Feedback Efetivo – Como fazer

Este post faz parte da série “Como gerenciar a comunicação de um projeto



Você já pensou se sua maneira  de dar Feedback é igual a Rainha Vermelha? Com ela as coisas são muito simples, ela tem o poder, se não fizer o que ela quer: Corta a cabeeeeeeça!!!! rs

Feedback assim é muito fácil e demonstra a completa insegurança do líder. A Rainha Vermelha se achava feia e queria que todos fossem exatamente como ela, mas na vida real as pessoas nem sempre vão se parecer com você, muito menos estarão atentas a todas suas expectativas. Se você não se der ao trabalho de explicar claramente suas expectativas e tiver a sensibilidade de ouvir as pessoas, as coisas não vão mudar!

Comentários comuns entre “líderes que morrem de medo de dar feedback”:
_ Ah! Nessa idade já deveria saber disso, se fosse criança eu ensinaria.
_ Essa mulher nunca faz o que eu “mando”, já vi muitos insubstituíveis sairem daqui e a empresa não acabou. (Corta a cabeeeeça!)
_ João, troca uma idéia com o Pedro, ensina pra ele como liderar pessoas, porque o desempenho dele está péssimo.

Claro que nada disso se aplica se você for um monarca como a Rainha Vermelha, pois esse post não vai ser útil para você. Mas se esse não for o caso e lhe faltar apenas a técnica, abaixo compartilho um método de como dar um Feedback Efetivo na prática:

  1. Liste os pontos sobre os quais deseja dar feedback – Gaste um tempinho pensando sobre o que de fato a pessoa está fazendo de errado, quando aconteceu, se houve repetição, se foi dado feedback informal, etc. Depois crie uma lista de tópicos que será usada como base para a sessão de feedback.
  2. Marque a reunião de Feedback – Marque dia e horário adequados, somente você e o colaborador e certifique-se de que não haverá interrupções.
  3. Exponha os pontos de melhoria Seja claro, direto e específico. Evite usar o “Mas”.
  4. Deixe a pessoa falar – Uma pessoa acuada segue um dos caminhos do estresse – Atacar ou Fugir – ou seja, não vai ouvir nada do que você falar, pois estará pensando em qual argumento usar para se defender ou ainda, poderá estar pensando se será demitida. Portanto, permita que ela fale o que está sentindo.
  5. Ofereça ajuda – Sempre que possível ofereça ajuda, às vezes o sujeito simplesmente não tinha notado aquele comportamento ou talvez não saiba como fazer determinada atividade. Escolham juntos dois ou três tópicos e construam um plano de coaching. Separe tempo de qualidade para conversar, ensinar e aprender sobre os tópicos.
  6. Acompanhamento – Periodicamente acompanhanhe o progresso do sujeito.  Os checkpoints são importantíssimos, inclusive para realizar uma nova sessão reconhecendo as melhorias. Tem ótimo efeito!

Essa é a forma que aprendi a dar feedback a partir dos que recebi. Nem todos são agradáveis de ouvir, mas com o tempo aumentamos nosso auto-conhecimento e com isso melhoramos nossa adaptabilidade no ambiente de trabalho. Mas se nada disso der certo….. corta a cabeeeeeça!!!!

Post relacionado:

Eli Rodrigues

Publicado por: Eli Rodrigues