Nada muda nessa empresa!

Nada muda nessa empresa!

 

Já ouviram muito essa frase? Alguns ambientes de trabalho são realmente difíceis,  repletos de conflitos, jogos de poder, dominados por apadrinhamentos ou sem atenção ao bem-estar social.  Mas o fato é que algumas empresas vivem colhendo os frutos da sua incapacidade de mudar.

Já tive muitos chefes excêntricos na minha carreira e até me pergunto se não somos todos umas “figuras” quando ocupamos uma caixinha no organograma. Tive chefes certinhos demais, outros desligados demais, alguns muito bons e outros bem caricatos. Mas tive um que costumava repetir uma frase que jamais vou esquecer: “Tem 20 anos que venho falando a mesma coisa e nada muda nessa empresa”. Andei pensando e comparando empresas, modos de estruturação, de reconhecimento dos colaboradores e resolvi analisar o porquê desta frase.

Para começar, precisamos voltar aos primórdios da sociedade. Na Grécia antiga, utilizava-se o termo Polis (Cidade-Estado), que eram cidades independentes e auto-suficientes, cada uma com suas regras políticas, econômicas e sociais.  As principais formas de governos eram: “Democracia”, como a Politeia, em que assembleias do povo tomavam as decisões; Aristocracia, como Esparta, em que os “notáveis” da sociedade – grandes latifundiários –  tomavam as decisões; Autocracia, em que um governante tomava para si todos os poderes.

Ora, as empresas são similares as Polis, um micro-universo político-social que tem sua forma de governo definida por um complexo jogo de interesses que permanece em constante mudança.

Algumas empresas trabalham de forma Meritocrática,  onde o poder vem através dos méritos: faça o que tem que ser feito para obter o reconhecimento. Costumam ser empresas com metas e regras claras, com visão estabelecida em longo prazo e decisões estratéticas. Os colaboradores sabem o que devem fazer diariamente, como fazer e como proceder se houver problemas. Se é uma fábrica de cadeiras, faça cadeiras; se é uma lanchonete do McDonalds, sirva com presteza e rapidez; Se é uma loja de qualquer tipo, venda muito e fidelize clientes.

Estas empresas costumam ser agradáveis de trabalhar e  idealmente falando, todos têm chances de alcançar o topo. Isto gera um ciclo virtuoso de trabalho, de agregação de valor aos serviços e produtos, de melhoria contínua e reconhecimento aos colaboradores mais alinhados à missão da empresa.

Em contrapartida, existem empresas que adotam a forma  Autocrática, onde o poder está na mão de uma pessoa apenas, que toma todas as decisões conforme critérios subjetivos. As regras dependem de uma avaliação contextual e as metas podem mudar constantemente. Isto não acontece por acaso, há ambientes empresariais relacionados à política ou dependentes de poucos clientes, em que o gestor realmente precisa centralizar as decisões para evitar problemas e defender os interesses de seus clientes, dos quais depende para sobreviver.

A visão de longo prazo e as decisões estratégicas podem ser suplantadas por necessidades imediatas do cliente, que causam a repriorização constante de atividades e isso gera dificuldades para a organização da empresa. Como o ambiente político está em constante mudança, tem-se a impressão que os projetos apresentados dependem do humor do gestor e que os esforços não são reconhecidos, pois não há metas claras, é como dizem: “manda quem pode e obedece quem tem juízo”.

Como consequência, os colaboradores acabam desacreditando no mérito por resultados. Os colaboradores  procuram entender o modo de pensar do grupo dominante e passam a atendê-lo sem questionamentos, fazem as coisas para “inglês ver” e procuram permanecer longe do foco de atenção. A criatividade e a iniciativa são podadas pelo tempo. Abre-se espaço para aproveitadores, que se aproximam do gestor com bajulações e obtêm priorização de seus interesses, mesmo que não sejam alinhados ao negócio da empresa. Por trás das cortinas usam-se frases como a do meu caricato amigo: “Nada muda nessa empresa!”.

A sociedade é um organismo vivo e interdependente, que se organiza de determinada forma sempre por necessidade. Todo processo de mudança organizacional tem somente dois caminhos: O patrocínio do gestor maior – seja autocrata ou meritocrata – ou a união da classe subalterna, o que é muitíssimo custoso para todos. Como estamos numa curva ascendente de crescimento econômico no Brasil, aconselho que, se você está numa empresa que não condiz com seus princípios e você não suporta conviver com isso, simplesmente mude-se, certamente é melhor que passar 20 anos dizendo a mesma coisa.

 

Eli Rodrigues

Publicado por: Eli Rodrigues

Há 1 comentário para este artigo
  1. Janice Firmo at 10:04

    Muito bom o ponto de vista e infelizmente, muitas vezes verdadeiro. You got it!