Estrutura para identificação de Padrões em Gestão de Projetos

Estrutura para identificação de Padrões em Gestão de Projetos

Estava procurando na internet sobre Padrões de Gestão de Projetos (na verdade eu buscava padrões de cronograma ou soluções técnicas pré-prontas) e acabei encontrando algo bem melhor: uma biblioteca de padrões comportamentais em projetos!

Os autores Alistair Cockburn e Mark Skipper, que são doutores na área de computação na Noruega e embora trabalhem na área de desenvolvimento de software, resolveram identificar e relacionar padrões comportamentais em projetos baseados em suas experiências. Para tal, criaram um formulário com perguntas (traduzido ao final deste texto) para facilitar a identificação e o relacionamento dos padrões.

Penso que nossa comunidade de Gestão de Projetos aqui no Brasil poderia contribuir com esta pesquisa, para que no futuro possamos compreender melhor o comportamento das pessoas em projetos e possamos ter constatações mais consistentes do que nosso próprio “feeling” ou as referências simplórias do PMBOK sobre gestão de pessoas.

Abaixo o resumo de alguns padrões contidos no site  (http://c2.com/cgi/fullSearch):

  • Expert in Earshot / Escutando o expert: Um grupo de juniores pode evoluir mais rapidamente apenas por sentar próximo a um expert, vendo e ouvindo seu jeito de trabalhar e discutindo soluções com ele.
  • Folded Zippered Process / Processo zipado e arquivado: Quando se tem times parados dependendo de uma definição de requisitos e você investe em estreitar a comunicação e paralelizar o trabalho, mesmo sob risco de mudanças.
  • Early and Regular Delivery / Entregas antecipadas e regulares: Projetos trabalham com iterações curtas. O resultado de cada iteração é a entrega de um sistema funcional. As funcionalidades são acrescentadas ao longo das interações, mas com o mesmo nível de qualidade.

E aí, conseguiremos identificar os padrões que conversamos no cafezinho de forma “científica”? 🙂 Alguém topa o desafio?

Segue abaixo a Estrutura para Identificação de Padrões (tradução do site: http://c2.com/cgi/wiki?CockburnPmForm):

——————————————————————————————————————————————————————————–

<Título> <Autor>

Resumo: <alguma dificuldade>, então... <alguma ação>.

Indicações:

  • <Algo que você notou, sugerindo que esse padrão pode ser aplicável>

Contra-indicações:

  • <algo que poderia indicar que este modelo não seria aplicável>

Forças:

  • <coisas que você quer>
	Mas...
  • <algo que impediria a que a solução escolhida funcionasse>

Faça isso:

  • <Suas sugestões>

Efeitos colaterais:

  • <Novos problemas que você pode colher ao aplicar a solução, ou novas questões que vierem a tona. Não deve ficar vazio>

Efeito Overdose:

  • <O que pode acontecer de indesejado se você aplicar esse padrão continuamente>

Padrões relacionados:

  • <Outro padrão relacionado, generalizado, concorrente, subordinados, vizinhos, com referências ao local onde pode ser encontrado>

Princípios:

  • <Qualquer embasamento teórico que você encontre que leve a crer que este padrão deva funcionar. Esta não é uma seção para convencer o leitor, mas sim para servir de matéria-prima para facilitar o trabalho quando chegarmos a discussão sobre princípios fundamentais de dezenas, centenas de padrões>

Exemplos:

  • <O tradicional grupo de três exemplos para padrões>

Leitura:

  • <O que ler para entender mais sobre os princípios ou o padrão>

———————————————————————————————————————————————————————-

Eli Rodrigues

Publicado por: Eli Rodrigues

There are 2 comments for this article
  1. Beto at 23:15

    Ótimo a sua iniciativa, certamente a experiência é tudo, a teoria deixa muito a desejar quando não há experiência pratica.
    Quero aproveitar para lhe perguntar sobre a hipótese de você me ajudar a montar um controle de projetos habitacionais. Desejo ter uma ferramenta que me ajuda a ter a visão geral de todos os projetos em andamento, que eu possa carregar comigo, de preferência impresso, se indagado sobre qualquer um deles, rapidamente, poderei informar o “status”.
    Claro que preciso de uma ferramenta onde eu possa alimentar diariamente de forma a obter (diariamente) o andamento do projeto, gerar graficos…não consigo criar algo de minha própria imaginação, formatar entende, uma planilha. Tenho algum conhecimento de microsoft project e boa experiência em excel (macros e fórmulas).
    Se puder me enviar alguma idéia, ficarei muito agradecido, enquanto isso, vou aplicar o que suponho ter entendido de seus arquivos.
    Que o Senhor Jesus Cristo te abençoe e te retribua pela colaboração voluntaria de sua parte.
    Shalom.