5 princípios do Trabalho em Equipe

5 princípios do Trabalho em Equipe

Esta semana entreguei um importante deliverable de um Projeto – O Planejamento. Para muitos Gerentes de Projeto pode parecer uma fase simplesmente cansativa e detalhada. Mas nesse projeto em específico, trabalhamos em 30 Gerentes de Projeto num Plano Integrado de transição completa da TI de 2 empresas (que se fundiram), cuja operação, distribuída em 9 cidades americanas (da costa oeste à leste), continha 4 DataCenters, dezenas de milhares de usuários em centenas de aplicações.

E embora tenha virado algumas noites e o método de integração valesse um post (Como Estruturar um Cronograma Integrado), por hoje gostaria de comentar sobre uma das principais características que tenho aprendido na IBM Global Services – Trabalho em equipe.
Como gosto de transformar as experiências em guias, pois me facilitam a lembrança, transformei minhas observações em 5 princípios do Trabalho em Equipe:
  1. Meta – Para que as pessoas trabalhem juntas você precisa lhes dar  um motivo para agir (o velho trocadilho da motivação). A Meta deve ser compreensível para todos, comunicada muito claramente e se possível com alguma carga emocional que estimule a união. Todos devem ter um papel definido, conforme sua capacidade, para alcançar o objetivo.
  2. Comunicação aberta – O líder deve criar uma atmosfera de liberdade. Toda dificuldade, dúvida ou risco de problemas pode e deve ser colocada na mesa abertamente. Não deve haver repressão ou censura, caso contrário as pessoas se sentirão ameaçadas e não falarão nada.
  3. Acompanhamento – Por mais motivadas que as pessoas estejam, elas podem: desanimar, errar e  ter dificuldades. A melhor forma de lidar com isso é determinar checkpoints, momentos fixos para acompanhamento das atividades/problemas. Para um trabalho em equipe realmente efetivo, procure fazer a reunião de acompanhamento com a equipe inteira – todos juntos, leva mais tempo, mas estimula o trabalho conjunto.
  4. Abaixo a hierarquia – Embora cada um tenha seu papel, os líderes devem pôr a mão na massa quando for necessário. Não existe problema algum em sentar com um membro do time e fazer parte do seu trabalho, ou vice-versa: “somos uma equipe!” e o importante é atingir a Meta.
  5. Feedback – A cada realização, mesmo que seja pequena, o feedback é importante. Se for uma realização bem sucedida transforme esse feedback em reconhecimento, se não for, exponha os pontos de melhoria para o time. Separe um tempo para ouvir o feedback deles também, geralmente eles enxergam muitos defeitos no seu trabalho 🙂

É isso, colegas. Trabalho em equipe requer uma boa pitada de humildade por parte do líder, uma boa dose de trabalho conjunto e um mix de muita camaradagem. Para finalizar, segue um vídeo bem divertido sobre trabalho em equipe.

 

Eli Rodrigues

Publicado por: Eli Rodrigues

There are 5 comments for this article
  1. Pingback: Um time de amadores « Liderança e Gestão de Projetos
  2. Tânia Saores de Oliveira at 14:42

    Muito interessante o vídeo: “Trabalho em Equipe”.

  3. Tânia Saores de Oliveira at 14:44

    Tem como me enviar por Email?

    • Eli Rodrigues, PMP, CSM Author at 19:09

      Oi Tânia, tudo bem?
      Não tenho em arquivo, somente o link do youtube, lamento.
      Eli