5 atitudes de sucesso no seu Home Office

5 atitudes de sucesso no seu Home Office

Iniciativa

Faça o que precisa ser feito, não o que lhe pedem

Para trabalhar sem monitoramento de um supervisor é preciso garantir resultados! Saber fazer o serviço (com ajuda de um processo de onboarding) e buscar informações sempre que necessário, não importa o esforço necessário. É importante também aprender a antever problemas e criar ações de mitigação e caminhos alternativos (contingência), isso é Gerenciar Riscos.E quando não for possível evitar um problema, reportar o mais cedo possível, para evitar impactos maiores.

Lembre-se: seu empregador/cliente confia no seu trabalho e cabe a você cumprir suas missões.

Disciplina

Construa sua rotina

A disciplina é fundamental para o dia-a-dia sem “chefe”. Siga os processos e regras que forem colocados pela empresa, mas acima de tudo crie a sua própria rotina. É importante manter a constância, seguir os mesmos passos tende a levar a resultados similares.

Exemplo de processo diário: Ler e-mails, checar tarefas, monitorar projetos, ter reuniões periódicas para cada projeto, reportar status.

Organização

Coloque as coisas nos seus devidos lugares: verde com verde, amarelo com amarelo

Mantenha uma lista de atividades atualizada (Leia mais no post: Administração do tempo usando GTD), separe as informações por projeto, por área. Isso facilita o controle, a recuperação de informações e melhora a eficiência.

Adaptatividade

Comunicação corresponde a 90% do trabalho do gerente de projetos

Adapte-se às variações de horário, idioma, cultura e as dificuldades de comunicação do ambiente virtual. Trocas de clientes, de conta, de gestores são comuns, adapta-se. (Leia mais no post: Desafios em Projetos Internacionais com equipes virtuais e em Comunicação: Um desafio que representa 90% do trabalho do GP)

Auto-motivação

Encontre a força de vontade necessária para fazer o trabalho sem precisar da influência de outra pessoa. Como? Crie suas próprias metas e motive-se ao alcançá-las, comemore, premie-se. Quem trabalha de casa não pode se dar ao luxo de ficar desmotivado.

Eli Rodrigues

Posts relacionados:

 

Publicado por: Eli Rodrigues