Guia para o Planejamento de Projetos

Guia para o Planejamento de Projetos

A área de Gestão de Projetos está em evidência, possivelmente por estarmos vivendo um tempo de mudanças rápidas no mundo dos negócios. São aquisições e fusões, aumentos e reduções de produção, roadmap de produtos com prazos cada vez menores e muita concorrência. Enquanto algumas empresas estão demitindo, outras estão contratando e enquanto o Brasil respirar esse cenário de crescimento econômico é muito provável que a Gestão de Projetos cresça cada vez mais.

Isso é bom para o nosso País, pois os  projetos ajudam a estruturar, planejar e controlar mudanças de todos os tipos, desde a construção de um viaduto até a abertura do McDonalds do bairro. Eles minimizam erros, aumentam a probabilidade de sucesso dos empreendimentos por favorecerem o acompanhamento do progresso e também permitem a mensuração do retorno do investimento.

Como muitas pessoas estão buscando algum conhecimento básico sobre Gestão de Projetos, sobretudo sobre Como Planejar um Projeto, mas nem sempre tem tempo e dinheiro para fazer um curso, resolvi montar um guia simples que irá auxiliá-las a entender quais aspectos planejar, para que servem e como fazê-lo.

O documento é dividido em “Perguntas-Chave”, que apresentam “o que pensar” quando for planejar um projeto. O foco é no entendimento prático e não no preenchimento de templates (modelos de documento). No próximo post vou apresentar o Guia para o Monitoramento de Projetos.

Faça o download aqui.

Outros posts de apoio:

Recomendo ainda o vídeo “O projeto do Sultão”, bastante didático:

Publicado por: Eli Rodrigues

There are 5 comments for this article
  1. Pingback: Guia para o Monitoramento de Projetos « Gestão de Projetos
  2. Pingback: Como gerenciar o escopo de um projeto « Gestão de Projetos na prática