5 razões para contratar alguém que fracassou

Post fala sobre as razões práticas para contratar pessoas que já tiveram experiências de fracasso.

De tempos em tempos, faço balanços das minhas realizações e “não-realizações” e vou aprendendo a ser menos exigente comigo mesmo e a apreciar as sutis mudanças que a vida nos traz. Analisando bem os sucessos e fracassos, vejo o quanto aprendi com os erros, com situações inesperadas e com situações que fogem ao círculo de controle.

Acho impressionante observar o peso da casualidade em nossas vidas, às vezes você pode estar totalmente preparado para uma entrevista, mas seu celular simplesmente não funciona; você tem todo conhecimento para fazer um trabalho, mas a empresa não consegue prover os recursos; um acidente num jogo de futebol te deixa três meses fora do projeto que você mais queria trabalhar; ou simplesmente acontece um apagão na cidade na hora mais crítica de uma atividade, sei que existe mitigação de riscos pra isso, mas nem tudo conseguimos prever. A vida é assim, dia após dia ajustando os planos.Mas como as pessoas normalmente reagem ao fracasso? De fato as variações são infinitas, mas a sensação, lhes garanto, é a mesma. Sentimos-nos as piores pessoas do mundo, achamos que nada mais vai dar certo, que o sonho acabou. Temos a fase em que culpamos os outros copiosamente, em seguida culpamos a nós mesmos, depois jogamos para o metafísico e finalmente aceitamos (racionalizamos, sublimamos ou outros mecanismos esdrúxulos identificados por Freud).

Mas por que isso acontece? Nossa vida é como a bolsa de valores, embora estejamos (quase) sempre crescendo e colhendo dividendos, temos altos e baixos nos valores de nossas ações. E por sermos seres humanos, passionais e circunstanciais, frequentemente não conseguimos nos lembrar que haverá um “pico” quando estamos no “vale”. Seja qual for a situação que sua vida está, se ela melhorar um pouco você se sentirá mais contente, e se ela piorar você se sentirá um pouco deprimido.

Afinal, por que contratar alguém que fracassou?

  1. Analisa o contexto holisticamente – Quem já fracassou algumas vezes perde o medo e consegue analisar melhor o contexto de forma não circunstancial. Ela sabe que pode fracassar e isso não lhe atingirá e tem mais serenidade para buscar novas estratégias.
  2. Gerencia riscos de forma mais efetiva – Tem uma visão mais ampliada sobre o que pode dar errado. Somos programados para evitar erros, a tendência natural é que não repitamos a mesmas falhas, embora alguns sejam teimosos.
  3. Planeja de forma mais realista – Conhece as dificuldades inerentes a atividade, sabe o tempo e esforço que leva para conseguir. É a diferença entre a estimativa de esforço/prazo de um sênior e um junior.
  4. Tem mais resistência a pressão – Sabe identificar a pressão normal do dia-a-dia e a pressão pré-fracasso. São energias diferentes, todo projeto tem um ponto de ruptura em que não há mais estratégias de contorno.
  5. Evita caminhos errados – O conhecimento em si, vai evitar cometer todos os erros arquiteturais, de materiais, de valores, de motivação e etc que já cometeu no passado.
O lado negativo do colaborador que já fracassou é quando ele se torna amedrontado, e ao invés de enfrentar seus medos e buscar alternativas de contorno, torna-se retraído, acovardado e presta-se a gastar seu tempo reclamando e desencorajando os demais e projetando em toda mudança o medo de seu fracasso anterior. Mas isso é assunto para um outro post.Situações adversas nos tiram da zona de conforto, mas nos fazem crescer. Toda experiência deve ser valorizada e o fracasso nos ensina tanto quanto ou mais que o sucesso. Gostaria de finalizar compartilhando um vídeo que me chamou bastante atenção.

http://www.youtube.com/v/Q7Tl4vll4IM?fs=1&hl=en_US

Referências:
[1] COVEY, Stephen. Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes. Ed. Best Seller. 2005.
[2] GIKOVATE, Flavio. Os sentidos da Vida. Ed. Moderna.2009.
[3] JOHNSON, Spencer. Picos e vales. Ed. Record. 2009.

 

Eli Rodrigues

Publicado por: Eli Rodrigues

There are 5 comments for this article
  1. teste at 00:06

    Olá Eli,Ótimo texto. Bastante reflexivo em com referências de peso ).Concordo que, se capitalizarmos com os insucessos, podemos nos fortalecer nossa capacidade de realizar mais e melhor./Giovanihttp://gerenciamentoestrategico.wordpress.com/

  2. Samad Aidane at 04:05

    Eli,I liked this post very much. This is a topic that many project managers are not comfortable talking about yet it is critical that we are prepared (emotionally) not only for success but also for failure. Because reality is that it is not always up to us alone to make a project successful. We depend on so many people for the success of our projects and it takes the efforts and committments of many people to bring a project to the finish line. But if our project fails and we take it so personally, it will eventually impact our self confidence like you said.Thank you Eli for this nice post.Samad AidaneGuerrillaProjectManagement.com

  3. Pingback: O arlequim « Liderança e Gestão de Projetos
  4. Pingback: Picos e Vales « Liderança e Gestão de Projetos