Projetos de Software x Projetos de Infraestrutura

Projetos de Software x Projetos de Infraestrutura

Um breve histórico

A área de Tecnologia da Informação sempre está em mudança. Nos primórdios, a vanguarda era composta por imensos computadores com baixíssimo poder de processamento e memória comparados à atualidade. Nos anos 80, a turma do software fez a festa vendendo sistemas baseados em Clipper e as BBS eram as redes sociais.  Nos anos 90, uma corrida em busca de mais memória e velocidade. Depois disso veio internet, lan-houses, notebooks mais baratos,  wireless acessível, netbooks, redes sociais, iphone e agora os tablets.

Embora existam infinitos serviços e áreas de especialização dentro da Tecnologia da Informação, uma coisa continua sendo verdade, sempre podemos dividi-la entre Hardware e Software.

Diferenças entre Projetos de Hardware e Software

Embora as técnicas de  gerenciamento de projetos se apliquem a qualquer tipo de projeto, da engenharia civil à informática, existem algumas peculiaridades entre projetos de Hardware e Software que valem a pena observar antes de iniciar os trabalhos.

Importante salientar que quando me refiro a Hardware, quero dizer projetos de transformação de infraestrutura e quando me refiro a Software, quero dizer projetos de desenvolvimento de software. Saliento, pois poderiam ser projetos de desenvolvimento ou de transição de Hardware ou poderiam ser projetos de adaptação ou de implantação de Software.

A chave para todas as diferenças é a natureza dos projetos. Hardware é algo físico, palpável, mensurável e o Software é algo subjetivo, invisível, imensurável. Baseado nisto, montei um quadro comparativo com alguns aspectos que observei na prática de cada tipo de projeto.

Projetos de Hardware – Escopo fechado, calculável, monitorável
– Controle de prazo é rígido, pois trabalha com janelas de manutenção
– Custo baseado em horas e compras, geralmente possui base histórica que facilita a mensuração. Geralmente serviços tem maior granularidade
– Fácil de verificar e validar
– Implantacao critica, implantação geralmente não pode ter erro.
– Controle de riscos é crítico, voltado ao ambiente e contexto. Deve ser bem claro na definição de estratégias de mitigação e contingência.
– Tende a ter poucas Requisições de Mudança
Projetos de Software– Escopo subjetivo e variável
– Prazos elásticos (costumam levar mais tempo que o combinado)
– Custo baseado em horas e compras, difícil de mensurar
– Difícil de verificar e validar, depende de análise subjetiva de testers e aceitação do cliente
– Implantação costuma respaldar-se com redundâncias (não-crítica)
– Controle de riscos costuma ser repetivivo, voltado a desenvolvimento
– Tende a ter muitas Requisições de Mudança, as vezes o projeto entra para manutenção sem ter o aceite final

Observações finais

Com base nas observações de cada tipo de projeto fica mais fácil montar uma tática de gestão. Sabe-se, por exemplo, que em projetos de Software, um dos maiores problemas estão em Gestão de Escopo e Qualidade. Já em projetos de Hardware, os problemas aparecem mais frequentemente na Gestão de Tempo e Gestão de Riscos.

Antes de iniciar qualquer projeto é importante fazer uma ambientação adequada, conhecer o negócio, as ferramentas e características das empresas envolvidas. Em seguida, na definição do Plano de Gestão do Projeto, informar como serão tratados os principais pontos de gestão e relacionamento. E se forem múltiplos projetos simultaneamente na conta, não esqueça de definir um bom framework de gestão.

Eli Rodrigues

Posts relacionados:

 

Publicado por: Eli Rodrigues

There are 2 comments for this article
  1. Artur Dietrich at 11:47

    Muito boa sua colocação… Você poderia me indicar uma metodologia eficiente para implantação de projetos de infraestrutura de TI (fases), literatura, sites, etc ?

    • Eli Rodrigues at 17:23

      Artur,
      Tenho uma metodologia “matadora” para projetos de Infra. Mas a única documentação dela que possuo por enquanto, é uma palestra. Se te interessar, manda um e-mail, posso te enviar o material. Ou se sua empresa precisar, entre em contato para um trabalho de consultoria.
      contato@elirodrigues.com