Fábrica de Software – Criação de Indicadores

Fábrica de Software – Criação de Indicadores

Oi pessoal,

Tem bastante gente procurando informações sobre Fábricas de Software: estruturação, funcionamento, métricas, problemas no desenvolvimento de sistemas, etc. Então vou compartilhar experiências sobre mais um tópico, pelo qual particularmente tenho paixão, que é a Criação de INDICADORES.

Criar indicadores não é tarefa fácil, requer acima de tudo Alinhamento Estratégico. Deve-se observar Visão e Missão da empresa, seus valores e metas. Depois traduzir esta perspectiva estratégica para o operacional.

O modelo CMMI (Capabilty Maturity Model) traz uma sequencia de passos bem simplificada para criação das métricas (Tabela abaixo), mas como todo Modelo de Qualidade, não diz COMO deve ser feito.

Specific Goal 1 (SG 1) Align Measurement and Analysis Activities (SP 1.*)
SP 1.1 Establish Measurement Objectives SP 1.2 Specify Measures SP 1.3 Specify Data Collection and Storage Procedures SP 1.4 Specify Analysis Procedures
Specific Goal 2 (SG 2) Provide Measurement Results (SP 2.*)
SP 2.1 Collect Measurement Data SP 2.2 Analyze Measurement Data SP 2.3 Store Data and Results SP 2.4 Communicate Results

(Fonte: http://www.software-quality-assurance.org/cmmi-measurement-and-analysis.html)

Suponhamos que sua empresa tenha em sua missão a frase “…atendimento do cliente com qualidade..”. Surgem bem claros os indicadores (I) Índice de Satisfação e (II) Índice de incidentes em Ambiente de Produção.  Se sua empresa tem interesse em “… desenvolver inovações como estratégia de faturamento…”, é possível que você tenha um indicador relacionado ao (III) Número de patentes por ano ou de uma forma mais sofisticada (IV) Faturamento com patentes/Faturamento Bruto. Outro tópico bastante comum “… desenvolver e manter mão-de-obra…”, neste caso poderia-se utilizar o (V) Índice de rotatividade, por exemplo.

O importante é que a área tenha suas metas derivadas do Planejamento Estratégico. Se a empresa pretende aumentar seu faturamento em 20% neste ano, sua meta deve ser derivada deste valor. E não esqueça que pode ter indicadores gerenciais (para apresentar para o board) e operacionais (para seu próprio controle).

Costumeiramente, na primeira iteração identifica-se dezenas de indicadores, ocorrem várias iterações até chegar a versão final de indicadores . Em se tratando de Fábrica de Software, que é uma área operacional e técnica, normalmente os indicadores têm cunho técnico também. Alguns exemplos de indicadores:

  • Eficácia de Testes = Qtde de defeitos de software em produção/ Qtde de defeitos encontrados na fase de testes
  • Eficiência de Prazo = Qtde de releases no prazo / Qtde total de releases
  • Instabilidade de requisitos = Qtde de Pontos de função em Solicitações de Mudança / Qtde total de Pontos de função na estimativa em linha-de-base
  • Variação de despesas = Valor Orçado de Despesas – Valor Efetuado de despesas
  • Horas improdutivas = Qtde de horas sem alocação / Qtde total de horas

Feita a definição, monte um procedimento de coleta detalhado, para evitar que seja feita de modo diferente a cada mês. Monte o procedimento de análise, definindo os pontos máximo e mínimo aceitáveis, pode definir gatilhos também, que funcionam como alarmes se o indicador chegar a determinado valor. E por último, o procedimento de comunicação/relatório dos indicadores.

Fica muito mais fácil gerenciar uma área tendo claramente definidos os resultados desejados através de indicadores e desta forma, as discussões com o board são muitíssimo mais  produtivas quando você tem dados estatísticos e análise causal. Experimente!

Para maiores informações sobre a aplicação prática, entre em contato.

Eli Rodrigues

Posts relacionados:

Publicado por: Eli Rodrigues