoria recebe o pagamento a cada resultado implementado ou  por valor agregado –  percentual do que for economizado / lucrado.

Problemas persistentes

Muitas empresas tentam, ano após ano, remontar planos de metas e revisar o planejamento estratégico, sem fazer sequer um estudo de mercado e uma avaliação comportamental de suas equipes. Com que dados planejam?

Outras insistentemente fazem mudanças organizacionais através de diretrizes, que logo serão boicotadas pela equipe e cairão no esquecimento. Existem ainda as que esquecem de avaliar o impacto de suas ações em clientes e fornecedores e terminam esbarrando em alguma inviabilidade. Tudo isso reduz a credibilidade das iniciativas.

As dificuldades estão nos fatores humanos e ambientais. Nos fatores humanos, fazer as pessoas reconhecerem o problema, proporem soluções e adotarem o uso da solução. Nos fatores ambientais, fazer com que toda a cadeia de valor, inclusive no aspecto político-social, contribua para o funcionamento da nova solução.

De uma coisa você pode ter certeza, os problemas de sua empresa não são exclusivos, procure uma consultoria, faça uma análise de custo-benefício, negocie um contrato por resultados e economize tempo e dinheiro para o seu negócio.

Se sua empresa precisa de apoio na resolução de problemas persistentes, conheça nosso portfólio de consultoria e entre em contato.

Eli Rodrigues

Publicado por: Eli Rodrigues